A fundação 

O Departamento de Assistência Social foi criado, estatutariamente, em 1960, com a função de prestar serviços de assistência supletiva, sob várias modalidades, aos colaboradores do Clube e seus familiares.

Em 1981, o Departamento recebeu um novo impulso, passando a funcionar também como assistência médico-farmacêutica e orientação profissional e familiar, conforme Ata da 12° Reunião de Diretoria do então Conselho Diretor, realizada em 28 de setembro de 1981.

A Diretoria do DAS foi, então, constituída por presidente, vice-presidente, 1ª e 2ª tesoureiras e relações-públicas, todas sócias voluntárias.

Os primeiros atendimentos eram no Salão de Festas 

Provisoriamente, o DAS funcionou em uma das salas do Salão de Festas onde o atendimento aos colaboradores e as reuniões das sócias voluntárias eram realizados. Lá, elas faziam peças de tricô e crochê que seriam posteriormente doadas aos necessitados através de campanhas.

As atividades na época restringiam-se ao trabalho de farmácia (remédios doados), à montagem de enxovais para recém-nascidos, à organização das festas dos colaboradores (a primeira ocorreu em 1982) e aos trabalhos manuais. Depois, um convênio médico foi contratado para lhe dar assistência.

Para obter um fundo de caixa para as despesas, o DAS estipulou uma contribuição mensal no valor de 0,5% (meio por cento) do salário recebido e descontado em folha de pagamento, mediante autorização do colaborador interessado, além de promover campanhas e bazares nas festas juninas.

Criação de novas atividades 

De 1985 a 1997, outras atividades foram criadas, aumentando assim os benefícios prestados. Dos 1200 colaboradores da época, o Departamento atendia cerca de 450 contribuintes, que participavam das campanhas do agasalho, material escolar, enxovais para bebê, promoções de Páscoa e Natal, convênio com óticas e farmácias, Dia do Colaborador e Natal.

Em maio de 1997, a nova presidência assumiu o DAS tendo como metas torná-lo mais atuante, conhecido entre associados, e fazê-lo ser o que o próprio nome proponha: um Departamento que prestasse assistência aos colaboradores, atendendo suas necessidades, carências e valorizando o ser humano.

Passou-se, então, a divulgar, por meio de boletins informativos e em murais, os benefícios e as realizações do Departamento de Assistência Social. Foram realizados contatos com clubes e empresas para que o conhecimento na área assistencial fosse ampliado.

A conquista 

Em janeiro de 1999, a contribuição de 0,5% (meio por cento) foi extinta e todos os colaboradores, em média, na época, 980, passaram a ter direito aos benefícios oferecidos pelo Departamento.

Dar assistência a quem necessitava e não só a quem contribuía foi uma grande conquista, e isso graças ao Clube, que passou a destinar uma verba específica para a execução dos projetos do DAS.

Com a arrecadação de verba obtida pela venda de sucatas no programa Lixo Reciclável, o Bazar da Festa Junina e as peças deixadas em consignação na loja Kleine Gëschaft, foi possível a compra de cestas básicas e outros artigos para eventuais necessidades dos colaboradores, que não eram oferecidos pelos benefícios existentes.

Em 2019, o DAS cria o SouECP, um portal de comunicação voltado exclusivamente para o colaborador. O objetivo da plataforma é, por meio de endomarketing, oferecer um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho.  Em 2020, por determinação da Diretoria, o SouECP passou a ser gerenciado pelo RH, e o DAS passou a oferecer apenas ações assistenciais.

Assim, o DAS, pela primeira vez, teve o apoio de uma Assistente Social em seu organograma.

Ainda em virtude dessa determinação, alguns projetos foram mantidos e novos foram criados, como o projeto Saúde Mental, que consiste em possibilitar atendimento psicológico individual ou em grupo para os colaboradores.

O papel do DAS durante a pandemia

O mundo enfrenta uma pandemia. O coronavírus trouxe uma nova forma de viver, muitas necessidades apareceram e a colaboração do DAS nesse período com doações de cestas básicas e alimentos não perecíveis que não seriam utilizados por bares e restaurantes. Um grupo de voluntários foi organizado para confecção de máscaras, doadas a colaboradores, além de atendimento psicológico àqueles que precisassem.

Durante todas as gestões, muitos projetos foram criados, alguns, já extintos, outros permanecem até agora, mas todos sempre com o mesmo objetivo, a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores do ECP e seus familiares.