Rumo ao hexa, Pinheiros domina revezamento no Troféu Brasil

Equipe masculina foi absoluta no 4 x 100m no Ibirapuera (SP), mantendo a hegemonia da prova rumo ao hexacampeonato da competição  

 

O Pinheiros manteve a tradição de vencer os 4 x 100m no 40º Troféu Brasil de Atletismo, principal competição entre clubes da América Latina, que segue até este domingo (13) no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Lucas Marcelino, Jorge Vides, Derick de Souza e Paulo André correram a prova em 39s41, acima dos 38s39 estabelecidos pelo clube como recorde do torneio em 2018, em Bragança Paulista.

No pentacampeonato conquistado de 2016 a 2020, tem sido característica do clube ganhar o revezamento. A equipe deste ano contou com três campeões mundiais pelo Brasil, título conquistado em 2019 em Yokohama, Japão, por vantagem de apenas dois centésimos de segundo sobre o time norte-americano. Paulo André, Derick e Jorge estavam na pista.

Os três devem compor a equipe olímpica no Japão. Paulo André já está garantido, Lucas é o promissor novato da equipe, enquanto Derick e Jorge estão acumulando pontos no ranking para que o Pinheiros seja 75% da equipe brasileira em Tóquio. “Corremos para ganhar a prova, sem nos preocuparmos com o tempo”, revelou Jorge Vides.

O entrosamento entre atletas de um mesmo clube pode fazer a diferença em uma prova de revezamento. “Eu e o Derick treinamos juntos há dez anos, desde que morávamos no Rio de Janeiro. Conhecemos bem o posicionamento das mãos, o que facilita a passagem do bastão e reduz eventuais riscos”, afirmou Jorge.

De olhos fechados – Com a vaga do País assegurada para o 4 x 100m em Tóquio desde 2020, o revezamento recebeu atenção redobrada nos treinos. “Passamos dois meses no Centro de Treinamento de Chula Vista, na Califórnia (EUA) com foco no revezamento. Faço exercícios com Paulo André de passagem de bastão com olhos fechados para aprimorarmos o movimento”, destacou Derick.

A possibilidade de competir por uma equipe praticamente pinheirense nos Jogos Olímpicos, empolga os atletas. “Sabemos da grandeza do Pinheiros na América do Sul. A oportunidade que o clube nos oferece para representá-lo nas competições internacionais, é motivo de orgulho para nós”, enalteceu Derick. Outro atleta cotado para integrar o revezamento em Tóquio, é Felipe dos Santos, do Sesi-SP, vice-campeão dos 100m no Troféu Brasil Loterias Caixa, atrás de Paulo André.

Na contagem parcial deste sábado, o atual pentacampeão Pinheiros liderava com 232, à frente de Orcampi (SP) com 109 e CT Maranhão com 101. Já estão classificados para Tóquio os seguintes atletas do Pinheiros que competem no Troféu Brasil: Darlan Romani (arremesso do peso), Paulo André (100m), Vitória Cristina (200m) e Augusto Dutra (salto com vara). O Brasil tem 23 atletas classificados, sendo dez pinheirenses.

O atletismo do Pinheiros tem os apoios de Unilever, Omo Sports, Unip, 3M, Performance Nutrition, CBC – Comitê Brasileiro de Clubes, Lei de Incentivo ao Esporte, Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania.

 

1 – Paulo André arranca para a vitória

2 – Passagem do bastão de Derick para Paulo André

 

Imagens: Wagner Carmo / CBAt