Clube compete no Brasileiro de Especialistas a partir desta quinta-feira (16); três títulos estarão em disputa na Arena Santos
O Pinheiros terá seus principais atletas no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística Especialistas de quinta-feira a domingo (16 a 19/8) na Arena Santos (SP). Além dos campeões em cada aparelho e da segunda etapa do individual geral, a competição definirá o clube campeão brasileiro por equipes. A disputa por equipes foi adiada em junho por falta de energia elétrica no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP). O Pinheiros busca seu quinto título nacional no masculino.
No sábado (15), serão disputadas as finais por equipes, a final individual geral e as classificatórias para o Especialistas, com finais no domingo. As três competições terão as categorias masculina e feminina. O Pinheiros contará com o campeão brasileiro da primeira etapa do individual geral, Francisco Barreto, medalha de ouro em São Bernardo após apresentar-se nos seis aparelhos.
“Como não tivemos a disputa por equipes em São Bernardo, precisamos fazer duas periodizações para o Especialistas. Em Santos, serão três competições em uma, o que exige reforço no trabalho de manutenção física”, enfatiza Barreto, que no sábado irá se apresentar na barra fixa, paralela e cavalo. O Pinheiros ainda contará com o medalhista olímpico Arthur Nory, Gustavo Polato, Guilherme Oliveira, Renato Oliveira e Péricles da Silva, além de mais quatro especialistas no time masculino.
“A equipe do Pinheiros é forte, nossos atletas têm nível elevado, mas a competição por equipes é traiçoeira porque não tem descarte. Cada erro é somado. Para evitarmos os riscos, não podemos perder a concentração”, alerta o ganhador de quatro medalhas nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia: ouro por equipes e no cavalo; bronze na barra fixa e no individual geral. Barreto foi o quinto colocado na barra fixa nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Força jovem feminina – Três ginastas representarão o Pinheiros no Brasileiro de Especialistas e na disputa individual geral. O clube não participará do torneio feminino por equipes. Isabela Barbosa tem apenas 16 anos e conquistou duas medalhas de prata, trave e solo, na etapa australiana da Copa do Mundo em fevereiro, em Melbourne. Ingrid Messias e Érika da Silva completam a equipe pinheirense. Em São Bernardo, Daniele Hypólito, do clube local, conquistou o ouro feminino no individual geral.
Competem na Arena Santos os seguintes clubes: Pinheiros (SP), Minas Tênis (MG), Cegin (PR), Náutico União (RS), Flamengo (RJ), Apam (DF), São Bernardo (SP), Brasil FC (SP), Serc Santa Maria (SP), Sogipa (RS), Fluminense (RJ), Sesi (SP), UFMG (MG), Centro Olímpico (SP), Centro Norte de GA (PA).
Créditos: Ricardo Bufolin / ECP


