O Pinheiros buscava a primeira vitória em casa depois de ganhar do Corinthians no Parque São Jorge na estreia do Campeonato Paulista. Com a derrota para o Sesi Franca por 86 a 75 nesta sexta-feira (3/8), terá de adiar o plano para este domingo (5/8), quando recebe o São José, às 18h, novamente no Henrique Villaboim.
Os arremessos precisos de três pontos fizeram a diferença em favor do Sesi Franca, um dos candidatos ao título estadual. Foram 19 acertos, contra apenas quatro do Pinheiros. O time do interior chegou a abrir vantagem de 17 pontos, ainda no primeiro quarto. O Pinheiros reagiu, diminuindo a diferença para sete pontos, mas não conseguiu evitar a derrota.
O ala-armador, Betinho, vindo do Basquete Cearense, chamou a responsabilidade do jogo para ele, como lhe é peculiar. “Quem toma 50 pontos no primeiro tempo não tem muitas chances de ganhar o jogo. Franca tem uma grande equipe e ainda teve uma eficiência impressionante nos chutes de três. Fica difícil correr o tempo todo atrás do placar contra um time experiente”, analisou o ala-armador.
Betinho anotou 13 pontos, atrás de Bennett, cestinha do Pinheiros com 19 pontos, e de Dawkins, com 14. “Ainda temos de nos adaptar ao modo como cada um joga. Eu errei muitos arremessos, inclusive lances livres. Não faltou atitude, mas não posso me contentar apenas com isso. Vamos sentir a derrota, o que faz bem para a evolução, e nos preparar para domingo”, recomendou Betinho.
Esforço e reação – O Pinheiros mostrou dificuldade diante da eficiente marcação individual da defesa do Sesi Franca. Logo nos primeiros minutos de jogo o time do interior abriu vantagem de dez pontos e a ampliou durante o primeiro quarto para fechar com 25 a 11. O Pinheiros iniciou a partida com: Bennett, Isaac, Dawkins, Betinho e Toledo.
O time da casa evoluiu no segundo quarto. A partida se tornou mais equilibrada, com melhor aproveitamento do ataque pinheirense. O ala-armador Betinho tentou conduzir o time à reação, assumindo a organização da equipe em quadra. Marcou dez pontos no primeiro tempo, seguido por Bennett, com nove. Intervalo de jogo, Franca 50 a 33.
A segunda etapa começou com o Pinheiros ajustado na marcação. Foram três tocos seguidos impedindo as jogadas ofensivas do Sesi Franca em baixo da cesta. Chris Ware entrou para dar mais consistência ao Pinheiros e também se mostrou seguros nos arremessos, chegando aos 11 pontos. O Pinheiros foi melhor no terceiro quarto: 24 a 16.
No quarto decisivo prevaleceu o equilíbrio, mas o Pinheiros não conseguiu tirar a vantagem construída por Franca no primeiro quarto. O esforço dos jogadores não foi o suficiente para evitar a derrota por 86 a 75. Lucas Dias, do Franca foi o cestinha da partida com 22 pontos, incluindo quatro arremessos de três pontos.
O Pinheiros busca a recuperação no Paulista neste domingo (5/8), contra o São José. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.
Foto: Ricardo Bufolin/ECP