Pinheiros é superado pelo Vasco e dá adeus a Liga Nacional de Basquete – 2023-24

Azul e Preto já pensa na próxima temporada

 

A equipe de basquete do Esporte Clube Pinheiros deu adeus a Liga Nacional NBB´Caixa 2023-24. O time dirigido pelo técnico David Pelosini viajou para o Rio de Janeiro precisando vencer a segunda partida para forçar um terceiro encontro no domingo (28). No entanto, jogando nesta sexta-feira (26) em São Januário, acabou sendo derrotado pelo Vasco da Gama por 85 a 70  (41 a 25), com o time carioca fechando a série em 2 a 0.

Agora, o Azul e Preto já pensa na temporada 2024/25, onde vários jovens valores já estão preparados e que irão disputar a Liga de Desenvolvimento a partir do dia 20 de junho.

No jogo desta sexta-feira, o time não conseguiu equilíbrio defensivo e também ofensivo. Foi dominado pelo Vasco da Gama que fez 26 a 17 no primeiro período e 15 a 8, o pior de todos períodos do Azul e Preto, fechando o primeiro tempo em 41 a 25.

Quando era de se esperar uma forte reação do Azul e Preto no terceiro período, foi o Vasco que manteve a boa defesa e um ataque efetivo para fazer uma parcial de 20 a 15. O quarto período foi o melhor do Pinheiros. Chegou a vencer o período com uma parcial de 30 a 24, mas não evitou a derrota por 15 pontos na soma dos quatro períodos: 85 a 70.

O armador Felipe Ruivo, com 14 assistências e 11 pontos, principal destaque do Pinheiros. Foto: Maurício Almeida/Vasco da Gama

Mais uma vez uma grande atuação do armador Felipe Ruivo, com 14 assistências, mais 11 pontos e dois rebotes. Jimmy Dreher foi o cestinha do ECP com 17 pontos, 4 rebotes e uma assistência. Outro destaque foi o pivô Paulinho Scheuer, com 16 pontos dois rebotes e duas assistências. O ex-pinheirense Eugeniusz, com 27 pontos foi o cestinha do Vasco e do Jogo.

O técnico David Pelosini não terminou a temporada como queria, mas só tinha elogios aos jogadores: “Uma temporada rica de aprendizado, experiência, limitações, dificuldades, desafios e superações. Uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. A temporada passada nos destacamos no cenário nacional no tocante ao resultado final e, como consequência, perdemos nossos principais jogadores. Sabíamos que seria difícil recomeçar, com uma montagem tardia, porém, passo a passo, fomos reconstruindo nosso caminho. O NBB é uma competição de alto nível e um time jovem como o nosso teve oportunidade de aprender e se desenvolver, e isso sempre será, para mim, motivo de orgulho, independente da classificação final. Entregamos tudo em todos os treinos e jogos. Finalizamos o campeonato mais fortalecidos. Sou grato pela confiança, entrega, compromisso e empenho de cada integrante da equipe”, completou o treinador do ECP.

“Foi uma temporada dwe muitos altos e baixos, acabamos saindo precocemente, mas vontade e didicação nunca faltaram”, disse o capitão Felipe Ruivo, logo depois da partida.

 

Série melhor de três – playoff

 

Jogo 1 – Dia 20 – EC Pinheiros 56 x 64 Vasco da Gama

Jogo 2 – Dia 26Vasco da Ga – ma 85×70 EC Pinheiros