Depois do grande feito no Mundial de Curtas, Breno Correia e Luiz Altamir vão integrar novamente o rev 4×200 em Gwangju;
Pinheiros conquista 8 medalhas e 353,00 pontos saindo na frente.
Garantindo dois atletas no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju e saindo na frente no quadro geral dos Clubes, assim foi o primeiro dia de Troféu Maria Lenk para o Pinheiros. Depois de encerrar as eliminatórias na parte da manhã classificando 14 atletas nas finais “A” e mais 05 nas finais “B”, o Clube conclui esta primeira etapa da competição, conquistando oito medalhas e somando 353,00 pontos.
Com as finais começando as 18h destas terça-feira (16), os 200m livre femininos foi a primeira prova a ser disputada, onde três pinheirenses brigavam por medalhas. Manuela Lyrio foi a campeã, dividindo o pódio com a americana Mallory Comerford e Larissa Oliveira ficou com a prata.
Já a versão masculina dos 200m livre foi o destaque do dia, decidindo os atletas que irão compor o revezamento 4x200m livre no Mundial Absoluto. Breno Correia e Luiz Altamir, que no final de 2018 já haviam protagonizado um grande feito para a natação brasileira, fazendo parte do revezamento que sagrou-se campeão e recordista mundial (em piscinas curtas), conquistaram novamente a vaga para compor o 4×200 livre, desta vez no Mundial que acontecerá em setembro, em Gwangju, na China.
A etapa também contou com as finais dos 100m costas feminino e masculino, com Malu Pessanha garantindo a prata entre as mulheres e Guilherme Guido e Guilherme Basseto, conquistando um ouro e um bronze. Um dos atletas mais experientes da equipe, Guido já coleciona alguns títulos brasileiros ao longo de sua carreira e é inclusive o atual detentor dos recordes brasileiro, sul-americano e de competição (Maria Lenk) dos 100m costas masculino.
Encerrando as disputas do dia, os 800m livre feminino contou com a presença da jovem nadadora argentina Delfina Pignatiello (19 anos), que veio ao Brasil para disputar o campeonato pelo Pinheiros e foi a campeã da prova.
“Estou muito feliz em estar representando este Clube que me recebeu tão bem e acho positivo eu ter conseguido contribuir com este resultado. Mas ao mesmo tempo, fico feliz pela possibilidade de estar ao lado de grandes atletas brasileiros, que também fazem parte desta equipe”, comenta a nadadora argentina.
Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju
Breno Correia nadou hoje a sua primeira prova do Maria Lenk, os 200m livre, que é também a sua principal. O atleta comemora o resultado desta primeira etapa e acredita ter dito um bom começo, ainda mais pelo fato de já ter garantindo presença no Mundial.
“Eu sabia que começar com os 200m livre seria um passo importante, primeiro por ser a minha prova principal e segundo, porque cada dia o nível dos 200m no Brasil cresce mais. Eu saio muito satisfeito por ter baixado o meu tempo, por ter conseguido um bom resultado, ajudando a classificar o 4x200m e também me classificando para a prova individual. Acho que foi um bom começo de campeonato, agora classificado eu já tiro um peso dos ombros e vou para as outras provas mais confiantes ainda e mais preparado”.
Sobre a possibilidade de também participar dos Jogos Pan-Americanos de Lima, Breno comenta:
“Gosto de pensar sempre em um dia de cada vez. Ainda tem muita competição pela frente, hoje é só o primeiro dia e eu já saio muito satisfeito. Tem mais cinco dias pela frente e depois tem uma folguinha, para só ai começarmos a pensar nos outros passos. O que eu posso garantir é que vamos dar o nosso melhor nas principais competições internacionais pelo Mundo”.
Luiz Altamir, relembra o resultado no Mundial de Curtas no final do ano passado e também comemora a nova conquista.
“Acho que todo mundo esperava que tivéssemos bons resultados, porque o nível dos 200m livre está aumentando cada vez mais. Ano passado nós tivemos uma conquista maravilhosa para o Brasil com a medalha de ouro e recorde mundial. Nós estamos com um time excelente, então dá para sonhar com um nível bem forte e alto para disputar com os outros países.
É incrível estar juntos com estes caras, acho que uma das coisas boas na natação é que além das conquistas individuais, a gente tem esta possibilidade de estar em um revezamento representando o nosso país, é algo que eu levo para a vida inteira”.
Confira os resultados do Pinheiros neste 1ª dia de competição:
200 Livre Feminino
Manuela Lyrio (01:58.83) – Ouro
Larissa Martins Oliveira (01:59.31) – Prata
200 Livre Masculino
Breno M Correia (1:46.65) – Prata
Luiz Altamir (1:47.23) – Bronze
100 Costas Feminino
Maria Luiza Pessanha (1:02.23) – Prata
100 Costas Masculino
Guilherme Guido (53.83) – Ouro
Guilherme Basseto (54.22) – Bronze
800 Livre Feminino
Delfina Narella Pignatiello (8:31.07) – Ouro
Nesta quarta-feira (17) a partir das 9h30 serão disputadas as eliminatórias de mais cinco provas: 200m peito masculino e feminino, 100m borboleta masculino e feminino e os 800m livre masculino.
Crédito da Foto: Ricardo Bufolin / ECP