Equipe foi superada pelo Paulistano e interrompe sequência de dois títulos consecutivos
A equipe do E.C. Pinheiros conquistou o vice-campeonato de basquete masculino Sub 19 de 2023 ao ser superada pelo CA Paulistano, por 57×47 (33 a 24) na grande final, encerrado no último domingo, dia 4, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. O azul e preto buscava o tricampeonato.
A equipe pinheirense, comandada pelo técnico Jhonatan Cintra, reagiu na segunda etapa do jogo e lutou até o fim pela vitória.
O destaque do Pinheiros na decisão foi Vitor Cauã, com 14 pontos e nove rebotes, seguido por Lucas Lima que marcou 11 pontos, pegou cinco rebotes, três bolas recuperadas e três bloqueios.
O técnico do azul e preto, Jhonatan Cintra, confessou que a derrota na final foi muito difícil para o grupo. “O CBI-19 desse ano talvez tenha sido o mais equilibrado até agora. Tivemos a entrada de outras equipes tradicionais do basquete do brasileiro brasileiro e isso tornou ainda mais forte a competição. Ficou o gostinho que poderíamos ter sido campeões’’, analisou.
Concluindo, Cintra disse: “de maneira geral, foi um campeonato muito bom para o ECP. Tivemos jogos dificílimos, o que é bom para o processo de desenvolvimento dos garotos. Atingimos alguns objetivos, como o de estar na final e trabalhar para o crescimento dos atletas’’, completou.
O Pinheiros chegou à final com cinco vitórias. Na semifinal, venceu o São José-Desportivo por 66 a 64.
Classificação final do CBI-19-2023:
1º) C.A. Paulistano – SP
2º) E.C. Pinheiros – SP
3º) São José Desportivo – SP
4º) Minas Tênis Clube – MG
5º) S.C. Corinthians Paulista – SP
6º) São Paulo F.C. – SP
7º) C.R. Flamengo – RJ
8º) Tijuca TC – RJ
9º) LD Ponta Grossa – PR
10º) Sociedade Thalia – PR
11º) Foz Basquete – PB
12º) Botafogo FR – RJ