Torneio de boxe disputado desde 1941 em São Paulo será realizado pela primeira vez no Esporte Clube Pinheiros, a partir de 26 de fevereiro
A Escola de Boxe, recentemente inaugurada, já expande o Pinheiros para mais uma modalidade esportiva. A partir de 26 de fevereiro, o Clube receberá a tradicional Forja de Campeões, criada pela Federação Paulista de Boxe em 1941. Até a rodada final, em 23 de março, o Pinheiros reunirá 133 pugilistas amadores de dez categorias.
A Forja de Campeões se estabeleceu como o mais importante torneio de Boxe do País para iniciantes. Os principais pugilistas brasileiros subiram ao ringue para duelar na competição: Éder Jofre em 1953, Miguel de Oliveira em 1964, Maguila Rodrigues em 1980, além de Popó, Sertão e outros. Cada luta é disputada em três rounds de dois minutos.
Inaugurada em julho de 2017, a Escola de Boxe é dedicada exclusivamente à iniciação no esporte, tem coordenação do técnico Messias Gomes e foi muito bem recebida pelos associados. Em sete meses, atingiu a marca de 110 alunos. Três deles representarão o Pinheiros na Forja de Campeões: João Pedro Barbosa (64 kg), Marcos Gurgiulio (69 kg) e Luiz Lima Tupinambá (81 kg), o primeiro pinheirense a subir no ringue, em 1º/3.
Messias, o coordenador do projeto, lutou como profissional, mas também passou pela Forja de Campeões e possui noção exata do que o torneio representa. “É muito importante para o boxe contar com o apoio de um clube como o Pinheiros. Estamos muito motivados com o evento porque sabemos o quanto é importante para os pugilistas em formação”, afirma o treinador.
Associado ao Pinheiros desde que nasceu, João Pedro, 18 anos, é apaixonado pelo boxe e vai realizar o sonho da Forja de Campeões. “Passei por outras modalidades apenas como lazer. Treino desde os dez anos, mas sem ringue e sem estrutura. Agora, com a Escola de Boxe, será maravilhoso representar o clube dentro do próprio clube na Forja”, relata empolgado, o pugilista pinheirense, que também se prepara para ingressar na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).
Não à violência – A filosofia do Pinheiros é de ensinar o boxe e ao mesmo educar os aprendizes sobre a essência da modalidade. “Os associados do Pinheiros gostam de esporte de contato e aqui se aprende o verdadeiro boxe, valorizando-se os princípios olímpicos, com lutas equilibradas e total proteção aos atletas”, considera Messias.
O coordenador tem também como ideologia, desmitificar o boxe diante de conceitos pré-estabelecidos”. As pessoas só vêm o lado negativo do boxe, principalmente pelas histórias e filmes da TV que costumam abordar a violência e as apostas. Aqui não tem nada disso”, destaca Messias.
O responsável pelo Escola de Boxe do Pinheiros conta com outros dois treinadores experientes em sua equipe. O ex-pugilista olímpico argentino Juan Dias e o campeão brasileiro Jaime Sodré. Os alunos recebem treinos físico, técnico, tático e apoio psicológico. “Eu costumo dizer para eles (alunos): em 2024, nos Jogos Olímpicos de Paris, alguns de vocês estarão presentes. Eu falo e eles dão risada, mas esse é o futuro”, prevê o professor Messias.


Serviço – Forja de Campeões 2018
Local – Esporte Clube Pinheiros
Entrada – Rua Tucumã, 36 (esquina com Faria Lima)
Data – 26/02 a 23/3 (entrada franca)
Horário – A partir das 18h (segundas e quintas-feiras)

