Pinheiros Inclui

O Esporte Clube Pinheiros, dentro do seu papel de protagonismo perante a sociedade, possui um Programa de Inclusão e Diversidade – Pinheiros Inclui, desde novembro de 2019.

Por meio de uma pesquisa com o objetivo de conhecer o quadro de funcionários e suas percepções a respeito do tema diversidade, pode-se identificar o universo plural que temos no clube.

Organizações inclusivas oferecem condições de desenvolvimento para todos, dando oportunidades com equidade e reconhecendo que os diferentes trazem possibilidades de maior criatividade, inovação, dinamismo e excelência nas atividades do dia a dia, nos serviços prestados ao associado e na interação com a comunidade.

Para que o Programa de Inclusão e Diversidade seja abrangente e ajude a construir um ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo, respeitoso, que reconhece cada indivíduo como de fato ele é, o Esporte Clube Pinheiros associou-se ao Instituto Ethos durante um período determinado e realizamos um vasto trabalho para termos o diagnóstico do Clube.

A associação nos permitiu acesso aos indicadores Ethos – uma ferramenta de gestão que possibilita o autodiagnostico da organização. Com base nas respostas dos questionários disponibilizados é gerado um relatório que servirá como parâmetro para o planejamento das ações e estabelecimento de metas para o avanço sustentável e responsável.

O Pinheiros Inclui abrange 6 grandes grupos que têm ações específicas em desenvolvimento:

Aprendizagem – Linha de partida

O programa para inclusão de jovens aprendizes já existe no ECP desde 2005. Inicialmente com postos de trabalho nas quadras de Tênis, passa agora a oferecer vagas em áreas administrativas e de atendimento aos associados. Os jovens e adolescentes encontram nessa oportunidade um meio para ingressar no mercado de trabalho, buscando seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, valorizando a educação e ganhando experiência no mundo corporativo.

 

 Pessoas com deficiência – PcD – Além da lei

Entre as ações já desenvolvidas pelo clube está o PIP – Programa de Inclusão Pinheiros, destinado aos associados com deficiência intelectual, que promove a integração em atividades esportivas e de socialização. Outra proposta é aumentar a participação de pessoas com deficiência no quadro funcional, contratando profissionais desse grupo em diversos postos de trabalho. Assim, o Pinheiros Inclui desenvolve ações tanto para oferecer mais atividades ao corpo associativo quanto para oferecer oportunidades de trabalho aos PcDs.

Raça – Todas as etnias

A diversidade étnico-racial no âmbito corporativo deve refletir a realidade do Brasil, um país em que tantas nacionalidades convivem em meio a diversas regionalidades. Essa miscigenação étnica acarreta uma complexidade cultural em grande escala, gerando desafios para tornar a sociedade cada vez mais inclusiva e igualitária.

 

Gênero – Espaço para todos

Promoção da equidade de gênero é um dos objetivos do Pinheiros Inclui. As mulheres representam 38% do quadro funcional e 52% do corpo associativo. Para que esse número de fato seja representativo, é preciso que as oportunidades sejam iguais em cargos de liderança, no caso do grupo de funcionárias; e nas nomeações para o corpo diretivo e deliberativo, no caso das associadas.

 

Seniores- Troca de experiências

Com o cenário brasileiro em constante mudança e aumento da população com mais de 45 anos, é importante promover ambientes

em que as novas gerações convivam em harmonia com as gerações mais velhas, produzindo soluções criativas e adaptáveis. O programa de inclusão e diversidade reforça essa ideia e promove ações para criar um ambiente propício para todas as gerações terem seu potencial                                               valorizado e suas contribuições acolhidas.

 

LGBTQIA+ Todas as formas de expressão

Tem como objetivo proporcionar um ambiente de inclusão, crescimento e acolhimento, livre de discriminação e seguro para todas as pessoas, independente de gênero, ou orientação sexual.

Valorizar as diferenças é proporcionar direitos, igualdade de oportunidades e um local seguro para todos desenvolverem suas atividades dentro do Clube.

O programa Pinheiros Inclui vem trabalhando com seis ações transversais e interdisciplinares que perpassam pelos grupos:

Oportunidade igual

A oferta de vagas para postos de trabalho e prática esportiva como militante ou pré-militante, sempre que aplicável, deve ocorrer em plataformas e meios de comunicação direcionados para os grupos de inclusão.

Seleção livre de viés

A seleção deve ser feita por aderência aos requisitos do posto de trabalho ou seções esportivas, sem indicação de preferência de qualquer ordem por parte do selecionador.

Integração

Colaboradores e profissionais que atuam na linha de frente com outros colaboradores e atletas são preparados para promover respeito e acolhimento.

Acolhimento

Associados, colaboradores e atletas devem ser permanentemente sensibilizados e treinados para exercer respeito e acolhimento.

Comunicação inclusiva

A comunicação interna ou externa, geral ou direcionada deve utilizar abordagem e linguagem inclusiva, combatendo preconceitos e vieses inconscientes.

Ciclos de transformação

As ações devem ter objetivos específicos, monitoráveis, definidos ao longo do tempo, no sentido de promover o desenvolvimento dos indivíduos.


O PIP foi criado em 2018, com o intuito de criar a cultura de participação e inclusão de pessoas com deficiência  na vida comunitária do Clube, possibilitando a melhoria no relacionamento interno dos diferentes grupos e desenvolvendo contatos, independência e autonomia para crianças, adolescentes e adultos, por meio de atividades esportivas, recreativas, teatrais, lúdicas e de games.

Em 2022 iniciamos o projeto Inclusão no Esporte:

O programa de treinamento esportivo para pessoas com deficiência no ECP terá como referência a metodologia utilizada pela organização internacional Special Olympics (Olimpíadas Especiais) trazendo como objetivo o desenvolvimento de pessoas com deficiência dentro de modalidades esportivas juntamente com pessoas sem deficiência, levando em consideração as diferenças e limitações de cada ser, promovendo assim inclusão e equidade e possibilitando também a participação destas pessoas em competições de esportes.

Foram iniciadas atividades nas modalidades que em um primeiro momento mostraram maior interesse/ capacidade de organização na participação imediata do programa, tais quais, Judô, Tênis e Futebol, mas a ideia é que mais modalidades façam parte do programa Inclusão no Esporte futuramente, além de proporcionar as atividades mencionadas, conta com uma programação de informações levadas ao associado por meio de palestras, podcasts, post nas mídias sociais e eventos inclusivos.

Atividades desenvolvidas:

Iniciação esportiva: Desenvolvimento da identidade esportiva e autonomia. Exercícios funcionais, condicionamento físico e pré-esportivo.

Jogos teatrais: Foco em socialização, integração, perda da timidez, coordenação corporal, autoconhecimento corporal, expressão vocal, projeção vocal e interpretação por meio de exercícios e jogos teatrais