A Revista Pinheiros preparou uma série de animações a histórias educativas.
Conheça 16 opções para reunir (ao mesmo tempo) a família no sofá.
Ficar em casa assistindo a séries e filmes tem sido um dos passatempos mais procurados pelas famílias no período de isolamento social. Para ajudar na programação, fizemos uma seleção de produções nacionais e internacionais que vai levar todo mundo para a frente da telinha com um balde de pipoca.
Filmes
Disponível no YouTube (para aluguel) e no Google Play Lançamento: 2017
Duração: 96 minutos Direção: Daniel Rezende Elenco: Giulia Benite, Kevin Vechiatto e
Laura Rauseo Gênero: Aventura País de origem: Brasil Classificação: 6 anos
O universo de Mauricio de Sousa vai entrar nas casas dos associados com este filme sobre a turminha que há 30 anos é a mais famosa do Brasil. No lugar de animação, o formato é, pela primeira vez, em live-action, com atores interpretando os amigos Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão. Um dos destaques do filme é a direção de arte, que conseguiu transportar a ambientação dos gibis para a
produção cinematográfica.
Logo nas primeiras cenas surgem no público diversas memórias afetivas
do tempo em que todos liam a história
em quadrinhos.
Disponível na Amazon Prime Video, no YouTube (para aluguel) e no Google Play
Lançamento: 2012 Duração: 102 minutos Direção: Stephen Chbosky
Elenco: Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller Gênero: Comédia dramática/Romance
País de origem: Estados Unidos Classificação: 14 anos
Charlie é um jovem tímido que se esconde em seu próprio mundo e tem dificuldade para interagir em sua nova escola, sentindo-se deslocado
no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si, até o dia em que dois amigos, Patrick e Sam, o recebem em seu mundo à parte dos mais populares da escola. Embora esteja feliz nessa nova fase, o protagonista não esquece as tristezas do passado, que têm origem em uma chocante revelação.
Disponível na Netflix Lançamento: 2013 Duração: 137 minutos
Direção: Isao Takahata Dublagem: Flora Paulita, Cecília Lemes e José Carlos Guerra
Gênero: Animação/Drama/Fantasia País de origem: Japão Classificação livre
Assistir a essa obra-prima cinematográfica do Japão traz ensinamentos sobre a cultura oriental. Baseada no conto popular japonês O corte do bambu, a animação segue a história da princesa Kaguya, bem como seus pensamentos e sentimentos, em um filme delicado que dá voz a uma personagem feminina forte e destemida (uma das marcas do Studio Ghibli). O filme levanta discussões relacionadas à ganância, ao apego ao material, à relação do ser humano com a natureza e à importância da força e da voz feminina em uma sociedade patriarcal.
Disponível na Netflix, no YouTube (para aluguel) e no Google Play Lançamento: 2018
Duração: 103 minutos Direção: Paul King Elenco: Hugh Grant, Sally Hawkins
e Brendan Gleeson Dublagem: Bruno Gagliasso, Márcio Garcia e Henrique Fogaça
Gênero: Animação/Comédia Países de origem: Reino Unido e França Classificação livre
O urso mais fofo de Londres decide comprar um livro de presente para o aniversário de 100 anos de sua querida tia Lucy, e encontra o título
perfeito no antiquário do Sr. Gruber, em 3d, com os principais pontos turísticos da capital inglesa. Porém ele não é o único a se interessar pela obra literária: Phoenix Buchanan, um ator fracassado, também quer essa raridade, pois sabe que o livro é, na verdade, um mapa do tesouro. O filme tem recursos de animação e também personagens reais, em uma produção de arte ao mesmo tempo lúdica e interessante.
Disponível na Netflix, no YouTube (para aluguel) e no Google Play Lançamento: 2013
Duração: 90 minutos Direção: Alfonso Cuarón Elenco: Sandra Bullock, George Clooney
e Ed Harris Gênero: Suspense/Aventura Países de origem: Estados Unidos e Reino Unido
Classificação: 12 anos
“Viajar” para o espaço com Sandra Bullock e George Clooney é uma boa pedida nesta quarentena. Os atores interpretam os astronautas Ryan Stone e Matt Kowalski, que estão em uma missão para consertar o telescópio Hubble na órbita terrestre, a 600 quilômetros de altura. A jornada, porém, não ocorre tão bem como se esperava. Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite.
Sem qualquer apoio da base terrestre da Nasa, os astronautas precisam encontrar um meio de sobreviver a um ambiente inóspito para a vida
humana até conseguirem voltar à Terra.
