Pinheiros abre quartas de final do Paulista de Vôlei em Valinhos

Equipe do técnico Sergio Negrão disputa primeiro duelo eliminatório da temporada a partir desta segunda-feira (21) às 19h com SporTV ao vivo

Em busca da sintonia fina para a temporada, a equipe feminina de vôlei do Esporte Clube Pinheiros disputa seu primeiro playoff de 2019/20. O jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paulista será nesta segunda-feira (21) contra Valinhos às 19h com SporTV ao vivo, na casa do adversário. A partida de volta será na quinta-feira (24) às 21h30 no Poliesportivo Henrique Villaboim.

O Pinheiros tem vantagem de decidir em casa por ter feito a terceira melhor campanha na fase preliminar, enquanto Valinhos foi o sexto colocado. Se houver uma vitória para cada lado, o desempate irá para o golden set, um set extra logo após o segundo jogo, até 15 pontos, assim como o tie-break. O saldo de sets após os dois jogos não é critério de desempate.

O treinador Sergio Negrão avalia a condição de o Pinheiros fazer o segundo jogo em casa. “Conquistamos esse direito na quadra. Na classificação geral só ficamos atrás dos dois favoritos, Osasco e Barueri. Enfrentamos Osasco justamente na partida em que quatro jogadoras deles retornaram da seleção. Nos playoffs vamos manter a mentalidade de entrar para vencer todos os jogos”. Nos treinos da semana, Negrão fez vários testes em busca da formação ideal para o duelo contra Valinhos.

Embora ainda esteja em desenvolvimento, o trabalho de ajustes na rejuvenescida equipe pinheirense chega a uma fase importante, conforme ressalta a capitã Clarisse. “É a primeira grande prova da temporada para nós. As dificuldades aumentam à medida que as equipes adquirem entrosamento. Estamos nos preparando para a Superliga e a pressão psicológica de um jogo desses, ajuda na preparação”.

Clarisse destaca a relevância do Campeonato Paulista no cenário do vôlei feminino nacional. “Hoje, Osasco e Barueri são duas referências não apenas em São Paulo, mas no Brasil. Nossa meta é superar essas duas equipes. Estamos no caminho certo. A vitória por 3 a 0 sobre Barueri mostrou isso”, indicou a ponteira do Pinheiros.

Intensidade e ativação – Às vésperas do primeiro duelo ‘mata-mata’ da temporada, a psicóloga do CIAA (Centro Integrado de Apoio ao Atleta) do Pinheiros, Fernanda Tartalha, tem acompanhado os treinos e conversado com as jogadoras. “Mesmo na fase anterior, por pontos corridos, vestir a camisa do Pinheiros é uma pressão pela vitória em cada partida. A partir de agora, nas eliminatórias, focamos na intensidade. O nível de ativação tem de ser mantido em alta durante todo o jogo, não pode cair”, orientou Tartalha.

Na primeira fase do Paulista, o Pinheiros venceu Valinhos de virada por 3 sets a 1 no Poliesportivo. A equipe azul e preta luta pelo sétimo título estadual. A última conquista foi em 2009/10. Nos outros dois duelos, jogam: Osasco Audax x São José/Atacadão e São Paulo/Barueri x São Cristovão/São Caetano. Primeiro colocado invicto, Sesi Bauru, segue diretamente às semifinais.