O que é a Filosofia Integrada?

A Filosofia Integrada é a Metodologia do Esporte Clube Pinheiros, um sistema que unifica e direciona o desenvolvimento esportivo do clube para os melhores caminhos, resultado de um estudo aprofundado e constituído em três níveis de manuais:

Sua Relevância

“O Esporte é o passado, o presente e o futuro, pois representa a rotina e, consequentemente, a motivação da maioria dos associados para fazer parte de um clube. Se a base de um clube é o Esporte, a Filosofia Integrada é a diretriz que orienta o Esporte Clube Pinheiros. ”

Sua Origem e Missão

“A Filosofia Integrada é fruto de uma estratégia do Plano Diretor de Desenvolvimento do Esporte Clube Pinheiros, elaborada por excelentes profissionais da área com a missão de proporcionar aos associados, as melhores práticas de desenvolvimento esportivo do mundo, por um clube mais saudável, consciente e próspero de talentos. ”

Três grandes áreas (classificação do esporte e dos seus praticantes)

O Esporte Clube Pinheiros apresenta a proposta de definição e implementação do modelo integrado de esporte, educação física e promoção de saúde, baseado em três grandes áreas: Formação Esportiva, Excelência Esportiva, Esporte para Toda a Vida e ainda uma estruturação adequada de transição entre elas.

Administra esportes para crianças e adolescentes de 03 a 14 anos de idade, através de um modelo de desenvolvimento educacional, organizado e sistematizado, que acompanha as fases de maturidade do indivíduo de modo integral, com o objetivo de formar cidadãos ativos para a vida.

A Formação Esportiva propõe que as crianças passem por três ciclos de aprendizagem de acordo com sua respectiva fase de maturidade.

Formação Motora – 03 a 06 anos: Nessa fase, o desenvolvimento ocorre melhor através de atividades generalizadas e lúdicas, por isso, recomendamos o CAD 1.

Experimentação Esportiva – 07 a 10 anos: Na fase da aprendizagem dos gestos esportivos, mantemos a ludicidade e começamos a acrescentar atividades pré-desportivas, por isso, recomendamos o CAD 2.

Definição Esportiva – 11 a 14 anos:A fase de transição, que compreende os 11 aos 14 anos, o jovem começa a ter contato com as modalidades esportivas, com suas regras e competições, diminuindo aos poucos a ludicidade e aumentando a sistematização dos treinamentos. É recomendado que pratiquem de duas a três modalidades esportivas diferentes simultaneamente.

Administra esportes especializados para pessoas acima dos 15 anos de idade, que apresentam aptidão e desejo pelo esporte de alto nível, colocando a prática esportiva como prioridade na vida e se comprometendo com o ECP para representá-lo nas principais competições através de um programa organizado, sistematizado e com metas de desempenho, no objetivo de incentivar e motivar os praticantes da Formação Esportiva, como também de gerar entretenimento e orgulho para os demais associados do clube.

A Excelência Esportiva é também é dividida em dois ciclos conforme a fase de maturidade.

Especialização Esportiva – 15 a 23 anos: Para jovens de 15 a 23 anos de idade, que ainda não fazem parte da categoria principal e que agora presenciam cargas de treinamento mais elevadas e a convivência com uma equipe multidisciplinar em busca do Alto Rendimento.

Alto Rendimento – 18 anos ou mais:Para adultos acima dos 18 anos de idade e que já fazem parte da categoria principal nas principais competições de sua modalidade, servindo de inspiração e orgulho para os associados do Esporte Clube Pinheiros.

Administra atividades esportivas que são complementares na vida dos seus praticantes, que buscam através delas qualidade de vida e bem-estar, podendo optar por práticas organizadas e sistemáticas ou não, a depender dos seus interesses específicos.

O Esporte para Toda a Vida é responsável por tornar os nossos associados ativos, sendo classificados de acordo com o tipo de prática que optam, consequentemente contendo demandas e necessidades específicas.

Esportes Competitivos – 15 anos ou mais:Para aqueles que optam por praticar esportes de competição, seja para se aperfeiçoar ou para se divertir, mas que diferente da Excelência Esportiva, não buscam mais o alto nível e se utilizam da prática como lazer.

Atividades de Promoção a Saúde – 15 anos ou mais:Atividades são práticas sem a presença de competição com outros adversários, a não ser consigo mesmo, dessa forma, são práticas mais controladas, muito bem recebidas por quem tem como prioridade se cuidar, seja por questões físicas, psicológicas ou sociais.

Desenvolvimento a longo prazo

O clube desenvolve o esporte respeitando as individualidades, as fases de maturidade e promovendo uma formação integral, com o objetivo de formar pessoas ativas para a vida, mais saudáveis e com maior potencial para o desenvolvimento de talentos. Essa visão de longo prazo tem apresentado resultados significativos em países como Austrália, Canadá, Noruega e Reino Unido — referências para nós, que assimilamos esse conhecimento e o adaptamos à nossa cultura e à nossa legislação.

Por se tratar de um planejamento a longo prazo, a Filosofia Integrada desenvolveu um quadro que define, de acordo com a ciência do Desenvolvimento Humano, o que devemos priorizar em cada fase, conforme demonstrado abaixo:

Quadro geral

Conceitos defendidos pela Filosofia Integrada

Diversificação Precoce ao invés de Especialização Precoce.
As crianças ampliam suas capacidades físicas, psicossociais e cognitivas, praticando diversas atividades diferentes na infância.