Disponível na Netflix Lançamento: 2020 Duração: 96 minutos
Direção: César Rodrigues Elenco: Larissa Manoela, Erasmo Carlos e Danielle Ornela
Gênero: Comédia dramática País de origem: Brasil Classificação: 10 anos
Ana, interpretada por Larissa Manoela (ícone do público infantojuvenil), é uma estudante de moda que deseja se tornar uma estilista de sucesso. Ao receber uma proposta de uma marca renomada, porém, larga a faculdade e se torna influenciadora digital. O trabalho, que parecia incrível, vai ficando cada vez mais nocivo para a jovem, que sofre um acidente de carro por estar prestando atenção no celular.
Ao colocar o celular no modo avião e viver outras aventuras na casa de seu avô Germano, a protagonista mergulha em um processo de autoconhecimento, aproximando-se de sua família e de si mesma.
Disponível na Netflix Lançamento: 2009 Duração: 91 minutos
Direção: Laurent Tirard Elenco: Sandrine Kiberlain, Valérie Lemercier e Michel Duchaussoy
Gênero: Família/Comédia Países de origem: França e Bélgica Classificação livre
Nicolau leva uma vida tranquila, com pais amorosos e amigos divertidos. Um dia, porém, escuta uma conversa entre os pais e acredita que sua mãe está grávida. Ele entra em pânico, pois acha que quando o bebê nascer não receberá mais atenção e será abandonado na floresta. O filme franco-belga é inspirado no clássico homônimo da literatura francesa, publicado por Jean-Jacques Sempé e René Goscinny em 1959.
Com toques de nostalgia e da pureza das crianças, o público tem acesso a dois pontos de vista sobre a questão central da trama, o dos adultos e o das crianças, e ambos se entrelaçam em um enredo muito divertido.
Disponível na Netflix, no YouTube (para aluguel) e no Google Play Lançamento: 2017
Duração: 90 minutos Direção: Eric Summer e Eric Warin Dublagem: Mel Maia, Yago Machado e Adriana Torres Gênero: Animação Países de origem: França e Canadá
Classificação livre
“Esta menina tão pequenina quer ser bailarina”: o trecho do poema de Cecília Meireles resume a história da animação dirigida por Eric Summer e Eric Warin. A protagonista é uma sonhadora menina órfã chamada Felicie, que, em 1869, foge para Paris escondida nas mercadorias de um trem, em busca do sonho de estudar dança na Grand Opera, melhor escola de balé da França.
O filme mostra que é preciso coragem para seguir os objetivos e, apesar das dificuldades que a protagonista passa em sua trajetória, a paixão
pela dança fala mais alto. Uma história inspiradora, com lições sobre amizade, superação e persistência.
Disponível na Netflix Lançamento: 2019 Temporadas: 1 Episódios: 12
Duração: 29 minutos (exceto o primeiro, com 59 minutos) Direção: Brian Grant
Gênero: Aventura/Infantil Países de origem: Alemanha, Reino Unido e Irlanda do Norte
Classificação livre
Que tal entrar no mundo da fantasia com a história da bruxa adolescente Mildred Hubble? A protagonista, que antes era uma adolescente comum, ajuda uma garota a retornar para um colégio de bruxas chamado Academia de Miss Cackle, e acaba indo estudar lá também. Mildred decide, então, se dedicar às lições de feitiçaria, faz amizades em sua nova escola e se aprofunda no mundo da magia. A história é baseada na série de sete livros infantis de Jill Murphy (publicados entre 1974 e 2013) e aborda pontos como a autoaceitação, o valor da família e a importância da amizade, trazendo aprendizados ao público infantojuvenil.
Disponível na Amazon Prime Video (2 temporadas) Lançamento: 2017 Temporadas: 4
Episódios: 26 (1ª e 2ª temporadas) Duração: 25 minutos Direção: J. J. Johnson
Gênero: Infantil País de origem: Canadá Classificação livre
Quem se interessa pelo período jurássico vai gostar dessa opção de série educativa, que conta as aventuras de Dana Jain, garota de nove anos
que adora estudar paleontologia.
Quando a protagonista ganha o Guia dos Dinossauros de presente, sua vida muda, pois pode aprender sobre as gigantescas criaturas do passado, imaginando como eram na vida real e descobrindo como viviam nos tempos de antigamente.
Mistura de live-action com imagens criadas por computação, Dino Dana já venceu o prêmio de Melhor Nova Série de 2018 no Kidscreen e foi indicada a categorias do Daytime Emmys, incluindo Série Destaque para Crianças na Pré-Escola.
Disponível na Netflix Lançamento: 2018 Temporadas: 1 Episódios: 13
Duração: 24 minutos Criado por Luke Pearson Gênero: Animação
Países de origem: Canadá, Estados Unidos e Reino Unido Classificação livre
A série acompanha a jornada da destemida garota Hilda, de cabelo azul, enquanto viaja de sua casa, localizada em um vasto mundo mágico e
selvagem com elfos e gigantes, até a cidade de Trolburgo, onde faz novos amigos e descobre criaturas místicas que são mais estranhas do que ela esperava.
