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ECP Contas Abertas

PORTAL ECP CONTAS ABERTAS

Monitoramento Financeiro do Comitê ECP Contingência

“Transparência  e melhores práticas na gestão da crise”

No PORTAL ECP CONTAS ABERTAS  o associado poderá acompanhar, de forma simples e acessível, informações e valores orçamentários do Esporte Clube Pinheiros durante o período de paralisação das atividades do Clube, devido à pandemia da Covid-19.

 

RESULTADO ACUMULADO ATÉ MARÇO

Apesar do fechamento em 19/03/2020, o resultado acumulado até o mês de março apresentou superávit de R$ 2.1 milhões, valor que já contempla os impactos da suspensão das atividades do Clube em nossas receitas que foi da ordem R$ 700 mil.

 

RESULTADO DO MÊS DE ABRIL

O equilíbrio orçamentário para o mês de abril foi atingido em patamar muito próximo ao previsto na Previsão Orçamentária 2020. Diante do cenário da COVID-19, o Clube promoveu ajustes nas despesas em compensação à redução de receitas. Com isso o resultado operacional (receitas – despesas) foi de R$ 166.692, frente ao originalmente previsto de R$ 121.032. Neste resultado encontram-se contempladas as receitas e despesas de Custeio e de Restaurantes.

 

 

 

POSIÇÃO FINANCEIRA DO MÊS DE MAIO

A seguir, apresentamos o cenário das receitas e despesas para o orçamentário corrente – Custeio e Restaurantes – para o mês de maio. Importante lembrar que os números apresentados neste portal são estimados, portanto, podem apresentar variações para cima ou para baixo. Por esse motivo, as projeções são monitoradas e atualizadas constantemente. 

 

Receitas

Receita é o conjunto de entradas orçamentárias arrecadadas que permitem que o Clube mantenha suas instalações, preste os serviços ao associado e atenda aos compromissos legais e tributários. As receitas são provenientes, em sua maioria, de contribuições sociais e de receitas decorrentes das atividades do Clube, como restaurantes, atividades esportivas, sociais, culturais e de patrocínios.

As receitas projetadas para o mês de maio já contemplam a redução correspondente ao desconto de 16% oferecido para o pagamento da contribuição social. As receitas originalmente previstas foram reduzidas em R$ 8.8 milhõessofrendo um impacto negativo de 45%.

Com a supressão de receitas oriundas das atividades de restaurantes, estacionamento e serviços médicos, a nova projeção baseia-se essencialmente nas receitas de contribuição social, patrocínios, financeiras e do Jardim de Infância.

Os gráficos a seguir apresentam o impacto da COVID-19 no perfil e composição das receitas do Clube.

 

 

Apresentamos a seguir o impacto da COVID-19 de forma detalhada, em cada grupo de receita.

Previsão Original – Previsão Orçamentária 2020

 

 

 

Contribuição Social

A receita da contribuição social é determinante para que o Clube atravesse o período de suspensão das atividades com o menor impacto em sua saúde financeira. Por isso, em abril, foram lançadas políticas especiais de desconto para a contribuição social e de parcelamento de débitos.

Com essas medidas, a Diretoria contempla as demandas do associado e mantém a principal fonte de receita do Clube.

O valor da contribuição social de maio é de R$ 10.016.603, valor reduzido em R$ 1.848.473, correspondente aos 16% de desconto oferecido para o pagamento em 20/05/2020.

 

POLÍTICA ESPECIAL DE DESCONTO PARA A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

Sensível ao fato de que a contribuição social é uma despesa considerável no orçamento das Famílias Pinheirenses e no intuito de auxiliá-las a manterem seus vínculos associativos, o Clube concederá desconto de 16% para as contribuições sociais referentes aos meses de maio e junho, para todos os associados que estiverem em dia com suas contribuições sociais.

Esta decisão está pautada na análise diária das contas e nos esforços para garantir a adequada saúde financeira do Clube. As recomposições eventuais das contas não consideram – em hipótese nenhuma – qualquer tipo de cobrança futura ao conjunto dos associados.

Os boletos serão emitidos com vencimento em 20/05/2020 e 22/06/2020 já com o valor com desconto.

Para os associados que anteciparam o pagamento da contribuição social, pagando a anuidade, será gerado crédito no valor correspondente para utilização em qualquer atividade no Clube, seja para o pagamento de novas inscrições, consumo em restaurantes, estacionamento ou outros serviços. Em última instância, caso o associado não utilize esse crédito durante o ano, valor será automaticamente descontado para o pagamento da anuidade ou mensalidade para o próximo ano.

 

CONDIÇÃO ESPECIAL PARA QUITAÇÃO DE DÉBITOS DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

Sensível às dificuldades de alguns associados em manter o vínculo associativo nesse período de crise, e ainda em caráter emergencial, o Clube lançou na data de hoje uma condição especial para quitação de débitos, direcionada aos associados com contribuição social em aberto até o mês de abril/2020:

 

PARCELAMENTO DOS DÉBITOS NAS SEGUINTES CONDIÇÕES:

– Pagamento em 6 vezes, com o primeiro vencimento em 10/07/2020.

Isenção de multas e juros.

Importante:

Para adesão a essa condição especial, é pré-requisito que as mensalidades de maio e de junho sejam pagas na data de seus vencimentos, isto é, 20/05/2020 e 22/06/2020, com o desconto de 16% já oferecido.

