Treinador fecha o ciclo com a conquista do Super Paulistão Infantil e deixa um legado vencedor
O dia 5 de dezembro de 2023 foi especial para Valter Costa, que após 16 anos defendendo as cores do E.C. Pinheiros, deixa o comando técnico da categoria infantil de handebol. Mais do que conquistas dentro de quadra, o treinador se notabilizou pela criação e desenvolvimento dos atletas que hoje brilham nas equipes adultas no Brasil e também no exterior. Valter Costa se despede para uma nova etapa da vida profissional.
Foram 12 anos como treinador do infantil masculino e quatro anos trabalhando com a categoria adulta. O convite veio do saudoso mestre Sérgio Hortelan, ex-coordenador da categoria, falecido em julho de 2022. “Ele foi meu professor na faculdade, fez um convite para eu estagiar e eu apresentei um projeto de análise de rendimento e, a partir deste projeto, comecei a trabalhar com as categorias adultas. No final de 2011 veio o convite para trabalhar com as categorias de base, que era algo que eu já desenvolvia fora do Clube, aceitei e sou muito grato ao Pinheiros por tudo que pude desenvolver ao longo desses 16 anos”, contou Valter.
Ao longo dessa trajetória, passaram pelas mãos de Valter atletas que brilham atualmente no cenário do Handebol. E o próprio treinador faz questão de destacar o legado de trabalhar com a base. “Não formamos só para o esporte, mas, sobretudo para a vida. Trabalharam comigo o Phillip Seifert, Enzo Adamo, o Bryan Monte, que é o maior talento e atua no Montpellier da França. Eu que trouxe ele do Rio de Janeiro e é fantástico contribuir na formação e captação desses meninos. Há outros que hoje não são atletas de handebol, mas são belos profissionais”, destacou.
Se as conquistas na formação renderam frutos para o esporte, o reconhecimento dentro das quadras também veio de forma natural. No currículo, Valter possui nove conquistas do Campeonato Paulista, três títulos Brasileiros e participação em Campeonato Pan Americano.
Deixando o Clube após mais de uma década, o treinador também deixa uma mensagem para as futuras gerações. “Que cuidem muito de nossas crianças, que é o mais importante. Os títulos não são tão significativos quanto a formação a longo prazo: Ver um atleta jogando no adulto, em alto rendimento, ou disputando Olimpíadas, representando a Seleção Brasileira, é algo fantástico. Deixo uma boa bagagem, tenho certeza que o trabalho terá continuidade e estarei na arquibancada torcendo por cada um deles”, finalizou o treinador.
Fechamento com chave de ouro
E nada como encerrar o ciclo de uma carreira vitoriosa com título. Dentro de quadra, o Pinheiros enfrentou o Herkules pela final do Super Paulistão Infantil e venceu a partida por 29×16, coroando a trajetória vencedora de Valter Costa.