Time vence BRB Brasília por 3 sets e vai pegar o Sesc RJ nas quartas, em série melhor de três jogos
Cumprindo uma das metas na Superliga Cimed, o Pinheiros confirmou a classificação às quartas de final com a vitória por 3 sets a 0 sobre o BRB Brasília nesta sexta-feira (2) no Ginásio Henrique Villaboim. O Pinheiros sobe para a sétima posição e irá enfrentar o Sesc-RJ, segundo melhor da competição, em série de melhor de três jogos pelas quartas de final, a partir da próxima sexta-feira (9), às 21h30. Por estar melhor colocado na tabela, o time do Rio de Janeiro faz dois jogos em casa.
O Pinheiros só encontrou certa facilidade no primeiro set, o que surpreendeu o técnico Paulo de Tarso. “Elas (Brasília) fizeram um primeiro set atípico. Depois endureceram demais o jogo, a exemplo do que tem sido todo o campeonato. Apesar do primeiro objetivo atingido, precisamos melhorar em todos os aspectos porque o playoff é um outro campeonato”, analisou o pinheirense, após o desgastante terceiro set com 27 a 25 disputado em 30 minutos.
Bruna Costa se multiplicou em quadra, o que lhe rendeu o Troféu Viva Vôlei. “Estou muito satisfeita com o troféu, mas foi o trabalho de toda a equipe que me proporcionou essa conquista. O Viva Vôlei é uma consequência. O mais importante são os três pontos e sabermos que estamos preparadas e que ainda podemos evoluir para enfrentar o próximo adversário”, considerou a levantadora do Pinheiros.
Equilíbrio entre ataque e defesa – Jogando em casa, o Pinheiros mostrou, no início do jogo, postura segura principalmente na defesa, com o time quase todo participando dos bloqueios e evitando que a bola caísse no chão nas jogadas ofensivas do BRB Brasília. A ponteira Lana se destacou na defesa e no ataque, com cinco pontos, a exemplo de Mari. O Pinheiros venceu por 25 a 18, mantendo-se sempre à frente no placar.
A equipe brasiliense evoluiu no segundo set e passou a frente no marcador pela primeira vez, no 13 a 12, chegando a abrir três pontos. Malu e Aline começaram a virar as bolas para o BRB Brasília. Paulo de Tarso mexeu no time do Pinheiros colocando a oposta Ivna e a levantadora Diana. O time superou as dificuldades, virou o jogo e fechou com 25 a 23.
No terceiro e último set, as brasilienses dominaram o placar chegando a 24 a 21 com três oportunidades de set point superadas pelo Pinheiros. Um ace de Bruna Honório, um bloqueio de Roberta e outro de Maira recolocaram o Pinheiros no jogo. Bruna Honório chegou ao seu 16º ponto no 25 a 25, convocou a torcida, que prontamente respondeu na arquibancada, impulsionando o time para um suado e definitivo 27 a 25.
Os confrontos das quartas de final:
Pinheiros x Sesc-RJ
Dentil Praia x Vôlei Bauru
Camponesa Minas x Fluminense
Vôlei Nestlé x Hinode Barueri
Foto: Ricardo Bufolin/ECP