Pinheiros sai na frente no primeiro dia de Troféu Brasil de Judô

Em ano de adaptação, após ter mudado de categoria, Larissa Pimenta consegue o título brasileiro e a vaga para disputar a seletiva olímpica

O primeiro dia de Troféu Brasil Interclubes foi produtivo para a equipe pinheirense de judô. O Clube encerrou as competições desta primeira etapa na frente das outras equipes, tanto no masculino, quanto no feminino. Entre os destaques das seis medalhas conquistadas pelo Pinheiros, está a meio leve Larissa Pimenta.

Com apenas 19 anos, a jovem que ainda transita entre as categorias de base e adulta, foi a campeão brasileira do meio-leve, categoria da qual ela passou a competir este ano. A judoca conta que migrar para a o novo peso na verdade foi um processo inevitável, mas que a adaptação tem sido bem positiva.

“Me sentia bem nos 48kg, é uma categoria que eu sempre fiquei à vontade para lutar e meu sonho era disputar um Mundial, uma Olímpiada nela. No ano passado inclusive, me classifiquei no Mundial Júnior. Mas só que cheguei em um momento onde tive que começar a malhar mais, comecei a pegar mais força física, massa e deu muita diferença. Foi algo meio que involuntário, a nutricionista me falou que não tinha como continuar mais na categoria. Eu nunca tive medo desta mudança, pelo contrário as pessoas já me disseram que eu luto melhor nos 52kg. E estas competições que aconteceram agora, inclusive este título, me motivaram bastante para a seletiva olímpica e porque não 2020? ”, analisa a judoca.

Com o resultado Larissa deu um passo a mais para fazer parte da seleção adulto a partir do ano que vem, pois carimbou seu passaporte para disputar o Campeonato Brasileiro, que servirá como uma seletiva. Na luta final que rendeu o lugar mais alto do pódio a atleta, a jovem enfrentou outra companheira de equipe, Eleudes Valentim, que acabou ficando com a prata.

“Eu enxerguei de forma positiva, ter enfrentado uma colega de equipe. Primeiro porque desde que eu entrei no Clube, quando ainda tinha 13 anos, a Eleudes já estava lá e sempre me ajudou, mesmo quando eu e era de outra categoria. E segundo porque nós lutamos aquilo o que estamos acostumadas a fazer nos treinos, foi uma troca de judô. Foi uma conquista muito importante para mim, porque faltam dois anos para os Jogos Olímpicos e com este resultado eu me classifico para seletiva”.

Além de Larissa, outros três atletas do Pinheiros foram campeões em suas respectivas categorias. Eric Takabatake e Gabriela Chibana no ligeiro e Charles Chibana no meio-leve. Laura que ficou com o bronze no ligeiro e Eleudis que foi prata no meio-leve, ajudaram a somar as seis medalhas do dia.

Nesta sexta, a competição continua com as categorias: meio-médio, médio, meio-pesado e pesado, com o Pinheiros tendo representantes em todas elas no masculino e feminino. Será inclusive dia dos medalhistas olímpicos Rafael Silva e Leandro Guilheiro entrarem no tatame. Após a competição, o coordenador técnico da equipe, Douglas Oliveira, reuniu-se com toda comissão para fazer um balanço do dia, apontando os pontos positivos e negativos, já prevendo o que pode ser melhorado neste segundo dia do campeonato.

Foto: Divulgação/ ECP