Em seu último dia de provas, o Esporte Clube Pinheiros confirmou o favoritismo e sagrou-se campeão pela 16ª vez do Troféu Maria Lenk de Natação. Após encerrar a competição, que serviu como seletiva para os Mundiais Adulto, de Budapeste, e Júnior, de Indianápolis, com 2499,00 pontos, o Clube deve contribuir com cerca de seis atletas para formação das delegações que representarão o País na competição.
Gabriel Santos (100m livre), João Gomes Jr. (100m peito), Marcelo Chierighini (100m livre) e Guilherme Guido (100m costas), estão entre os nomes do Mundial de Budapeste, enquanto Caio Pumputis (200m peito) e Breno Correia (100m livre), no Mundial Júnior de Indianápolis. Em um Maria Lenk de alto nível, os pinheirenses também estiveram entre os atletas que conquistaram marcas que estão entre as melhores do mundo.
Na prova dos 100m livre, Gabriel fez o 3º melhor tempo (48s11) e Chierighini ficou com 10° melhor do mundo (48s46). Guilherme Guido, nos 50m costas, foi o 4º melhor do mundo (24s72) e João Gomes Jr. conseguiu duas marcas: 2º nos 50m peito (26s83) e 5º nos 100m peito (59s41). Na versão feminina da prova de 50m peito, Jhennifer Conceição também fez o 5º melhor tempo do Mundo (30s63), além de conquistar o recorde sul-americano.
O Maria Lenk também marcou o retorno as piscinas de um dos grandes ídolos da Natação, o medalhista olímpico Cesar Cielo. Após chegar a pensar na aposentadora, Cesar retornou ao Pinheiros e tem tanto incentivado a equipe, quanto se motivando ainda mais em continuar o seu legado. O atleta também ficou entre os melhores do mundo, com o 5º melhor tempo nos 50m borboleta (23s22) e o 6º nos 50m livre (21s79). Além disso, a noite do último dia de competições foi marcada pela superação de uma “meta pessoal” de Cielo, que havia confirmado anteriormente que gostaria de nadar para “21s80”.
“Estou contente, não nadava para um tempo deste desde 2014, ainda tem algumas coisinhas que posso ajustar, mas fiquei satisfeito com o resultado desta volta. Como estava conversando com o meu biomecânico, meu médico, o DNA ainda está pulsando. Este “21’7” me anima novamente, é um pouco mais de 40 centésimos da minha melhor marca, cada vez que caio na água, vou tirando um pouquinho”.
Ao sair da piscina, após ficar com segundo lugar nos 50m livre, Cielo fez questão de interagir com o público dando uma atenção especial para as crianças, doando a toca usada na prova e algumas camisetas.
“É emocionante, é até difícil explicar. Quando a gente tem este reconhecimento de fora faz muito bem. Vou ter que abrir uma fábrica de tocas, mas é muito gostoso, é um reconhecimento de tudo que eu já fiz, foram anos nadando pela seleção. Vamos ver quais vão ser os critérios para o Mundial e quem sabe represente novamente o Brasil? Mas só este momento da prova, o pós-prova, para mim já justifica tudo, justifica eu ter voltado”, comenta Cielo.
O atleta ainda comenta sobre a atual situação da CBDA, mas comemora o fato da natação brasileira não ter deixado se abater dentro das piscinas e mostrar que tem muita garra.
“Desta vez, não estou voltando para resultado, estou voltando pela natação, por um legado. No momento tão difícil que a Natação vem passando, correndo o risco de perder patrocínio, para mim fez muito sentido voltar. Estou gostando de ver a arquibancada cheia, gritando pela natação novamente, para sairmos deste buraco que a gente se enfiou. Isto falando estruturalmente, pois na piscina mostramos que estamos bem, que os resultados estão muito bons. É bacana ver que os nadadores não se abateram com tudo que aconteceu fora, o coração está batendo, estamos vivos para trazer medalha para o Mundial e lutamos para que o futuro da natação seja promissor”, finaliza o medalhista olímpico.
Confira os resultados do Pinheiros do último dia (06/05):
200m peito F
Pamela Souza – Bronze (2m27s55)
200m peito M
Caio Pumputz – Bronze (2m16s00)
50m livre M
Cesar Cielo – Prata (21s79)
4x100m medley F
Natalia de Luccas, Jhennifer Conceição, Giovana Diamante e Manuella Lyrio – Prata (4m05s83)
4x100m medley M
Guilherme Guido, João Gomes Jr., Guilherme Rosolen e Gabriel Santos – Ouro (3m34s25)
Foto: Ricardo Bufolin/ECP