Com equipes: adulta masculina e infantis masculina e feminina, o Clube busca repetir os bons resultados do ano passado; O Campeonato também marcará o retorno do medalhista olímpico Arthur Nory, as competições;
De hoje (21) a domingo (24), acontece na cidade de São Bernardo do Campo (SP), o Campeonato Brasileiro Adulto e Infantil de Ginástica Artística 2018. Tendo conquistado o título por equipe no masculino adulto na edição passada, o Esporte Clube Pinheiros busca o pentacampeonato brasileiro. O Clube também garantiu o título com a equipe infantil masculina e ficou em segundo lugar nos femininos nas categorias adulto e infantil. As duas últimas edições do Campeonato foram realizadas no Pinheiros e os atletas da casa não deixaram a desejar, contribuindo não só para os resultados da equipe, como também obtendo algumas conquistas individuais.
Um dos mais experientes do time, Francisco Barreto Jr. foi vice-campeão no individual geral em 2016 e 2017. O ginasta este ano já subiu no pódio algumas vezes, tanto em competições pelo Clube, quanto representando o país em campeonatos internacionais. No Paulista, além do Pinheiros ter sido campeão por equipe, Chico ficou em primeiro no cavalo e na paralela e em segundo na barra e no individual geral. Já com a seleção brasileira, suas conquistas mais recentes foram nos Jogos Sul-americano em Cochabamba, onde garantiu dois ouros: por equipe e no cavalo; e dois bronzes: barra fixa e individual geral.
Além de Francisco Barreto Jr., os outros pinheirenses que vão compor a equipe adulta neste brasileiro são: Pericles Silva, Guilherme Oliveira, Renato Oliveira, Gustavo Polato e o medalhista olímpico, Arthur Nory. Pericles também esteve em Cochabamba ajudando o time do Brasil com a conquista do terceiro lugar no individual geral e ficando em segundo no cavalo. Já Gustavo Polato e Renato Oliveira, estavam entre os atletas que participaram da Copa do Mundo da Eslovênia, no último mês (maio). Renato terminou na sétima posição na prova de solo e Gustavo foi ao pódio, ficando com o terceiro lugar na barra fixa.
Na categoria infantil, um dos nomes de destaque é Erick Trautwein, que no Campeonato Brasileiro passado ficou em primeiro lugar em todos os aparelhos dos quais competiu, sendo também o campeão no individual geral. Os outros jovens pinheirenses que compõem a equipe são: Ian Iwazaki, Gabriel Souza, Eduardo Belli, Guilherme Augusto e João Perdigão. Já a equipe feminina infantil contará com: Ana Mykal dos Santos, Anna Beathriz Lopes dos Santos, Ellen Ueta, Julia Aparecida da Silva e Gabriela Alves.
O retorno de Arthur Nory após cirurgia
Com o objetivo de preservá-lo, visando uma recuperação mais conservadora e lenta desta vez, a equipe médica juntamente a todo a equipe técnica e multidisciplinar do Clube, tomaram o cuidado para que Nory retomasse o foco nas competições de forma gradativa. Depois de ter voltado a realizar trabalhos físicos tanto de preparação específica, quanto geral, o atleta está pronto para participar do seu primeiro campeonato. A princípio está previsto que o atleta ajude a equipe do Pinheiros competindo em três aparelhos: solo, cavalo com alça e salto.
Confira a programação do Campeonato:
Quinta-feira (21)
8h30 – Treinamento de pódio adulto
14h – Treinamento de pódio infantil
17h15 – Treinamento Livre
20h: cerimônia de abertura
Sexta-feira (22)
12h30 – Competição CI (classificatória) – Adulto GAM, – solo, cavalo com alças e argolas – subdivisão 1
12h10 – Competição CI (classificatória) – Adulto GAF, – salto e paralelas assimétricas – subdivisão 1
14h – Competição CI (classificatória) – Adulto GAF, – salto e paralelas assimétricas – subdivisão 2
14h20 – Competição CI (classificatória) – Adulto GAM, – solo, cavalo com alças e argolas – subdivisão 2
16h05 – Competição obrigatória infantil GAM e GAF
Sábado (23)
8h – Competição CI e CII – Adulto GAM – aparelhos salto, paralelas e barra fixa – subdivisão 1
8h10 – Competição CI e CII – Adulto GAF – aparelhos trave e solo – subdivisão 1
10h – Competição CI e CII – Adulto GAF – aparelhos trave e solo – subdivisão 2
11h50 – Premiação Individual Geral GAF Adulto
11h – Competição CI e CII – Adulto GAM – aparelhos salto, paralelas e barra fixa – subdivisão 2
13h30 – Premiação Individual Geral GAM Adulto
15h – Competição Livre Infantil GAM de GAF
Domingo (24)
8h – Final por equipes GAM Adulto
8h30 – Final por equipes GAF Adulto
13h15 – Premiação por equipes Adulto
Serviço
Campeonato Brasileiro Adulto e Infantil de Ginástica Artística
Local: Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP)
Endereço: Av. Kennedy, 1155 – Parque Anchieta – CEP: 09726-263, São Bernardo do Campo – SP.
Entrada gratuita
Fotos:
1. Equipe do Pinheiros comemora o tetracampeonato (2017)
2. Arthur Nory comemora a medalha olímpica (Jogos do RJ 2016)
Créditos: Ricardo Bufolin / CBG

