A equipe e basquete do Esporte Clube Pinheiros se despediu do Campeonato Paulista da Divisão Especial na noite deste sábado (8), quando foi superado pelo Paulistano por 78×68 (32×33 no primeiro tempo para o ECP). Agora o time do técnico David Pelosini começa a pensar na Liga Nacional, cuja estreia será no próximo dia 21, em Brasília, contra o Cerrado.
Além do Cerrado, na estreia, o Pinheiros enfrentará o outro adversário da Capital Federal, o Brasília. Nesses dois jogos, a equipe estará reforçada pelo argentino Lisandro ‘Ponti’ Rasio, um ala/pivô que irá ajudar muito com a ausência de João Fidelis em recuperação da cirurgia no tendão.
No segundo encontro no Paulistano, o Pinheiros fez um perfeito primeiro tempo. Terminou o primeiro na frente em 22×19, chegou a abrir 10 pontos no inicio do segundo período, quando fez 44×34, mas acabou não tendo consistência para segurar o jogo físico do adversário, especialmente pela falta de um companheiro para o jovem Agapy Santos.
Para o técnico David Pelosini, o Paulistano teve o mérito de fazer 2×0 na série. E agora às atenções estarão voltadas para o NBB. Estamos esperando os pivôs chegarem para definir o elenco completo e fazer uma boa campanha. O Agapy tem sido um guerreiro de pivô. O importante que o Paulista serviu muito para a equipe se preparar, o Ruivo ganhar ritmo de jogo e os jovens que tiveram minutos a mais”, analisou.

Para o baiano Jonas Buffat, outro destaque da equipe no Paulista, agora NBB. “Vamos ter reforços, jogadores importantes que irão reforçar o elenco. Sentimos por sair do Paulista, mas eles tiveram o mérito. Agora vamos trabalhar para a Liga Nacional”, completou Buffat, que marcou 11 pontos, pegou três rebotes e deu duas assistências.
O destaque do Pinheiros foi o armador Tico Faria. Ele saiu do banco para ser o cestinha da equipe com 23 pontos, além de cinco rebotes e uma assistência, inclusive acertou quatro de cinco arremessos de três pontos.