Os episódios lembram o valor de uma vida simples com a família e os amigos. Neste período de grandes mudanças em todo o mundo, a série dá algumas ideias de como podemos lidar com as novidades (boas e ruins) que surgem de repente na vida. Ao longo da trama, transmite mensagens de amizade, lealdade e coragem.
Disponível na Amazon Prime Video Lançamento: 2017 Temporadas: 1 Episódios: 13
Duração: 10 minutos Direção: Fábio Vianna, Felipe Grosso e Odirlei Seixas
Gênero: Histórico/Infantil País de origem: Brasil Classificação: 7 anos
Aprender mais sobre a história do País assistindo a uma série é a proposta de #PartiuBrasil, que aborda as épocas de forma divertida, dinâmica e crítica. No chamado “Jornal de Ontem”, apresentado por dois bonecos, Fabio Augusto e Liana Raquel, o público faz uma viagem ao passado, visitando três fatos históricos em um mesmo episódio, não necessariamente de forma cronológica.
A atração é uma ótima escolha para manter os filhos em contato com os estudos de história. Em formato de animação, #PartiuBrasil é didática e educativa, interessando tanto aos adultos quanto às crianças. Foto: CABONG STUDIOS
Disponível na Netflix Lançamento: 2020 Temporadas: 1 Episódios: 7
Duração: 30 minutos Gênero: Culinária País de origem: Reino Unido Classificação livre
A protagonista é Nadiya Hussain, padeira, colunista, autora e apresentadora de televisão, que traz dicas de culinária, ingredientes e receitas
rápidas para que o público de casa gaste menos tempo na cozinha e possa aproveitar momentos em família. Após vencer a sexta temporada do reality show The Great British Bake Off, Nadiya compartilha seu saber gastronômico para reuniões de família ou refeições simples e práticas do cotidiano.
AS AVENTURAS DE GORTIMER GIBBON NA RUA NORMAL
Disponível na Amazon Prime Video Lançamento: 2014 Temporadas: 3 Episódios: 39
Duração: 26 minutos Direção: David Anaxagoras e Steven K. Tsuchida
Gênero: Comédia/Família País de origem: Estados Unidos Classificação livre
Para relembrar os tempos em que se formavam as turminhas para brincar na rua, essa é a história certa. O protagonista é Gortimer, de 13 anos, que conta com seus dois melhores amigos, Ranger e Mel, enquanto se aventuram pela Rua Normal – um subúrbio comum com um toque mágico no ar, onde acontecem coisas nada normais o tempo todo. Ao mesmo tempo, os personagens enfrentam os desafios típicos da adolescência.
A série conta com três temporadas, e no primeiro episódio Gortimer compra um paletó que faz todo mundo vê-lo como um adulto. Isso também muda a maneira como ele vê a si mesmo.
UNIVERSO ASHLEY GARCIA
Disponível na Netflix Lançamento: 2020 Partes: 1 Episódios: 8
Duração: 30 minutos Criado por Seth Kurland e Mario Lopez Gênero: Sitcom
País de origem: Estados Unidos Classificação livre
Assistir a Ashley Garcia indo trabalhar na Nasa aos 15 anos, como engenheira de robótica e foguetes, é uma boa ideia para os dias de isolamento social. A adolescente recebe a proposta e se muda para o outro lado do país, passando a morar na Califórnia com seu tio Victor,
um treinador de futebol amável, mas pouco responsável.
À moda das tradicionais sitcoms norte-americanas, a série diverte com as trapalhadas do tio cuidando da sobrinha genial e aborda, também,
questões da adolescência através da protagonista, com encontros da turma e até um baile de outono.
SHAUN, O CARNEIRO – AVENTURAS NA FAZENDA
Disponível na Netflix Lançamento: 2020 Temporadas: 1 Episódios: 10
Duração: 13 minutos Criado por Richard Starzak, Alison Snowden e David Fine
Gênero: Animação Países de origem: Reino Unido e Irlanda do Norte Classificação livre
Quer aproveitar o tempo livre assistindo a várias aventuras e dando muitas risadas? A dica é ver a série do carneiro mais inteligente do pedaço, Shaun, e de seu fiel cão de estimação, Bitzer. Na fazenda Mossy Bottom, os amigos encontram diversas maneiras de se divertir, fazendo piqueniques, jogando partidas de futebol e nadando no rio. Isso tudo, é claro, enquanto se escondem dos donos do sítio.
Há episódios muito engraçados: num deles, Shaun se aventura na gastronomia para preparar deliciosas pizzas. Em outro, se transforma em um super-herói voador. E tem até uma competição de dança em que o carneiro vai para a pista!