O atleta paraolímpico do Esporte Clube Pinheiros, João Vitor Horemans, de 21 anos, brilhou no fim de semana (9 e 10/7) ao conquistar a medalha de prata na prova dos 100m com o tempo de 14s86 no Meeting Paralímpico de Campo Grande (MS), no Parque Olímpico. Com paralisia parcial do lado esquerdo, João Vitor competiu na categoria T37.

“A medalha foi muito importante. Eu sabia que tinha potencial e por isso fui bem tranquilo. Além de contribuir com o Pinheiros, quero ajudar o atletismo a ganhar mais espaço, a exemplo de outras modalidades”, afirma o atleta associado ao Pinheiros e que competiu oficialmente pela primeira vez. O corredor local, Patryk Silva, de 28 anos, venceu a prova com 13s54; Robson Barbosa foi o terceiro com 14s97.
O projeto paralímpico é conduzido pela treinadora Karem Borges, que até há pouco tempo representava o clube na ginástica artística e no atletismo, com vitórias na prova de salto com vara no Troféu Brasil. “Chegamos a Campo Grande na véspera, para que o João fosse classificado conforme a deficiência física. A partir desta competição, em que foi feita a avaliação funcional, ele poderá disputar outros campeonatos realizados pelo CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro”, destaca Karem.

A entusiasta treinadora iniciou o projeto em 2013 com apenas cinco alunos. “Procurei fazer uma integração com o CAD – Centro de Aprendizado Desportivo e fui conquistando as crianças e mostrando a elas que o atletismo é muito divertido. Hoje, ver a evolução dos atletas traz mais satisfação do que vencer uma prova, pessoalmente”, exalta Karem, com emoção.
A perseverança da técnica rendeu frutos. Hoje, os treinos contam com 90 atletas, todos associados do Pinheiros. João Vitor treina com Karem desde 2016, incluindo-se as atividades por Zoom durante a pandemia. O Meeting de Campo Grande foi o primeiro de 2022 do CPB. Até o fim do ano serão 18 etapas, sempre com as modalidades atletismo e natação. A próxima será em 20 de agosto em Macapá (AP) e a última está prevista para dezembro, em São Paulo.
Fotos: Alê Cabral / CPB e ECP / Divulgação
