Para Francisco Barreto Jr., um dos atletas mais experientes da equipe de ginástica artística do Pinheiros, o ano acabou de começar e já promete ser bom. Neste sábado (03) o atleta esteve em Chicago, nos Estados Unidos, sendo um dos representantes do Brasil na American Cup, uma das mais importantes competições de individual geral de ginástica artística do mundo, onde ficou com o oitavo lugar.
Chico sofreu uma lesão na coluna no final do ano passado e acabou tendo que ficar fora dos tablados para se recuperar, chegando inclusive a não ir para o Campeonato Mundial do Canadá. A American Cup marcou o seu retorno as competições internacionais e tanto Chico, quanto o seu técnico Hilton Dichelli (Batata), outro pinheirense que foi convocado como chefe de delegação, o resultado foi bem positivo.
“O mais importante foi o retorno do Chico a fazer seis aparelhos, que ele não competia desde o Brasileiro por equipes do ano passado. O nível da ginástica está muito alto. Os atletas estão se esforçando para realizar movimentos bastante difíceis e as chances de erros acontecem. O principal foi o retorno e saber que ele está apto para fazer uma boa temporada. Os resultados vão aparecer, mas só depois do nosso trabalho. Estamos iniciando com o pé direito. Foi uma participação com atletas de renome e com um nível muito alto. Uma experiência importante para chegarmos no Brasil e sabermos o que precisamos para encarar esse ano todo de competições”, analisou Batata.
O ginasta somou 78.823 pontos. Ele fez 12.7009 no solo, 13.4665 no cavalo com alças, 13.3009 nas argolas, 13.6669 no salto, 13.5006 nas paralelas e 12.2007 na barra fixa. Seu melhor aparelho foi no cavalo, com a quinta melhor parcial.