Elton Petronilho, do Esporte Clube Pinheiros, venceu o salto em altura no Campeonato Sul-Americano Sub-23 de Atletismo no último dia de disputas, neste sábado (1º/10), no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, em Cascavel, Paraná. Petronilho, que já havia vencido o salto em altura, conquistou o seu segundo título sul-americano no salto triplo com 16m37.
“Fiquei radiante! Esse ouro fortalece a escolha que fizemos, eu e o Kiyoshi (Takahashi, treinador). “Eu queria terminar o ano com o recorde pessoal no triplo, saltando de novo acima dos 16 metros. Era exatamente o que eu queria”, ressaltou o atleta pinheirense que está migrando de prova, altura para o triplo.
Petronilho ajudou o Brasil a manter a hegemonia no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23. A seleção somou 462 pontos na classificação geral, sendo campeã no masculino, com 223, e no feminino, com 239 pontos. Mais de 50 mil pessoas de 15 países assistiram ao Campeonato Sul-Americano Sub-23 pelas redes sociais da CBAt.
Classificação de medalhas
A Argentina ficou na segunda colocação, com 162 pontos, seguida pelo Equador, com 155 pontos. Na classificação por medalhas, a seleção brasileira somou 57 pódios, sendo 18 de ouro, 19 de prata e 20 de bronze, com uma campanha incontestável. Equador terminou em segundo lugar, com 15 medalhas (9, 3 e 3) e a Argentina em terceiro, com 16 (5, 7 e 4).
