Em jogo disputadíssimo, Pinheiros vira o placar e quebra hegemonia do time carioca jogando na casa dos adversários
A noite desta sexta-feira (5) foi mais do que especial para os pinheirenses. O time de Basquete do Clube mostrou, mais uma vez, ser o time da virada, e venceu o jogo 5 contra o Flamengo por 78 x 75 (parciais de 23 x 21, 21 x 20, 17 x 24 e 14 x 13), pelas quartas de final do NBB CAIXA. O jogo aconteceu no Tijuca Tênis Clube e mesmo com a forte pressão da torcida flamenguista, seguiram firmes na defesa e nas táticas passadas pelo técnico Cesar Guidetti.
O feito fica ainda maior pelo retrospecto da equipe azul e preta, que começou a série de melhor de cinco perdendo os primeiros dois jogos para o Flamengo, mas venceu os dois seguintes, o que levou a equipe para o quinto e decisivo jogo. O Pinheiros reverteu uma série de playoff depois de perder por 2 a 0 pela quarta vez na história, mas dessa vez foi ainda mais importante porque o adversário é o atual tetracampeão do NBB CAIXA e que nunca ficou de fora de uma semifinal da competição. Com a classificação, a equipe volta a ficar entre os quatro primeiros do NBB CAIXA depois de cinco temporadas – a última foi em 2011/2012.
“O que muitos disseram que seria impossível, aconteceu. Viemos muito confiantes para esse jogo, dispostos a colocar em prática tudo que vem sendo melhorado na equipe, pequenos ajustes que funcionaram bem contra o Flamengo. E o que parecia ser inalcançável, se tornou real no dia de hoje”, comemorou o técnico. Para Guidetti, nada muda em relação a postura da equipe, pois grandes confrontos estão por vir e é preciso manter foco e cabeça equilibrada.
Os quartos desta disputa contra o Flamengo foram super equilibrados e o jogo seguiu ponto a ponto até o terceiro quarto, quando o time do pinheiros passou a frente e abriu uma diferença de seis pontos. Nos últimos 18 segundos, os pinheirenses colocaram toda força em quadra e conseguiram garantir os pontos que os colocariam na semifinal.
Também foi fundamental o trabalho de equipe. Para sair do Tijuca com a terceira vitória seguida sobre o atual tetracampeão, o Pinheiros apresentou um belo desempenho coletivo e teve cinco atletas pontuando em dígitos duplos: Holloway (18), com direito a 14 lances livres em 14 chutados (100%), Bennett (13), que ainda deu seis assistências, Renan Lenz (11), Neto (11) e Ansaloni (10), que beirou o duplo-duplo ao pegar nove rebotes.
“Estou muito feliz com essa vitória, nosso time sempre esteve muito focado, firme e acreditando muito. Derrubamos o campeão e vamos seguir lutando e ver até onde podemos chegar”, comemorou Guilherme Teichmann.
Emocionado, Renan Lenz exaltou a união da equipe. “Não tem como explicar. Eles nunca tinham ficado de fora de uma semifinal e fomos os primeiros a fazer isso. Isso é imenso para nós. Estávamos perdendo por 2 a 0 a série, mas nos unimos e não deixamos nenhum fator externo nos atrapalhar. A gente sabia que podia reagir e conseguimos. Ganhamos com o coração, na base da raça e da coragem.”
O primeiro jogo da semifinal será contra o Gocil/Bauru Basket, nesta segunda-feira (8/5), no ginásio Henrique Villaboim, São Paulo, às 19h30, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Fotos e colaboração: Liga Nacional de Basquete/NBB