O time que disputará a principal competição de basquete brasileiro a NBB, é praticamente o mesmo campeão da LDB há 15 dias
Chegou o momento de o Basquete Azul e Preto disputar o campeonato mais importante do País, o NBB – Novo Basquete Brasil, que chega à 15ª edição. O Pinheiros estreia nesta terça-feira (18/10) em casa, no Poliesportivo Henrique Villaboim, às 19h contra o 123 Minas com transmissão pelo YouTube da LNB.
Será mais uma oportunidade da jovem equipe sub-22, pentacampeã da LDB – Liga de Desenvolvimento de Basquete, há duas semanas, demonstrar o tradicional comprometimento e amadurecer em meio aos melhores atletas do País, além de consagrados estrangeiros. Uma oportunidade de evolução para os jogadores formados com excelência na base do Pinheiros.
Entre os 17 atletas relacionados para o NBB, 11 disputaram a LDB em 2022. O Pinheiros conquistou em dois anos consecutivos as medalhas de bronze no NBB, em 2011 e 2012. O maior vencedor da competição é o Flamengo, que ergueu o troféu sete vezes ao final do torneio. O atual campeão, Sesi Franca, conquistou o título inédito neste ano após 3 jogos a 1 contra o Flamengo.
O treinador David Pelosini espera capitalizar no NBB, o penta no torneio de aspirantes. “Acredito que o penta traz confiança do nosso maior propósito, que é formarmos atletas. Em toda temporada que se inicia, a meta é evoluir em relação à anterior. Uma colocação de sétimo para cima, será um passo a mais”. Neste ano, o Pinheiros passou pelo Corinthians nas oitavas de final e parou no campeão Sesi Franca nas quartas.
Diversão e eficiência – Pelosini tem argumentos consistentes para crer na evolução pinheirense. “Com a renovação do Jefferson e o retorno do Ruivo, o time vai crescer. Aliás, sem as restrições da pandemia, todas as equipes estarão mais bem treinados neste ano. O nosso time está demonstrando comprometimento total ao novo modelo de jogo: o 4 Fun”, define o treinador em relação ao comportamento que ele espera de seus atletas nos jogos do NBB.
Apesar de ter apenas 24 anos, o ala Rafael Munford foi um dos pilares do time no Campeonato Paulista, ao lado de Felipe Ruivo, da mesma idade. “Nós que permanecemos no clube, eu, Dikembe, Buffat, Coleman, temos a percepção de que o time melhorou. Hoje, temos uma equipe mais atlética e com mais qualidade técnica, além da evolução tática com o novo esquema do David”, considera Munford, jogador com maior média de minutos (35) por jogo e maior número de rebotes (149) no Paulista.
“Neste ano estaremos mais próximos dos times considerados favoritos porque a diferença técnica diminuiu. O exemplo foi nas quartas de final do Paulista contra o São Paulo, em que tínhamos apenas sete jogadores e fomos superados por alguns detalhes, nos momentos finais”, lembrou Munford, terceiro principal cestinha do estadual com 309 pontos.
Primeiros jogos do Pinheiros no NBB 2022/23
18/10 – Pinheiros x 123 Minas – Poliesportivo – 19h – YouTube
22/10 – Cerrado x Pinheiros – Brasília – 19h
24/10 – BRB Brasília x Pinheiros – Brasília – 19h30
1º/11 – São Paulo x Pinheiros – Morumbi – 20h – YouTube
03/11 – Pinheiros x Flamengo – Poliesportivo – 21h
Elenco do Pinheiros – NBB 2022/23
Confira a equipe completa, clique aqui
Armadores 4 – Felipe Ruivo 6 – Matheus Eugeniusz 1 – Tico Faria 2 – Cauã Pacheco Ala–Armador |
Alas
|
Alas–Pivôs 10 – Jefferson Willian 22 – Luiggi 0 – Yan Djalo
|
Pivôs 23 – Lucas Cauê 20 – Dikembe 33 – Agapy 13 – Maicon Douglas
|
Foto de destaque: Matheus Tahan