Com Marcelo Chierighini fazendo o 3º e Breno Correia o 5º melhor tempo do Mundo nos 100m livre, o Pinheiros contou com pódio exclusivo na prova e levará quatro atletas para o rev 4×100 de Gwangju
Rio de Janeiro (RJ) – A noite de quinta-feira (18) foi marcada pela belíssima atuação dos atletas do Pinheiros na prova dos 100m livre masculino. Nas eliminatórias realizadas na parte da manhã, já foi possível sentir qual seria o nível das finais, com Marcelo Chierighini fazendo o quinto melhor tempo do Mundo (48.11) e o Pinheiros classificando ele e outros três atletas para disputar medalhas: Breno Correia, Pedro Spajari e Gabriel Santos. E foram exatamente estes quatro atletas que encerram o terceiro dia de competições garantindo mais um revezamento do Brasil no Mundial de Gwangju, que acontecerá em setembro.
Chierighini melhorou ainda mais o seu tempo, conseguindo baixar para a casa dos 47’, feito do qual tentava desde 2013. Finalizando a prova em 47s68, ele não só foi o campeão, como fez o terceiro melhor tempo do Mundo e garantiu sua participação nos 100m livre do Mundial e ajudou a classificar também o revezamento 4x100m. A noite parecia estar reservada para os pinheirenses, que completaram o pódio com a prata e o quinto melhor tempo do Mundo, de Breno e o bronze de Spajari. Gabriel não subiu no pódio, mas fez o quarto melhor tempo do dia (48.53), se qualificando para completar o revezamento.
“Esta prova foi uma mistura de sensações. Eu estava tentando fazer 47’ desde 2013, vinha trabalhando para baixar. Mudei de técnico duas vezes, voltei para o Brasil, vim treinar com o Albertinho, com um programa novo, a molecada mais nova vindo com tudo, era uma série de pressão que eu estava sentindo, inclusive em representar a galera mais veterana. Parece que ainda não caiu a ficha, estou muito feliz, mas estou mais feliz ainda pelos meus companheiros de treino. A gente fechou o revezamento do Clube e sinceramente eu sei que todo mundo quer disputar a prova individual, mas de verdade nadar do lado destes caras aqui é uma honra enorme”, comemora o campeão dos 100m livre.
Breno que já havia conquistado a vaga no revezamento 4x200m e também na prova individual dos 200m livre, é o mais jovem do grupo e o único atleta até o momento, em todo o Campeonato, que com o novo resultado já garantiu presença em dois revezamentos e duas provas individuais (revezamentos 4x200m, 4x100m; 200m livre e 100m livre).
“É uma honra estar na seleção mais uma vez. Já ter garantido a vaga nos 200m me ajudou bastante, acho que eu fui o cara que foi para o bloco mais tranquilo na prova de hoje. Sabia que eu tinha que fazer alguns ajustes em relação a manhã e já tinha sido o meu melhor tempo nas eliminatórias. Saio muito satisfeito, não só por ter conseguido a vaga, mas também por ter feito estes ajustes e ter garantido mais uma vaga em revezamento. Acredito que é mérito todo do nosso técnico Albertinho e acho que ele está muito satisfeito pelos quatro atletas dele compondo este revezamento”, avalia Breno.
Spajari e Gabriel também reforçam o lado positivo de ter um revezamento totalmente pinheirense no Mundial e acreditam que a equipe tem tudo para representar bem o país na competição.
“Nós estávamos brigando para pegar este revezamento, nos treinamentos já vínhamos focando nisso e agora não vai ter para ninguém. A gente quer levar o nome do Brasil entre os melhores do mundo, chegar nas Olimpíadas de 2020 e mostrar que nós podemos. A gente vem mostrando isso a cada competição, estamos aprimorando cada vez mais a nossa técnica”, comenta Spajari.
Gabriel também completa, “natação é um esporte individual e lidar com isso na prática diariamente é muito difícil, mas acho que nós estamos conseguindo levar as coisas pelo lado positivo. Estamos evoluindo um com o outro diariamente, não ficamos na zona de conforto. A gente vem colocando o Brasil no pódio desde 2017, então nós queremos este ano: no Mundial e Pan-Americano, manter este nível e em 2020 chegar como favorito mesmo, nós não temos medo disso. Temos o Marcelo que é um pouco mais experiente, eu vim em 2016, o Pedro no ano passado, o Breno entrou agora, então eu acho que tem tudo para dar certo. É uma geração que vem junto e está crescendo junto”.
Além do pódio triplo pinheirense na prova dos 100m livre, o Clube conquistou uma prata com Larissa Oliveira na versão feminina da prova, um bronze de Florência Perotti nos 400m medley feminino e uma prata com Leonardo Santos no masculino. Nos 1.500m livre a argentina Delfina, que faz parte de equipe nesta competição, também conquistou um ouro e o recorde brasileiro. Mas por não ser do país, a marca não foi homologada, apenas contabilizou pontos para o Clube. Também foi dia de revezamentos 4x200m, com o masculino conquistando um ouro e o recorde de campeonato e o feminino a prata.
Confira os resultados do Pinheiros neste 3ª dia de competição:
400m Medley Feminino
Florência Perotti (4:44.68) – Bronze
400m Medley Masculino
Leonardo Coelho Santos (4:17.98) – Prata
100m Livre Feminino
Larissa Martins Oliveira (54.59) – Prata
100m Livre Masculino
Marcelo Chierighini (47.68) – Ouro
Breno M. Correia (48.11) – Prata
Pedro Henrique Silva Spajari (48.34) – Bronze
1.500m Livre Feminino
Delfina Narella Pignatiello (16:15.20) – Ouro e Recorde Brasileiro
Revezamento 4x200m Livre Masculino
Luiz Altamir, Felipe Souza, Leonardo Santos, Breno Correia (7:09.81) – Ouro e Recorde de Campeonato
Revezamento 4x200m Livre Feminino
Florência Perotti, Manuella Lyrio, Delfina Pignatiello, Larissa Oliveira (8:04.68) – Prata
Nesta sexta-feira (19) a partir das 9h30 o Pinheiros disputará as eliminatórias de mais quatro provas: 200m borboleta masculino e feminino, 100m peito masculino e feminino, além dos revezamentos 4x100m livre que acontecem na etapa da tarde.
Créditos das Fotos: Ricardo Bufolin / ECP
