Estátua instalada em Pindamonhangaba (SP) para homenagear o medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano tem oito metros de altura
A história do pinheirense João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, está eternizada em Pindamonhangaba, São Paulo, sua cidade natal. A prefeitura inaugurou na noite de sábado (15/01) o monumento em homenagem ao campeão João do Pulo, ganhador de duas medalhas olímpicas e que por dez anos foi recordista mundial do salto triplo, com a marca de 17,89 m, obtida nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México-1975. João também ganhou três títulos da Copa do Mundo de Atletismo e foi tetracampeão dos Jogos Pan-Americanos.
O atleta representou o Brasil e o Pinheiros no pódio dos Jogos de Montreal, em 1976. Quatro anos depois ganharia o segundo bronze olímpico em Moscou. Nascido em Pindamonhangaba a 28 de maio de 1954, foi sepultado no Cemitério Municipal da cidade 45 anos depois. João do Pulo ganhou uma estátua, produzida pelo artista espanhol Hugo Lukas, e instalada na rotatória que leva o seu nome, na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso.
O evento reuniu autoridades municipais, como o prefeito Isael Domingues, o vice-prefeito Ricardo Piorino e familiares do homenageado, como a filha Thais Oliveira, seu sobrinho Luís Claudio Oliveira e a viúva Maria Aparecida, a Lili, mãe de Emmanuel Oliveira, o outro filho do ídolo, que mora nos Estados Unidos. Esteve presente também e ganhou reverências o treinador Pedro Henrique Camargo de Toledo, o Pedrão, responsável pela carreira vitoriosa de João do Pulo.
A estátua inaugurada tem oito metros de altura, foi construída em fibra de vidro e estrutura metálica e recebeu acabamento especial. A rotatória João do Pulo foi implantada em 2002 e o novo monumento atende a pedido da população e dos familiares do atleta, que estiveram na cidade e ressaltaram a importância de um símbolo que representasse melhor a grandeza e o nome do atleta. João do Pulo faz parte do Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB), iniciativa para eternizar os grandes nomes do esporte nacional.