fbpx

Squash: uma modalidade completa

Se fizéssemos a pergunta: qual o esporte mais completo de todos, qual seria sua resposta?

Provavelmente passaria pela sua cabeça o nome de várias modalidades. No entanto, a resposta é Squash, uma modalidade pouco conhecida entre a grande maioria. Trata-se de um esporte que inicialmente originou-se nas prisões inglesas lá no século XIX, mas depois passou por algumas modificações passando a ser praticado nos moldes com os quais são praticados hoje, utilizando-se de uma raquete e bolinha em uma sala medindo aproximadamente 9×6 m, onde são utilizadas as quatro paredes.

De acordo com uma matéria publicada pela Revista Americana Forbes (2003) o Squash é um dos melhores esportes para se praticar pensando em saúde e bem-estar, por reunir os quatro componentes básicos da preparação física: resistência cardiorrespiratória, força muscular, resistência muscular e flexibilidade.

No Pinheiros a modalidade teve seus primeiros indícios desde 1982 e atualmente, entre os praticantes e jogadores, o Clube possuiu cerca de 120 pessoas. Vale ressaltar que o melhor brasileiro no ranking mundial, há quatro anos, é pinheirense. Diego Gobbi, é o representante do Clube no alto rendimento e entre seus principais títulos, é Campeão Brasileiro Juvenil, Sul-Americano Juvenil e Brasileiro Adulto (2018 – Torneio realizado no ECP).


Diego Gobbi
O atleta Diego Gobbi (25) começou a praticar Squash aos 11 anos, por influência do irmão do meio, Sabino, que já jogava profissionalmente e na época também dava aulas. “Meu irmão me convidou para jogar e desde então não parei mais. São mais de 14 anos no Squash, sendo sete deles profissionalmente”, comenta o jogador.
Diego reforça os benefícios que o Squash pode oferecer e conta que gosta desde o processo da preparação, até a parte da competição em si. “É um esporte extremamente dinâmico e de uma grande queima calórica. Acho que esse desafio físico, misturado com a diversão que ele proporciona foi o que me chamou atenção. Hoje o Squash é minha profissão e aquilo que mais amo”.

O Squash ainda não é uma modalidade olímpica, porém está entre a lista de esportes que disputam os Jogos Pan-americanos. E assim como boa parte dos atletas que tiveram que adaptar as suas rotinas durante o ano de 2020, devido a pandemia, Diego Gobbi também espera conseguir retornar para os seus objetivos com o foco total este ano. “Os objetivos são claros e variam de acordo com a temporada e evolução. As metas deste ano são: ser campeão brasileiro novamente, estar entre os convocados para a seleção brasileira e alcançar o top 100 no ranking mundial”.

 

Squash no Pinheiros
Estrutura: Ginásio com 3 quadras; bicicletas para aquecimento; área para descanso.
Horários: Segunda a sexta-feira, 7h às 22h; sábado, domingo e feriado, 8h às 20h.