fbpx

Vitória na raça derruba invicto e mantém o Pinheiros no Paulista de Basquete

O Pinheiros conquistou de forma heroica a classificação para a segunda fase do Campeonato Paulista Masculino de Basquete. Derrubou o, até então invicto, Paulistano por 65 a 63 neste domingo (25) no Henrique Villaboim na base da superação, após 17 pontos de desvantagem no segundo quarto. O time volta a jogar sexta-feira (30) contra o Sesi Franca em Bauru.

O Grupo C, com sede em Bauru, tem também Zapone Bauru e Osasco. Os quatro times jogam entre si de sexta a domingo. Os dois primeiros seguem às semifinais. O Grupo D, com sede no Paulistano, além do time da casa, terá São Paulo, Mogi das Cruzes e Liga Sorocabana. Na partida deste domingo, o Paulistano abriu 28 a 16 no primeiro quarto. A defesa pinheirense começou a se ajustar no segundo quarto e no terceiro, virou para 46 a 45 e manteve o jogo equilibrado até os segundos finais.

Ao final da partida, a satisfação do técnico David Pelosini e dos atletas era incontida. “Nosso sistema defensivo tem de ser nossa principal arma porque ainda não temos um time que se sustenta no ataque. Uma vitória desse porte é puro merecimento. Não deveríamos ficar de fora da segunda fase pelo que apresentamos no campeonato”, comemorou o treinador pinheirense.

Em meio ao jovem elenco, com a maioria dos jogadores recém-saídos da base, Pelosini fez questão de reconhecer o valor de um atleta em especial. “Quero parabenizar o Humberto pela pedagogia do exemplo. A partir do segundo quarto ele chamou a responsabilidade e conduziu a equipe na quadra. Esse jogo mostrou que nós podemos” enalteceu o técnico do Pinheiros.

As estatísticas dos rebotes revelam a força defensiva do Pinheiros contra o Paulistano, com quatro atletas entre os cinco mais eficientes no quesito: Teichmann (7), Wesley (6), Maicon e Munford (5). Wesley foi também o cestinha do Pinheiros com 11 pontos, seguido por Gabriel com dez e Buffat com nove. O maior pontuador da partida foi o armador Ruivo, do Paulistano, com 17 pontos.

Foto: Ricardo Bufolin / ECP