O Distintivo Esportivo Alemão (DEA) é uma honraria concedida pelo Comitê Olímpico Alemão (DSOB). É uma importante certificação concedida a atletas amadores, fora do âmbito de competições oficiais, atestando um desempenho físico acima da média.
Pode ser obtido na Alemanha como no exterior por pessoas de qualquer nacionalidade e consiste de um certificado e de um pin dourado que pode ser ostentado na lapela.
Os atletas são divididos em grupos etários, valendo a idade da pessoa em 31 de dezembro do ano em que fizer a prova. Os grupos variam de 5 em 5 anos, salvo a primeira faixa, que vai de 18 a 19 anos.
O desempenho é orientado pelas capacidades motoras básicas em quatro grupos:
Resistência: corrida ou natação
Força: medicin-ball, arremesso de peso ou salto em distância parado.
Velocidade: natação ou corrida.
Coordenação: salto em altura, salto em distância, bola com alça ou pular corda
Para cada prova existem índices a serem atingidos, que tem 3 graus de dificuldade: bronze, prata e ouro. Clique aqui para consultar os índices.
Independente dos grupos é necessário comprovar que sabe nadar, bastando nadar 25m, caso tenha optado por corrida nas provas de resistência e velocidade.
Para cada bronze conquistado, o atleta ganha 1 ponto, cada prata 2 pontos e cada ouro 3 pontos. Quem conseguir de 4 a 7 pontos ganha o certificado de bronze, com 8 a 10 pontos, prata e 11 ou 12 pontos, ouro.
Os resultados são informados para a Alemanha, que envia os certificados e os pins, entregues aos atletas em cerimônia oficial de premiação no clube, no final do 1º semestre do ano seguinte.