Uma noite pinheirense no basquete: vitória em Franca no NBB e o sub-15 é campeão

Azul e Preto tem noite iluminada no basquete. Ganhou do campeão mundial e do Corinthians

 

Uma noite história para o basquete do Esporte Clube Pinheiros. A equipe adulta, depois de três derrotas seguidas – Brasília, Paulistano e Bauru – na noite desta terça-feira (13) foi até Franca e obteve uma vitória história sobre o Sesi/Franca. O jogo foi disputado no ginásio Pedrocão e o Azul e Preto não se intimidou com a torcida e muito menos com o atual campeão mundial: vitória por 88 a 55 (52 a 40 no primeiro tempo, em jogo válido pela quarta rodada da Liga Nacional de Basquete (NBB).

A outra grande vitória pinheirense foi no Campeonato Paulista da Grande São Paulo, na categoria sub-15. Depois de ter perdido o Paulista do ano passado e o CBI neste ano, veio a desforra em casa. Ganhou do Corinthians e conquistou o título. Agora, o Azul e Preto vai disputar o Estadual.

O francano Adyel Borges marcou 11 pontos, pegou cinco rebotes e deu cinco assistências na vitória do ECP em Franca. Foto – Marcos Limonti/SFB

O JOGO

No jogo de Franca, os guerreiros do técnico David Pelosini encararam o campeão mundial com garra e sabedoria. Mesmo perdendo o primeiro período por 29 a 21, a equipe pinheirense teve um segundo período mágico. Fez 31 a 12, encerrando o primeiro tempo com 12 pontos na frente: 52 a 40.

Com a fanática torcida empurrando a equipe, Franca reagiu no terceiro período, mesmo assim, com a inteligência dos armadores – Ruivo Adyel e Tico – e os bons momentos ofensivos de Jimmy, Aguerre e Agapy, o Pinheiros ainda conseguiu fazer uma parcial de 21 a 20.

QUARTO PERÍODO

O jovem Agapy mostrou mais uma vez muita garra e determinação defensiva. Foto – Marcos Limonti/SBF

As emoções maiores do jogo ficaram para o quarto e decisivo período. Franca reagiu, chegando a fazer uma parcial de 17 a 5, faltando 1´36, quando o placar era 84 a 81 para o ECP.  Franca chegou a fazer mais dois pontos, aumentando a pressão sobre o jovem time do Pinheiros. Faltando 11 segundos, o argentino Federico Aguerre, com a frieza e categoria, acertou dois lances livres e decretando a vitória do Azul e Preto por 88 a 85.

Muito feliz com o comportamento e determinação da equipe, o técnico David Pelosini só tinha elogios ao grupo. “Essa vitória é muito importante e simbólica para nós. Nosso grupo acredita no processo de desenvolvimento diário, luta muito dia a dia e tem algumas peças no elenco que precisam de um carinho especial. E o processo é lento, nós não conseguimos do dia para noite transformar certas estruturas. Então, vencer pela segunda vez na temporada o campeão do mundo, na capital do basquete brasileiro é, como foi citou a pouco, histórico. União do time nas dificuldades é sem dúvidas o fator determinante nesse resultado em Franca. Orgulho Pinheirense”, disse o treinador do ECP.

JIMMY, MONSTRO

Uma atuação espetacular do melhor do NBB: 26 pontos., sete rebotes, quatro assistências e três bolas recuperadas. Foto – Marcos Limonti/SBF

O grande destaque ofensivo do Pinheiros foi o ala Jimmy Dreher, com 26 pontos, mais sete rebotes, 4 assistências e três bolas recuperadas. Jogaram e marcaram para o Pinheiros: Tico Faria (10 pts, 3 reb e 3 asist), Adyel Borges (11 pts, 5 reb e 5 asist), Felipe Ruivo (15 pts, 2 reb e 2 rec), Enrico (9 pts e 2 reb), Aguerre (6 pts, 4 reb e 1 asist), Ponti Rasio (3 pts. 4 reb e 4 asist) e Agapy (3 pts e 2 reb). A equipe apanhou 33 rebotes, 9 de ataque, contra 31 e 6 de ataque do time francano.

Resultados

Cerrado Basquete 62×69 EC Pinheiros

BRB/Brasília 94×76 EC Pinheiros

EC Pinheiros 68×72 Paulistano

Bauru Basquete 74 x 70 EC Pinheiros

Franca Basquete 85x 88 EC Pinheiros

PRÓXIMOS JOGOS

17/11, 20 horas – EC Pinheiros x São Paulo FC

21/11, 19h30 – Fortaleza x EC Pinheiros

23/11, 19h30 – UFC x EC Pinheiros

 

SUB-15 CAMPEÃO

A equipe sub-15 do Pinheiros derrotou o Corinthians na final do Campeonato Paulista da Grande São Paulo e conquistou o título de 2023. A final aconteceu na noite desta segunda-feira (13),. No ginásio Azul, com o Clube vencendo por 86 a 80 (39 a 34 no primeiro tempo).

Para chegar à final do quadrangular, o Pinheiros havia vencido o Paulistano no sábado por 81 a 50. E fez a grande final mais esperada do ano. Afinal de contas, no sub-14, deu Corinthians e no último CBI sub-15, no Rio, deu Corinthians novamente.

A equipe sub-15 do Pinheiros conquista o título da Grande São Paulo. Foro – Divulgação/ECP

No jogo desta segunda-feira, a técnica Thelma Tavernari completou mais um ciclo de vitórias e conquistas. Foi o 115º título dela na carreira, o mais vitorioso de todos os técnicos da base no basquete brasileiro.

Antônio Ferraro foi eleito o MVP das finais – o mais valioso jogador – enquanto que Matheus Nascimento foi eleito o melhor ala/armador e João Marcelo, melhor pivô.

Antônio Ferraro, MVP e João Marcelo, melhor pivô, com o troféu de campeão. Foto – Federados

Jogaram e marcaram para o Pinheiros (campeão sub-15) – Felipe, Vinicius, Matheus Nascimento (7), Bruno Pasqua (3), Antônio Ferraro (16), Roberto  (17), João Vitor (4), Andreoli, Athos Contigio (17), João Marcelo (13), Manoel Carneiro e Guilherme (7).


Nosso site utiliza cookies para personalizar sua experiência e ao navegar você aceita o uso deles. Saiba mais em nossa política de privacidade.