Teve início nesta sexta-feira (15) o Troféu Maria Lenk de Natação 2016, que este ano além da disputa entre os clubes, conta como última seletiva e evento-teste do Parque Aquático Olímpicos, para os Jogos que acontecem no Rio de Janeiro em Agosto. Sendo representado por uma delegação de 49 atletas, o Pinheiros que é o clube com maior número de representantes no campeonato, vai em busca do seu 14º título e de confirmar alguns de seus atletas no time que representará o Brasil nas Olímpiadas.
Em dois dias de competição, o clube paulista já garantiu a participação de quatro de seus atletas nos Jogos do Rio: Joanna Maranhão, nos 400m medley; João Gomes Jr., nos 100m peito; João De Lucca, nos 200m livre; Guilherme Guido, nos 100m costa. Os nadadores pinheirenses já haviam feito o índice necessário no final do ano passado, durante o Open de Natação, mas só com os resultados atingidos agora no Maria Lenk é que garantiram a vaga definitiva.
Joanna Maranhão caiu na piscina na sexta-feira, o primeiro dia de provas e já na fase classificatória, realizada de manhã, fez o melhor tempo entre as atletas que passaram para a final. Anoite durante as finais, a nadadora não só confirmou o índice (4m43s46) que já havia feito no Open com 4m40s78, como baixou ainda mais o seu tempo fechando em 4m38s66.
A nadadora que vai para sua quarta olímpiada, comemora o resultado e ressalta que vê de forma positiva o fato de disputar os jogos em casa.
“Eu já entrei feliz aqui hoje com a minha vó e minha família, tendo só um pouquinho de público, imagina nas Olímpiadas. Será sensacional. Para mim não tem essa de pressão não, é muito amor, é muita energia e eu tenho certeza que vou curtir muito este momento. Agora minha preparação segue do mesmo jeito, treinando muito e buscando ser a melhor Joanna que eu possa ser, a meta é sempre essa”, afirma Joanna.
Outro pinheirense que terminou a noite de sexta-feira emocionada, foi João Gomes Jr. que disputando uma das provas masculinas mais concorridas, conseguiu ficar com uma das vagas nos 100m peito. Pela manhã, João já havia feito o melhor tempo de sua carreira e a segunda melhor marca do mundo este ano, com 59s06. Nas finais, apesar de ter nadado um pouquinho acima (59m10), também confirmou sua vaga.
“Eu só tenho que agradecer a Deus, foi muito bom isso nadar novamente próximo do meu melhor. Eu errei algumas coisas agora a tarde, mas graças a Deus eu carimbei meu nome para esta olímpiada. Eu não tenho o que falar, este daqui é o melhor lugar onde eu poderia estar para mostrar meu resultado, agora é ficar cem por cento focado em conseguir uma medalha”, comemora o atleta.
Neste sábado foi a vez de João De Lucca e Guilherme Guido também confirmarem presença nos Jogos Olímpicos, Com De Lucca fechando em 1m47m65, nos 200m livre e Guido 53m25, nos 100m costa, ficando os dois com medalha de ouro.
“Estou muito feliz de ter conquistado esta vitória e poder representar o meu país nesta olímpiadas, ainda mais por ter nascido e me criado aqui no Rio de Janeiro”, afirma De Lucca.
Guido também comemora a conquista, mas já começa a pensar no desafio que terá pela frente.
“É bacana esta oportunidade de participar das olímpiadas. Em 2012 eu acabei ficando de fora, mas agora eu nadei bem próximo do meu melhor tempo, hoje de manhã fiz até um pouco melhor, mas é bom saber que você está na melhor forma. A gente sabe que um “52” vai ser necessário para fazer bonito aqui no Brasil, não saiu este tempo que eu vim buscar aqui hoje, mas mostrou que estou fazendo um trabalho muito bom no Pinheiros e que estamos no caminho certo”.
Além dos índices olímpicos, o Pinheiros já conquistou nove medalhas no Troféu Maria Lenk, contando inclusive com o pódio totalmente pinheirense na noite desta sábado na prova dos 100m costas masculino. O Clube segue na liderança do campeonato com 711 pontos, seguido por Corinthians, com 315 e Sesi/SP, com 233.
Confira os atletas que já conquistaram vaga:
Joanna Maranhão (4m38s66) – 400m medley feminino
João Gomes Jr. (59m10) – 100m peito masculino
João De Lucca (1m47m65) – 200m livre masculino
Guilherme Guido (53m25) – 100m costas masculino
Resultados conquistados pelo Pinheiros até o momento:
400m medley F
Joanna Maranhão (4m38s66) – OURO
100m peito M
João Gomes Jr. (59m10) – OURO
Pedro Cardona (1m00s11) – BRONZE
200m livre M
João De Lucca (1m47m65) – OURO
100m peito F
Jhennifer Conceição (1m08s31) – PRATA
100m costas M
Guilherme Guido (53s25) – OURO
Henrique Rodrigues (54s41) – PRATA “melhor tempo da carreira”
Vitor Guaraldo (54s63) – BRONZE
400m livre F
Manuella Lyrio (4m09s48) – OURO “recorde brasileiro”