Pinheiros é hexacampeão do Troféu Brasil de Atletismo

Clube azul e preto foi soberano nas categorias masculina e feminina para fechar a competição com vantagem segura sobre os adversários

 

Às vésperas dos Jogos de Tóquio o Esporte Clube Pinheiros fez prevalecer a condição de “O Clube Mais Olímpico do País” ao conquistar pelo sexto ano consecutivo no Troféu Brasil de Atletismo, principal competição entre clubes da América Latina. O Pinheiros somou 409 pontos no torneio disputado de 10 a 13 de junho no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, no Ibirapuera, em São Paulo.

Ao longo dos quatro dias, o Pinheiros manteve vantagem segura para vencer nas categorias masculina e feminina seus principais concorrentes como Orcampi (SP), vice-campeã pelo terceiro ano seguido com 251   pontos e CT Maranhão, terceiro colocado com 186 pontos. Os atletas pinheirenses subiram 27 vezes no pódio, conquistando dez medalhas de ouro, dez de prata e sete de bronze.

O coordenador de atletismo do Pinheiros, Clodoaldo Lopes do Carmo, justificou a hegemonia do clube no Troféu Brasil. “Essa superioridade é fruto do empenho do clube e do trabalho da comissão técnica, muito bem aproveitados pelos atletas. Eles têm consciência de que podem evoluir cada vez mais diante da estrutura que o Pinheiros oferece aliada à competência da comissão”.

Neste ano, o Troféu Brasil contou com um número maior de clubes devido à reformulação de várias equipes em 2020. A delegação do Pinheiros ficou um pouco reduzida, porém, não menos eficiente. “Nossa equipe competiu mais enxuta em relação aos anos anteriores, mas estrategicamente, distribuímos nossos atletas para somar pontos em várias provas”, analisou Clodoaldo, duas vezes campeão ibero-americano dos 3.000m com obstáculos e representante do País nos Jogos Olímpicos de 1992 e 1996.

Comparado ao pentacampeonato em 2020 com 64 inscritos, o Pinheiros competiu neste ano com 44 atletas, praticamente o mesmo número da vice-campeã Orcampi. O Troféu Brasil contribuiu para que os pinheirenses que ainda não obtiveram o “super índice” olímpico somem pontos até 29 de junho para o “world ranking”, critério para o preenchimento das demais vagas para Tóquio conforme o número de atletas em cada prova.

Ouro, prata e bronze – Neste domingo (13/6) o Pinheiros formou o primeiro pódio da competição com três atletas de um mesmo clube. Jorge Vides, Paulo André e Derick Souza conquistaram, respectivamente, ouro, prata e bronze nos 200m. Os três devem integrar o revezamento 4 x 100m nos Jogos de em Tóquio. O trio também venceu a prova no Troféu Brasil neste sábado (12), ao lado de Lucas Marcelino.

No desfecho da competição, deu a lógica. O recordista sul-americano do arremesso do peso, Darlan Romani, já classificado para Tóquio, venceu a prova com 20m46, distância inferior aos recordes do Troféu Brasil (22m00) e sul-americano (22m61). William Braido, da Orcampi, ficou em segundo lugar com 19m44, seguido por Willian Dourado, da UCA (SC), com 19m40.

“Estou voltando a competir agora, por isso estou contente com o resultado. Não competia desde dezembro e tive de me superar para arremessar acima dos 20 metros, o que mostra que estamos no rumo certo”, declarou o catarinense plenamente recuperado de covid e que espera disputar mais dois GPs em Bragança, antes do Estadual, em 27 de junho novamente no Ibirapuera. Darlan foi o quinto colocado nos Jogos Rio 2016.

No salto em distância, Eliane Martins venceu com 6m67 e segue na disputa da vaga olímpica pelo índice da World Athletics (6m82) ou pelo “world ranking” criado para Tóquio. Ela foi escolhida como a melhor atleta da competição, assim como outro pinheirense, Augusto Dutra, do salto com vara, no masculino.

Os pinheirenses que disputaram o Troféu Brasil e ainda buscam índice, seguirão treinando em suas cidades à espera dos GPs e do Campeonato Estadual. Os que já obtiveram suas marcas para Tóquio, consideram a possibilidade de competir em outros países, em torneios mais fortes, se as condições sanitárias locais permitirem.             

Pinheirenses já classificados para os Jogos de Tóquio

Paulo André – 100 metros

Ademir Gomes – 200 metros

Gabriel Oliveira – 110m com barreiras

Alison Santos – 400m com barreiras

Augusto Dutra – salto com vara

Darlan Romani – arremesso do peso

Vitória Rosa – 200 metros

Érica Sena – marcha atlética 20 km

Andressa de Moraes – lançamento do disco

 

 

Medalhas do Pinheiros no 40º Troféu Brasil

Ouro

Allan da Silva Wolski – lançamento do martelo

Paulo André – 100 metros

Augusto Dutra – salto com vara

Eduardo Moreira – 800 metros

Altobeli Santos – 3.000m com obstáculos e 5.000 metros

Lucas Marcelino, Jorge Vides, Derick Souza e Paulo André – 4 x 100 metros

Grazielle Zarri – 10.000 metros

Jorge Vides – 200 metros

Darlan Romani – arremesso do peso

Eliane Martins – salto em distância

 

Prata

Anna Paula Pereira – lançamento do martelo

Geisa Arcanjo – arremesso do peso

Talles Frederico – salto em altura

Gabriele Sousa – salto triplo

Jenifer do Nascimento – 10.000 metros

Raiane Vasconcelos – heptatlo

Paulo André – 200 metros

Laila Ferrer – lançamento do dardo

Alessandra, Mayara, Liliane e Daysiellen – 4 x 400 metros

Mateus Daniel de Sá – salto triplo

 

 

Bronze

Lucas dos Santos – salto em distância

Mayara Leite – 800 metros

Leonardo de Jesus – 800 metros

Ayla Sakamoto – sato com vara

Hederson Alves – 400m com barreiras

Derick de Souza – 200 metros

Carlos de Oliveira – 1.500 metros

 

 

Imagem: 1 Carol Coelho / CBAt

Imagens: 2 e 3 Wagner Carmo / CBAt

 

1- Pódio Triplo – Jorge Vides, Paulo André e Derick

2 – Jorge Vides, campeão dos 200m e do 4 x 100m

3 – Darlan Romani, campeão do peso