Uma campanha gloriosa dos meninos do futebol do E.C. Pinheiros na Finlândia e Suécia

A campanha das equipes, gols e as delegações da excursão dos meninos do ECP

O ECP levou dois times de meninos para disputar os tradicionais Helsinki Cup, na Finlândia, e a Gothia Cup, na Suécia. Em Helsinki disputaram campeonato com 49 times. O Pinheiros White alcançou a fase das oitavas de final e o Pinheiros Blue ficou em 3º lugar, em Gothia, a categoria sub-15 teve 262 equipes, de 29 países diferentes, a maior entre as 26 categorias.

E.C. Pinheiros White

O Pinheiros White alcançou a fase 1/64 de finais, com 2 vitórias, um empate e uma derrota, enfrentando 3 equipes suecas e um time mexicano.
Estreou vencendo o Västerhaninge IF por 7 x0, com gols de Rafa Costa (2), Pedro Nogueira, Pedro Cepeda, Antonio Fantozzi, Jonah Reade e Antonio Mello. Na sequência empatou com o Hässleholms IF 2 por 3×3, com gols de Pedro Nogueira, LG e Rafa Costa.

Mereb, goleiro do ECP – foto: Ruas Midia

Fechando a fase de grupos, venceu por 1×0 o Hovås-Billdal IF, gol do artilheiro Rafa Costa.

Com o segundo lugar do grupo, pelo saldo de gols, classificou-se para Chave Ouro, enfrentando os mexicanos do Nido Valle Dorado. Em jogo definido nos acréscimos, foram vencidos por 1-3. O time do Pinheiros White teve os goleiros Antonio Leite Cesar (Toni) e Enrico Paciléo Naufel. Nas posições de linha teve André da Rocha Azevedo Mattos (Deco), Antonio Del Fiol V. De Mello, Antonio Giuzio Fantozzi, Arthur Wagner (Tuca), Gustavo S.Prado (Alemão), João Augusto Gabriades Vieira Gouveia, João Machado Pizzinatto, Jonah Francis Reade, Lucas Prado Fernandes Cardozo (Bitelê), Luis Gabriel Piraino Sansiviero (LG), Marcio Macedo Farias (Marcinho), Marcos Zeferino, Pedro Gomes Cepeda (capitão), Pedro Martins Nogueira, Pedro Petreche Almendro, Rafael Madueira Costa (Rafa Costa).

No saldo dos dois campeonatos, fez 11 jogos, marcou 48 gols e sofreu apenas oito.

E.C. Pinheiros blue

O Pinheiros Blue estreou contra o Hammarby IF FF 1, e venceu por 1×0, com gol de Andreoli. No segundo jogo, venceu o Öjeby IF/Infjärdens SK IBFF por 4×0 com gols de Bove (2), Pedro Saguas e Pedro Barbosa. O terceiro jogo da fase de grupos foi contra os portugueses do ADC Proença-a-Nova, que venceram por 1×0 com gol de falta de Fifi.

Dedé e Saguas, Pinheiros blue – foto: Ruas Midia

Com o primeiro lugar do grupo, avançou para Chave Ouro, e na fase eliminatória 1/64 de final, enfrentou o Stange Sportsklubb da Noruega, vencendo por 6×1, com gols de Saguas, Bove (2), Arthur, Ale Marino, Andreoli. Na quinta-feira, 20 de julho, na SKF Arena, enfrentou o Oppsal IF (Noruega) e, após empate em 0x0, venceu nos pênaltis, com grande presença do goleiro Mereb que defendeu duas cobranças.

No mesmo dia, enfrentou o USCH do Marrocos. Mereb, fez pelo menos quatro defesas milagrosas. No finalzinho da partida, Saguas, na raça, fez o gol do Pinheiros que rendeu classificação para as oitavas de final.

Na sexta-feira, pela manhã, venceu o RC Lens London (Inglaterra), por 2×0, dois gols de Dedé garantindo lugar nas quartas de final. No início da tarde de sexta, enfrentou o IFL Uddevalla2 (Suécia), e em jogo equilibrado e quente acabou derrotado por 0x1, encerrando sua jornada nos campos da Escandinávia, em que fez 16 jogos, marcou 58 gols e sofreu apenas três.

O time do Pinheiros Blue teve Guilherme Soares C. Mereb (goleiro), Alexandre Lima de O. Marino (Ale), Andre Rovai Rittes O. Silva (Dedé), Antônio Giovanni Refinetti, Arthur Labate Lopes Ribeiro, Eduardo Schuartz Bove, Enzo Mirabello Muraro, Felipe F. Von Bernuth, Filipe Salomão de Almeida (Fifi), Francisco Loureiro (Chico), Gustavo Cruz Andreoli, Gustavo Forte Meckien, João Heitmann Taunay Ferreira, Luiz Neves Reali Fragoso (capitão), Pedro Baccaro Kalil, Pedro Galvani Barbosa, Pedro Rubim Saguas e Rafael Abla Rossetti (Rafinha).

A comissão técnica foi composta pelos Professores Victor Hugo Mattia (Pinheiros White), Felipe Talharo Sant’Ana (Pinheiros Blue), os assistentes Leandro Cavassani e Raul Cardoso e o patrono Gil Rossetti, diretor de relações institucionais do ECP.

Foto: Ruas Midia

O Presidente Carlinhos Brazolin, após o fim da campanha, enviou mensagem para os atletas. “Queridos amiguinhos, o esporte é isto. Calor, suor, raça e muita dedicação. Vocês deram o melhor. Na cabeça, o melhor não foi suficiente. Mentira! Hoje vocês estão em lágrimas, e aposto que estão se perguntando, por quê? Porque nas derrotas, crescemos. Vamos todos levantar a cabeça e seguir dando o melhor. O Pinheiros está muito orgulhoso de todos vocês”.

Em 2024, o Pinheiros estará de volta aos torneios da Escandinávia, mantendo viva essa tradição iniciada há mais de 40 anos, de representar com orgulho e alegria o Azul, Preto e Branco do nosso clube.