Já ultrapassamos um mês com as atividades do Clube em suspenso devido à pandemia COVID-19 e o Comitê ECP Contingências permanece monitorando seus desdobramentos e impactos sociais, financeiros e de saúde pública.
O decreto que restringe o funcionamento dos estabelecimentos comerciais foi prorrogado pelo governo estadual até 11/05/2020 e o Clube vem trabalhando no sentido de atualizar suas medidas de contingência com responsabilidade, conforme o decorrer dos acontecimentos.
Acompanhe, a seguir, as últimas ações da Diretoria e do Comitê.
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
As ações realizadas pela diretoria desde o início da crise viabilizaram um cenário de equilíbrio no orçamento corrente – Custeio e Restaurantes – o que permitiu à Diretoria oferecer aos associados desconto de 16% nas contribuições de maio e junho.
O desconto foi oferecido em caráter emergencial, considerando o cenário de grandes dificuldades na economia do país.
Para os associados que tenham realizado o pagamento da anuidade, o crédito correspondente será disponibilizado para uso no Clube (em restaurantes, estacionamentos, compra de convites ou pagamentos de novas inscrições). Caso o associado não faça uso deste crédito no decorrer de 2020, o valor correspondente será descontado na mensalidade ou anuidade de 2021.
CONDIÇÃO ESPECIAL PARA QUITAÇÃO DE DÉBITOS DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
Sensível às dificuldades de alguns associados em manter o vínculo associativo nesse período de crise, e ainda em caráter emergencial, o Clube lançou na data de hoje uma condição especial para quitação de débitos, direcionada aos associados com contribuição social em aberto até o mês de abril/2020:
PARCELAMENTO DOS DÉBITOS NAS SEGUINTES CONDIÇÕES:
– Pagamento em 6 vezes, com o primeiro vencimento em 10/07/2020.
– Isenção de multas e juros.
Importante:
Para adesão a essa condição especial, é pré-requisito que as mensalidades de maio e de junho sejam pagas na data de seus vencimentos, isto é, 20/05/2020 e 22/06/2020, com o desconto de 16% já oferecido.
O parcelamento dos débitos é automático. Um boleto será encaminhado aos associados, portanto, não há necessidade de entrar em contato com a Central de Atendimento. Basta realizar o pagamento da 1ª parcela, em 10/07/2020. No Portal de Serviços, o associado poderá consultar o valor total do parcelamento e o vencimento das demais parcelas.
PORTAL ECP CONTAS ABERTAS
O novo Portal ECP Contas Abertas foi lançado em 17/04/2020 com o objetivo de manter os associados informados sobre receitas e despesas do Clube durante o período de suspensão das atividades.
Sendo permanentemente atualizado, com abordagem simples e de fácil acesso, o portal proporciona informações valiosas aos associados, para acompanhamento do processo administrativo em tempo real, com total transparência.
No dia 20 de abril, foram atualizadas informações sobre a arrecadação do Clube com as contribuições sociais que venceram no último dia 13.
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CUIDADO COM NOSSAS INSTALAÇÕES
Para manter a excelência das instalações do Clube, foram concluídas as obras no piso do Ginásio de Handebol, a retirada do domus da cobertura do Centro Desportivo, a instalação de luminárias LED nos campos de futebol, quadra de futebol Society e quadras externas.
Estão em andamento outras obras já aprovadas pelo Conselho Deliberativo, entre as quais destacamos a nova área para o CAD e vestiários, a revitalização do Prédio do Tênis e as obras interligadas de ampliação do Fitness, nova sala de Ginástica Multifuncional e novas instalações do Centro Pró-Memória na Sede Social.
Preparando o Clube para o retorno das atividades, diversas áreas vêm recebendo manutenções e reparos, tais como o aperfeiçoamento da circulação de ar no Vestiário Infantil (Centro Desportivo), a pintura e o aprimoramento da iluminação da Central de Atendimento, a pintura interna e a troca do piso das rampas do estacionamento Tucumã e a instalação de piso Inter travado.
A paralisação das atividades do Clube favoreceu o desempenho da manutenção, que vem sendo realizada com maior agilidade.
Também estão sendo realizadas manutenções de caráter preventivo na infraestrutura do Clube, que nem sempre são de conhecimento dos associados, como quadros elétricos, cabines de energia, máquinas e equipamentos de cozinha, entre outras.
RESPONSABILIDADE E CUIDADO COM NOSSOS COLABORADORES
Após a comunicação da redução de carga horária e salários para os funcionários do Clube, realizada em 01/04/2020, foram estabelecidos mecanismos compensatórios para reduzir o impacto financeiro.
O Clube negociou com o Bradesco condições especiais para que os funcionários pudessem postergar parcelas de empréstimos consignados, evitando descontos em abril e maio e transferindo esses pagamentos para meses futuros.
Outra medida compensatória foi postergar os descontos em folha de pagamento, relativos à assistência médica. Os descontos correspondentes aos meses de abril e maio serão suspensos e realizados de forma parcelada, de julho a dezembro.
Também foram desenvolvidas campanhas sobre finanças pessoais, oferecendo apoio para os funcionários equilibrarem suas receitas e despesas, com melhor compreensão sobre os impactos da redução da carga horária e salário, considerando o pagamento complementar que será realizado pela União.
Outras ações de apoio e assistência social continuam sendo tomadas pelo Departamento de Assistência Social – DAS, no sentido de atender os funcionários em suas demandas, diante dos impactos imediatos das ações de contingência.
Os cuidados com a segurança e saúde continuam sendo priorizados na rotina de trabalho dos funcionários que permanecem atuando em nossas instalações, com especial atenção ao uso de máscaras e distanciamento entre as pessoas durante suas rotinas de trabalho.
MENSAGEM FINAL
Chega o momento de começar a olhar para o futuro.
Em um cenário de retorno gradual das atividades, ainda há muitas dúvidas e incertezas sobre quais serão os comportamentos esperados de todos os envolvidos com o Clube, associados, funcionários, atletas, fornecedores e parceiros.
É certo, no entanto, que a construção do “novo normal” exigirá diálogo, concessões, visão de coletividade e respeito às limitações de circulação e aos cuidados sanitários imprescindíveis em espaços de uso compartilhado como o nosso.
Ao mesmo tempo em que monitoramos os resultados das medidas tomadas para esse período de atividades suspensas, refletimos sobre as lições aprendidas até aqui. E já estamos trabalhando fortemente, com critério e responsabilidade, para planejar o Clube do futuro.
Sempre com o compromisso de respeito, transparência e eficiência, permanecemos à disposição para atendimento pelos canais digitais.
Contem conosco!
Ivan Castaldi Filho
Presidente
22/04/2020