Pinheirenses e demais fãs podem ajudar a eleger Alison dos Santos o melhor atleta do mundo de 2022

Campeão mundial e da Liga Diamante nos 400m com barreiras, Alison dos Santos é um dos dez finalistas ao prêmio; público pode votar até 31 de outubro

Alison dos Santos, campeão mundial e da Liga Diamante nos 400 m com barreiras, é um dos dez finalistas do Prêmio Melhor Atleta de 2022, selecionados pela World Athletics. Os pinheirenses e os fãs do atletismo podem ajudar na eleição do brasileiro. É só participar da votação, que está aberta até a meia-noite do dia 31 de outubro, nas plataformas de mídia social da WA: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Um ‘like’ ou um retweet no Twitter contará como um voto.

A fase preliminar da escolha indicará os cinco concorrentes que prosseguem na disputa. Os vencedores – no masculino e feminino – serão anunciados também pelas plataformas de mídia social no início de dezembro e receberão o prêmio no World Athletics Awards 2022, na tradicional festa de fim de ano da entidade, em Mônaco. O acesso às mídias pode ser feito no site da WA (Clique aqui)

Alison, do Esporte Clube Pinheiros, conhecido como Piu no esporte, teve uma temporada excepcional neste ano, terminando invicto na sua especialidade. Ele conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, em julho, e garantiu o troféu de campeão da Liga Diamante, em Zurique, Suíça, em setembro.

Medalha de bronze na Olimpíada de Tóquio-2021, Alison quebrou o recorde da competição e o sul-americano da prova, com 46s29, na final do Mundial, disputada no Estádio Hayward Field, em Eugene. A marca é a terceira melhor da história no Ranking Mundial da World Athletics.

Os 10 indicados ao prêmio foram selecionados por um painel internacional de especialistas em atletismo, composto por representantes de todas as seis áreas continentais do esporte. Os atletas tiveram seus nomes escolhidos em função dos desempenhos no Mundial Outdoor do Oregon, no Mundial Indoor de Belgrado e no circuito da Liga Diamante.

Os integrantes do Conselho Mundial de Atletismo e da Família Mundial de Atletismo votarão por e-mail, enquanto os fãs participarão online. O Conselho Mundial contará para 50% do resultado, enquanto os votos da Família Mundial e do público contarão 25% cada um. 

Além do paulista de São Joaquim da Barra, de 22 anos, que treina com Felipe de Siqueira, foram indicados Kristjan Ceh (SLO), do lançamento do disco; Armand Duplantis (SWE), recordista mundial do salto com vara; Soufiane El Bakkali (MAR), nos 3.000 m com obstáculos; Grant Holloway (USA), nos 110 m com obstáculos; Jakob Ingebrigtsen (NOR), nos 1.500 e 5.000 m; Eliud Kipchoge (KEN), na maratona; Noah Lyles (USA), nos 200 m; Anderson Peters (GRN), no lançamento do dardo; e Pedro Pichardo (POR), no salto triplo.

 

Foto: Carol Coelho / CBAt


warning-filled
Este site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!