Desde o início da quarentena Clube age com eficiência em favor dos funcionários; retorno gradativo ao trabalho terá segurança máxima.
O Plano de Reintegração elaborado pelo Esporte Clube Pinheiros visa oferecer aos funcionários a segurança que o momento exige na retomada gradativa ao trabalho. As medidas para preservar a saúde de funcionários e prestadores de serviço começaram a ser adotadas em março, no início da quarentena imposta pelo coronavírus.
Depois de três meses, torna-se real a perspectiva de retorno aos postos de trabalho, diante da flexibilização das normas de isolamento social pelas autoridades do Estado e do Município de São Paulo. O Pinheiros aprimorou, assim, os cuidados a serem dedicados aos funcionários de todas as áreas, através de seu rigoroso Plano de Reintegração, traçado conforme orientações e responsabilidades de vários departamentos.
O Departamento Médico, por exemplo, está preparando um kit EPI – Equipamento de Proteção Individual – em parceria com o Departamento de Segurança no Trabalho, que estará responsável pela distribuição do kit conforme as necessidades da área onde cada funcionário atua.
“O importante é que todos os funcionários estejam informados e cientes sobre os cuidados a serem tomados com a higienização, distanciamento pessoal e ética no trabalho. Há também um vídeo muito didático com o passo a passo dos novos procedimentos a serem adotados”, observa a enfermeira Elizabete Freitas Costa, coordenadora das ações de mudança e reestruturação relacionadas ao Departamento Médico.
Transparência e novas atitudes – Ao longo da pandemia, a Gerente Geral, Yara Mansur, manteve reuniões semanais, por videoconferência, atualizando o status do Clube a fim de levar informações precisas e atualizadas e oferecer transparência aos funcionários, assim como o Comitê ECP Contingências atuou com os associados, com a disponibilização das informações ao público no site.
O Plano de Reintegração será levado à prática conforme os protocolos da OMS. O objetivo é que o funcionário crie uma nova maneira de trabalhar e se relacionar após passar pelo processo de reintegração, obrigatório a todos que ocupam um posto de trabalho ou prestam serviços ao Pinheiros.
Durante o período em que o Clube se encontra fechado aos associados, o DAS – Departamento de Assistência Social – manteve-se atento às necessidades dos funcionários, por meio de doações. Na primeira fase com alimentos e posteriormente com roupas, atendendo sempre as orientações do Departamento Médico em relação à distribuição dos produtos.
“Estipulamos um limite de atendimentos por hora, respeitando-se a integridade do funcionário, com o uso de luvas, álcool gel e higienização das roupas. Inclusive os insumos não aproveitados dos restaurantes internos, foram revertidos aos funcionários”, relata a coordenadora do DAS, Simone Rebouças, enfatizando que também os associados se mobilizaram para a compra de cestas básicas, ratificando a solidariedade pinheirense.