Com atletas nadando seus melhores tempos, o Clube garante mais cinco medalhas no segundo dia da competição
Rio de Janeiro (RJ) – O Pinheiros terminou o segundo dia de Maria Lenk com mais um atleta se qualificando para o Mundial de Gwangju. Caio Pumputis, que na manhã de eliminatórias já havia feito o melhor tempo dos 200m peito masculino (2:11.81), melhorou ainda mais a sua marca na disputa final, concluindo a prova sendo o campeão com 2:09.93, que é também o seu melhor tempo. O atleta atingiu o índice exigido pela FINA, que é um dos critérios para a convocação e até o final do Maria Lenk terá a confirmação se fará parte da seleção que representará o Brasil no Mundial.
Além de Pumputis, Giovana Diamante também conquistou o ouro na prova dos 100m borboleta, nadando na casa dos 58’ e fazendo o melhor tempo de sua vida. Dividindo o pódio com Giovana, Clarissa Rodrigues ficou com o bronze dos 100m borboleta. As outras conquistas do Pinheiros foram duas pratas: uma nos 200m peito feminino, com Pamela de Souza e outra nos 100m borboleta masculino, com Iago Moussalem.
Caio Pumputis que atualmente está passando uma temporada nos EUA, onde estuda e realiza parte de seus treinos, comenta o quanto isto tem influenciado para que alcance seus objetivos.
“Não dá para dizer que tudo lá é melhor ou que tudo aqui é melhor ou pior. Eu acho que o segredo é ir pegando umas coisas de lá que se encaixam aqui e as coisas daqui que se encaixam lá, tentar juntar tudo e ir vendo o que é melhor para mim, o que me faz nadar mais rápido. Mesmo estando lá, eu tenho uma base forte aqui no Brasil e um vínculo tanto com os amigos daqui, quanto com o técnico, preparador físico. Eles todos estão sempre me ajudando, sempre falo com eles, converso sobre treino, então eu acho que tem uma parcela boa dos dois lugares que me ajudaram a chegar neste resultado”.
O nadador ainda comenta que já buscava nadar na casa dos 2:09’ e que ficou feliz com a conquista desta quarta-feira (17).
“Passei um pouco mais forte do que eu esperava, mas no resultado final em acabei alcançando o 2:09’ que eu queria e fico muito feliz com isso. Com este tempo se Deus quiser eu estarei no Mundial. E se eu chegar lá, o que eu sempre falo é: passando da eliminatória o objetivo é ir buscar medalha e estar entre os três melhores do mundo”, ele completa.
Confira os resultados do Pinheiros neste 2ª dia de competição:
200 Peito Masculino
Caio Rodrigues Pumputis (2:09.93) – Ouro
200 Peito Feminino
Pamela Alencar de Souza (2:29.81) – Prata
100 Borboleta Masculino
Iago Moussalem Amaral (52.47) – Prata
100 Borboleta Feminino
Giovanna Tomanik Diamante (58.57) – Ouro
Clarissa Maria Rodrigues (59.32) – Bronze
Nesta quinta-feira (18) a partir das 9h30 serão disputadas as eliminatórias de mais cinco provas: 400m medley masculino e feminino, 100m livre masculino e feminino e os 1.500m livre feminino.
