São Paulo completa 467 anos de história no dia 25 de janeiro. A maior cidade do Brasil tem como características marcantes, a correria incessante de sua população, quase 24 horas por dia, e seu clima peculiar, em que as quatro estações podem ser vivenciadas em apenas um dia. São Paulo é amada, não apenas por ser a tradicional Terra da Garoa. Há muitos outros motivos para se amar São Paulo.
Diante da pandemia, fizemos uma seleção de informações para você curtir a semana do feriadão com entusiasmo e segurança na nossa Sampa tão querida.
Verde no Coração de São Paulo: Fôlego no ECP
Contando com 170.000 m², dos quais 80.000 m² de área verde, o Pinheiros é um refúgio, no coração de São Paulo, um oásis em meio à metrópole.
Passar um dia ao livre no Clube Pinheiros significa, jogar uma partida de Tênis, Futebol, Vôlei de Praia, Beach Tênis ou um mergulho na piscina. Depois, almoçar tranquilamente em um dos restaurantes ou lanchonetes, ao lado de familiares e amigos.
Com o crescimento de São Paulo, a história do Esporte Clube Pinheiros se se expande em meio à vida na cidade, tornando-se o maior clube da América Latina e principal fornecedor de atletas para as delegações brasileiras em Jogos Olímpicos. Confira a História do Esporte Clube Pinheiros traduz a São Paulo de 467 anos.
Expressões da Cidade
A cidade é um polo cultural e de entretenimento, além de inspirar constantemente as mais variadas expressões artísticas. É o Centro cultural da América Latina, com seus museus, salas de cinema, bibliotecas, shows e espetáculos.
Listamos alguns eventos que você deve conferir:
LEONARDO DA VINCI – 500 ANOS DE UM GÊNIO | DIGITAL
JOHN LENNON EM NOVA YORK POR BOB GRUEN
Na Pinacoteca
Segredos é a primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo (São Paulo, 1974). A mostra, conta com mais de 1000 itens, cerca de 50 inéditos ou nunca exibidos no país e mais de 1000 itens desse rico imaginário.
On-line
Histórico da antiga residência de Mário de Andrade, na rua Lopes Chaves, e a vivência nela do escritor, assim como um panorama abrangente de sua grande e múltipla contribuição para a arte e a cultura brasileiras.
Museu da imigração
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo propõe uma reflexão sobre a situação atual, para que o isolamento, o fastio, o temor e o luto não percam o significado profundo, revelador e transformador que potencialmente têm.
No MASP
Mostra reúne cerca de 170 obras entre pinturas, gravuras, colagens, esculturas e desenhos da artista.
SÃO PAULO – TERRITÓRIO EM CONSTRUÇÃO
On-line
Conhecer as transformações dos territórios de São Paulo através do acervo do Museu do Ipiranga.
LUDICOS NO ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO
On-line
O espetáculo “Mário e as Marias” propõe uma viagem inspirada na vida e obra de Mário de Andrade. O menino Mário recebe de presente de seus pais, um par de óculos muito especiais, que permitem que ele enxergue o Brasil de uma forma surpreendente.
Do Centro à Faria Lima: ECP em SP
O clube já “andou” à beça pelos bairros de São Paulo. Sendo assim, separamos 10 músicas que retratem a cidade da terra da garoa.
Mano do Céu: 10 expressões do dicionário Paulistanês
- Trampo: Quando algo dá trabalho ou o trabalho propriamente dito
- Bugado: Alguém que está perdido, não entendeu nada.
- Cota: quando faz tempo que algo aconteceu
- Mano do Céu: É o mesmo que dizer “Meu Deus do Céu”
- Partiu: É usado quando você vai fazer alguma coisa. Significa o mesmo que dizer “vamos lá” ou “combinado”.
- Padoca: significa padaria.
- Passar batido: É o mesmo que passar despercebido, ou se livrar de alguma situação.
- Dar PT: Perda total, usado para quem bebe demais e passa mal
- Role: É o mesmo que sair, ir em algum lugar e também é usada para alguma coisa muito complicada que dê trabalho.
- De Lei: é usado para falar de algo que sempre é feito em determinado lugar ou situação.
A Selva de Pedra: Uma linha do tempo em imagens
A selva de pedra, como é conhecida pelos seus arranha céus, tem uma arquitetura que passa por diversos estilos em períodos que marcaram a história. Clique para ampliar.