Ludicidade ao invés de Intensificação Precoce.
As crianças encontram maior motivação intrínseca e consequentemente aprendem melhor brincando.

Foco na formação ao invés de títulos.
Atletas profissionais de nível internacional, se desenvolvem progressivamente, atingindo resultados significativos apenas nas categorias principais.

Desenvolvimento Humano Integral

A formação de uma pessoa ativa para a vida, vai além do ensino de aspectos técnicos e táticos, também se tornando importante o desenvolvimento físico, psicossocial e cognitivo.

Desenvolvimento Positivo Para Jovens

 A transmissão positiva dos valores do esporte, desenvolve em nossos praticantes muito mais do que um esporte, mas habilidades para a vida.

Literacia Física

Um conceito que vai além do físico, mas sim cognitivo, com o objetivo de desenvolver habilidades que tornem os indivíduos mais ativos e autônomos para assumirem estilos de vida mais saudáveis por toda a vida.


Direito das crianças

Os Direitos Humanos surgiram como uma proteção aos direitos básicos. Contudo, ao observar uma criança trabalhando como se fosse um adulto, ficou claro que precisávamos de algo específico para esse público, que passa por uma fase especial de desenvolvimento físico, psicológico e social. Assim, surgiu o Direito das Crianças.

No esporte, não é diferente. Quando vemos uma criança treinando exaustivamente, como se fosse um adulto, exclusivamente para atender às expectativas dos pais, fica evidente que esse é também um tema relacionado ao esporte.

Por isso, o ECP, inspirado no manual da UNICEF “Salvaguarda Internacional para Crianças no Esporte” e também no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criou a Declaração de Direitos das Crianças no Esporte do Esporte Clube Pinheiros.

Como Ser Um Bom Pai Esportivo

  • Realce a alegria de praticar esportes e fazer amigos, acima dos resultados. 
  • Deixe as crianças experimentarem coisas novas sem medo de errar. 
  • Deixe as crianças decidirem suas participações esportivas, apenas aconselhe. 
  • Respeite as regras, estimule debates, mas respeite as decisões. 
  • Respeite os técnicos, árbitros, demais pais e adversários. 
  • Trate suas discordâncias diretamente com o técnico ou diretor responsável. 
  • Lembre-se que competição de criança é uma arena de aprendizado. 
  • Não confunda as crianças dando orientações diferentes da do técnico. 
  • Demonstre entusiasmo pelo esporte e seja fisicamente ativo, você é um exemplo.

CAD – Centro de aprendizagem desportivo

O CAD é o programa do ECP que oferece atividades esportivas para crianças de 03 a 10 anos de idade, com o propósito de garantir valores fundamentais transmitidos pela Filosofia Integrada para essa faixa etária, como o caráter da ludicidade para facilitar o aprendizado, a prática variada para ampliar a aprendizagem motora e a participação em diversas modalidades esportivas para enriquecer a diversidade cultural e cognitiva.

Alinhado com todos os conceitos de desenvolvimento humano estabelecidos e promovidos pela Filosofia Integrada, o CAD é considerado o melhor caminho para a formação de crianças através do Esporte, aumentando as chances e oportunidades para aqueles que possuem aptidão e desejo pelo esporte de alto nível, como também garantindo um ambiente saudável e inclusivo para os demais, que enxergarão o esporte como uma prática fundamental e prazerosa para o todo o restante da vida.

O CAD é dividido inicialmente em duas fases:

CAD 1 – 03 a 06 anos (Formação Motora): Atividades lúdicas generalistas, no objetivo de ensinar movimentos básicos como correr, brincar, saltar, rolar, escalar e desviar, aumentando o repertório motor.

CAD 2 – 07 a 10 anos (Experimentação Esportiva): Ainda de forma lúdica, mas acrescentando aos movimentos aprendidos na fase anterior a experimentação e os gestos esportivos. 


CIAA – Centro Integrado de Apoio ao Atleta

O CIAA é a seção responsável por desenvolver um importante trabalho de Preparação Física para jovens, afinal, nessa fase de constante transformação física e psicológica, o treinamento precisa de condições especiais, diferentes dos adultos.

Damos o nome de Preparação Física a um processo de fazer uso de exercícios físicos para desenvolver e melhorar as capacidades e habilidades motoras que atuam nos esportes. É um ato de condicionar o corpo, tornando o apto para a realização de tarefas motoras específicas. Na Preparação Física usamos exercícios físicos que são sequências planejadas de movimentos que são repetidos sistematicamente com o objetivo de elevar o rendimento. O exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada, repetitiva com um ou mais objetivos.

O CIAA reúne seus profissionais semanalmente em formato de grupo de estudos para analisar e proporcionar aos seus atletas sempre o que há de mais avançado na ciência esportiva, tornando-se um órgão de grande colaboração na transição de jovens interessados pelo Alto Rendimento.

Atualmente o CIAA atende aproximadamente 800 jovens na fase da Especialização Esportiva, sendo 550 associados e 250 militantes e pré-militantes, distribuídos em 45 equipes e em 14 modalidades esportivas.

Participe da filosofia integrada

Matricule seu filho no CAD e ajude a formar cidadãos e esportitas