Palavra do Presidente – Novembro 2017

Novembro Azul. O mês da saúde do homem.

Neste mês, a atenção à saúde do homem ganha ênfase em diversos meios de comunicação, pela relevância do movimento Novembro Azul. O Pinheiros está nessa campanha, que pretende motivar a ida dos homens ao urologista para realização de exames preventivos, divulgando informações, a conscientização, e promovendo a mudança de hábito na população masculina. O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para a cura da doença.

A edição de novembro traz uma matéria especial sobre a responsabilidade ambiental no Pinheiros. Com destaque para as ações do Comitê de Meio Ambiente e os programas realizados para buscar a sustentabilidade, a reportagem serve como inspiração para os associados aplicarem essas ideias no dia a dia.

A Diretoria apresentou, em outubro, ao Conselho Deliberativo, a proposta orçamentária, resultado de um processo participativo e colaborativo, que debateu as diretrizes que devem nortear a gestão em 2018 para deliberação no fim deste mês.

Atendendo às estratégias definidas no Plano Diretor de Desenvolvimento (PDD), documento aprovado em março de 2017, a Diretoria propõe a priorização dos trabalhos ligados à Gestão e Governança, importante iniciativa que auxiliará na adoção de práticas mais modernas e sustentáveis na administração do Clube.

As ações a médio e longo prazos ligadas ao PDD são harmonizadas com projetos e iniciativas de conotação de curto prazo, com implantação em 2018, visando atender às demandas imediatas do corpo associativo e às necessidades da administração do Clube. É fundamental o equilíbrio na realização de todas as ações. Devemos pensar no futuro e trabalhar o presente.

A gestão financeira, foco constante de nossa atenção, deve receber ainda maiores cuidados, tanto no Orçamento de Custeio, como também e especialmente no Orçamento de Restaurantes. Com relação aos aspectos financeiros, reiteramos o compromisso com o uso responsável de recursos incentivados, sempre considerando a participação do Clube em novos projetos e convênios, tendo como fatores de avaliação o alinhamento da finalidade com as diretrizes de formação e a criteriosa mensuração do impacto no Orçamento de Custeio.

O cenário macroeconômico brasileiro é incerto e frágil, mas com taxas de juros e inflação baixas, sinaliza a retomada modesta do crescimento econômico e expectativa de abertura de novos postos de trabalho como resultado das alterações recentes na legislação trabalhista. É esperado também que todos os agentes econômicos, sejam empresários, consumidores ou órgãos públicos, se adaptem e busquem novas formas de execução de seus processos produtivos e de prestação de serviços. E isso não será diferente no Clube.

Há três anos consecutivos, buscando novos processos e com apoio da tecnologia, adotamos novos métodos de trabalho, atuamos na eliminação de desperdícios e na qualificação da mão-de-obra e o orçamento de custos, graças a austeridade da gestão, tem crescido menos que a inflação do período e, portanto, temos conseguido reajustes menores. Essa tônica se repetirá em 2018, e pelo terceiro ano consecutivo, a contribuição social, principal receita do Clube e principal despesa do associado, será reajustada abaixo da cesta de índices. Esta comparação serve para atestar o resultado de esforços de produtividade alcançados e o compromisso renovado em ter um Clube mais viável e mais sustentável para todos os associados.

Em 2018, poderemos celebrar a conclusão de mais uma etapa do processo de recomposição do capital de giro e, junto disso, um índice de liquidez consistente, que deixa o Clube no patamar apropriado de segurança financeira.

Teremos também, por outro lado, graças à robustez dos recursos para investimento, a segurança necessária para iniciar as intervenções de infraestrutura propostas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento (PDD), assim que devidamente aprovadas pelo Conselho Deliberativo.

Por fim, agradeço a todos os Diretores, que atuaram de forma voluntária, e aos funcionários que dedicaram esforços para a elaboração da previsão orçamentária e com os quais contamos para fazer tudo acontecer em 2018, com um único e bem definido foco, a perenidade do Esporte Clube Pinheiros.

Ainda teremos, em novembro, além dos eventos relacionados a saúde do homem, diversas atrações e atividades em todas as áreas para desfrute de nossos associados. Acompanhe pela Revista e participe.

Todos juntos por um Pinheiros ainda melhor.

Novembro – 2017


Nosso site utiliza cookies para personalizar sua experiência e ao navegar você aceita o uso deles. Saiba mais em nossa política de privacidade.