O parcelamento dos débitos é automático. Um boleto será encaminhado aos associados, portanto, não há necessidade de entrar em contato com a Centra de Atendimento. Basta realizar o pagamento da 1ª parcela, em 10/07/2020. No Portal de Serviços, o associado poderá consultar o valor total do parcelamento e o vencimento das demais parcelas.

 

 

Restaurantes e Lanchonetes

Sem operação nos pontos de venda, em eventos internos ou de terceiros, a perda de receita foi integral, no valor de R$ 3.360.168.

Para mais detalhes, clique aqui.

 

 Atividades Esportivas e Culturais

A redução de receitas esportivas e culturais é de R$ 1.910.593.

Sem novas inscrições ou renovação de inscrições em atividades esportivas a perda das receitas de atividades esportivas foi integral.

A projeção contempla apenas a mensalidade do Jardim de Infância Tia Lucy, excluindo taxas de material e alimentação.

Importante destacar que, conforme comunicado anteriormente, os valores já pagos para aulas e atividades esportivas ou culturais (temporada/semestral) que estavam em andamento quando da suspensão de nossas atividades, garantem o direito às aulas ou atividades por período adicional, contado a partir do final de sua inscrição, período correspondente ao tempo de suspensão das atividades do Clube.

Para mais detalhes, clique aqui.

 

Serviços, Festas e Eventos

Com a descontinuidade dos serviços de bem-estar, estacionamentos, realização de festas e eventos, a perda de receita neste grupo foi integral, no valor de R$ 1.416.212.

Para mais detalhes, clique aqui.

 

Patrocínios e Parcerias

Foram mantidos os aportes dos contratos de patrocínio institucional já firmados, e eliminadas as estimativas para novas captações, ações de apoio e parcerias em nossas instalações.

Com a suspensão das atividades, não houve arrecadação com a concessão de espaço para cabeleireiro, barbeiro, revistaria e Loja Pinheiros.

perda de receitas neste segmento foi de R$ 248.729, que corresponde a 51% do valor originalmente previsto.

Para mais detalhes, clique aqui.

 

Financeiras e Operacionais

A perda de receitas com aplicações financeiras e outras receitas operacionais foi de 48%, R$ 59.826.

Para mais detalhes, clique aqui.

 

 

Despesas

A despesa é o conjunto de gastos, que podem ser fixos ou variáveis, ou seja, há gastos que não sofrem alteração pela variação na frequência e há gastos que são diretamente ligados aos serviços prestados e ao funcionamento do ECP.

As despesas originalmente previstas também foram ajustadas, gerando uma redução de R$ 7.5 milhões, que corresponde a 38% de economia. Em maio, a redução das despesas não compensa integralmente a redução das receitas. A diferença tem origem no desconto de 16% oferecido para os associados.

 

 

 

 

As medidas de contenção de despesas estão detalhadas a seguir.

 

Mão de Obra

A redução de R$ 2.876.662 deste segmento corresponde a 24% de economia e é proveniente da somatória de ações sobre o quadro de pessoal, destacando-se:

– Acordo coletivo com os sindicatos para redução da jornada de trabalho e dos salários, aplicado para cerca de 85% do quadro de funcionários do Clube.

Renegociação dos contratos com os prestadores de serviços durante o período de fechamento do Clube.

Além disso, foram reduzidos os gastos com vale-transporte e vale-refeição, devido à diminuição da frequência dos funcionários que estão trabalhando em sistema remoto (home office).

Importante relembrar que os acordos coletivos foram realizados com a condição de manutenção dos empregos e foram oferecidas ações e cuidados com os funcionários, conforme comunicados #01, #02 ,  #03 e #04 do Comitê ECP Contingência.

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Mercadorias e Materiais

Sem aquisição de mercadorias e produtos para abastecimento dos pontos de venda de restaurantes e lanchonetes, houve redução no consumo de materiais em geral. A redução das despesas neste segmento foi de R$ 2.076.008, que corresponde a 83% de economia.

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Serviços e Contratos

Em virtude da não realização de eventos, da suspensão de contratos não essenciais e da renegociação de contratos com fornecedores, houve redução de R$ 749.360 nas despesas desse segmento, o que corresponde a 58% de economia.

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Atletas e Competições

Competições esportivas e viagens foram suspensas. Mesmo com o valor pago a atletas e técnicos reduzido em 25%, não há economia em relação à previsão original porque os valores de bolsa auxilio praticados nos primeiros meses do ano foram superiores ao valor orçado. Tal situação tem planejamento de reversão no 2º semestre de 2020, com ações de negociação que estão sendo conduzidas em todas as seções esportivas para o reposicionamento dos valores de bolsa ao total previsto para o ano.

Neste segmento de despesas a redução foi de R$ 597.306, que corresponde a 39%.

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Utilidades

A queda no consumo de energia elétrica, telefonia, gás, água e esgoto no período de fechamento do Clube, resultou em uma redução de R$ 852.501 nas despesas deste segmentoque corresponde a 68% de economia.

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Financeiras, Legais, impostos e Taxas

Houve redução de 35% nas despesas financeiras relacionadas ao consumo dos associados, como taxas administrativas de cartões e tributos sobre o consumo de alimentos e bebidas.

Para mais detalhes, clique aqui.

 

Durante o período de suspensão das atividades – COVID-19 – o Portal ECP CONTAS ABERTAS será constantemente atualizado. Para conhecer em detalhe todo o orçamento do Clube, consulte a Previsão Orçamentária e os Relatórios de Acompanhamento disponíveis na área do site Documento Gerais e Relatórios. (link http://www.ecp.org.br/institucional/o-clube/documentos-gerais-e-relatorios/).