As duas competições de ginástica artística serão realizadas em sequência, em Lauro de Freitas (BA), a partir desta terça (09), e em Lima, no Peru
Os pinheirenses seguem a maratona de competições nacionais e internacionais reservadas para o segundo semestre. Os atletas vêm no embalo das conquistas do Pan-Americano do Rio de Janeiro, onde garantiram vaga para o Mundial com o inédito título da equipe feminina e o segundo lugar do masculino, em julho.
Os ginastas do Pinheiros estão em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, onde disputam o Campeonato Brasileiro na Casa da Ginástica, a partir desta terça-feira, com a rotina de treinos. As competições começam na quinta-feira e seguem até domingo (14). No dia seguinte os atletas seguem para o Sul-Americano em Lima, no Peru.
“O Brasileiro é muito importante porque é preparatório para o Mundial de Liverpool, no fim de outubro, principalmente depois da conquista inédita do Pan, onde as meninas derrotaram a equipe dos Estados Unidos pela primeira vez na história e os meninos ficaram em segundo lugar. Foi marcante”, definiu o supervisor de Ginástica Artística do Pinheiros, Hilton Dichelli Jr, o Batata.
“Neste ano o Brasileiro tem um formato novo, com a somatória de dois dias de provas para definir-se os vencedores. O campeonato faz parte de um processo seletivo que teve início no Pan. O clube passa por uma transição, com muitos jovens na equipe. João Vitor, de 16 anos, por exemplo, disputa o Brasileiro Adulto pela primeira vez. Ainda temos uma longa trilha a seguir, mas o Pinheiros está no caminho certo”, assegurou Batata.
O Pinheiros terá em Lauro de Freitas, ginastas que brilharam no Pan-Americano nas categorias adulto e juvenil como, Christal Bezerra, Betariz Lima, Leonardo de Souza, Patrick Correa, Gabriela Barbosa, João Victor, Guilherme Augusto e Arthur Nory, bronze na barra fixa. Além dos treinadores, Beatriz Fragoso, Cristiano Albino e Lourenço Ritli Filho.
O tricampeão pan-americano, Francisco Barreto, o Chicão, recuperado de lesão, volta a competir no Brasileiro. Para o Sul-Americano, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), convocou as pinheirenses, Beatriz Ferreira, Luiza Trautwein, Thais Fidelis e Beatriz Fragoso (técnica). No masculino, foram chamados, Leonardo Souza, Patrick Sampaio, Diego Paes e o treinador Cristiano Albino.
Foto: Ricardo Bufolin/ECP