Muitas realizações e novos conceitos
No fim de abril, completamos três anos de mandato no Esporte Clube Pinheiros, nada mais sensato do que fazer uma retrospectiva das ações desse período e informar aos associados. Ao longo desses anos à frente do Clube, pudemos implementar importantes mudanças de conceito, valores, gestão e governança, com o claro objetivo de beneficiar a todos, muitas delas já percebidas pelo Corpo Associativo, com destaque para a significativa melhora das demonstrações financeiras do ECP, a recomposição do capital de giro e o reajuste da mensalidade abaixo da inflação em todos os três anos.
O que pude perceber, nessa breve retrospectiva, foi muito motivador e é o resultado que apresentarei a seguir, além da observação de que obtivemos êxito em quase todas as áreas do Clube. Procuramos não esquecer de nenhum local, nenhuma faixa etária, nenhum público, nenhuma diretoria e estar sempre abertos ao diálogo. Entendo que a abertura para o diálogo e o tratamento respeitoso às diferentes correntes de pensamento são as principais ações para mudar a forma de enfrentar e resolver os problemas pinheirenses, para viabilizar as administrações futuras e o convívio harmonioso dentro de nosso “oásis”. E com humildade, sempre que necessário, revemos modelos existentes, decisões e processos em prol dos interesses da coletividade.
Com o estabelecimento de metas claras, de planejamento e de foco, conseguimos estabelecer as maiores marcas da atual gestão, que são a austeridade, a responsabilidade com os recursos do Clube, a igualdade entre todos os associados com o fim dos privilégios em diversas áreas e o cumprimento rigoroso do Estatuto.
Na Sede Social, realizamos a reforma do Restaurante Germania com novo conceito de atendimento e a reforma dos sanitários; no Ponto, ampliamos a cozinha e fizemos a reforma dos banheiros com a criação de banheiro familiar; entregamos, recentemente, a reforma do Tucumã Bar & Snooker e da Sala de Xadrez. No Salão de Festas, executamos a reforma de toda a cozinha e compramos novos equipamentos.
No Complexo Aquático, resolvemos um problema de anos: o aquecimento da Piscina Olímpica, a troca de todos os azulejos da Prainha, que representavam perigo aos associados, e estamos em fase final da licitação para a troca das bombas e do sistema de cloração para maior segurança.
Criamos o Meat Steak House e a Padoca, duas novas opções de alimentação na Lanchonete da Piscina. O Vestiário Familiar, enfim, ganhou uma rampa de acessibilidade, tão solicitada pelos associados. A Emergência Médica foi reformada para adequação a requisitos da Vigilância Sanitária. No DAS, executamos a revitalização completa do local para oferecer cursos e lazer aos funcionários em seus períodos de descanso.
No Tênis, instalamos nova iluminação nas quadras, executamos duas quadras rápidas no padrão olímpico, criamos novo paredão para treinamento das crianças e equacionamos a falta de ventilação das quadras cobertas. Criamos o espaço deck, nas quadras 1 e 2, para interação dos frequentadores. Foi aprovada, pelo Conselho Deliberativo, a reforma completa do Squash e colocamos uma estação funcional para uso ao lado da quadra coberta.
Na Sauna, fizemos a reforma da recepção e estamos finalizando a troca do piso. Ainda nessa região, recuperamos estruturalmente a caixa d’água com nova impermeabilização. O Restaurante do Lago teve a cozinha ampliada. Instalamos novo sistema de SPDA (para-raios) em toda a área aberta do Clube.
As Quadras de Areia passaram por reforma e ampliação, melhorando o espaço de convívio e a prática de esportes. A Pista de Atletismo foi totalmente recuperada. O Jardim de Infância Tia Lucy foi reformado e ampliado e isentamos as crianças associadas de taxa de matrícula. No Parquinho, finalizamos o espaço para festas infantis e adquirimos brinquedos inclusivos. No Prédio Administrativo, criamos a Cozinha Central para abastecer todos os pontos do Pinheiros. Criamos a Escola de Boxe, onde antes se localizava o departamento de Suprimentos.
No Futebol, fizemos um novo layout interno e o tratamento acústico da Lanchonete para melhorar o atendimento, colocamos novos placares e instalamos uma vitrine de troféus com as conquistas. Reformamos a Central de Resíduos para melhoria e atendimento da legislação para descarte de materiais. Nos Ginásios de Judô e Esgrima, instalamos ar-condicionado.
Nos Estacionamentos colocamos segurança ostensiva, ampliamos o número de câmeras de segurança, e instalamos sinalização das vagas livres no Faria Lima, além do significativo desconto na tarifa em 2017. Nos Bicicletários ampliamos e melhoramos a estrutura. O paisagismo passou por uma revitalização e está cada dia mais bonito.
No CCR, adquirimos novo projetor no padrão dos melhores cinemas da cidade. No Fitness, compramos novas bicicletas spinning, verticais, horizontais e novos equipamentos elípticos em fase de licitação. A Lanchonete The Fitness foi redesenhada, entregamos o novo piso para peso livre e finalizamos a instalação de três elevadores no edifício. Na Piscina Olímpica coberta, foi substituído o piso original por um novo piso antiderrapante tanto no entorno quanto nas escadas, resolvendo um grave problema dos nadadores. No terceiro andar, criamos o Vestiário Infantil, a nova sala para Karatê e Yoga e foi realizada uma reforma da Medicina Esportiva. O Levantamento de Peso não foi esquecido e fizemos uma reforma completa com a compra de novos equipamentos para a seção. Já o Centro Pró Memória foi ampliado e ganhou nova sala. A contratação empresa que fará a cobertura do Centro Esportivo está em andamento.
Não podemos deixar de mencionar as ações diretas em benefício do Corpo Associativo, a criação do Programa de Bonificação Progressiva para diversas atividades, a criação do Orçamento Participativo para os associados, a execução de Novo Plano Diretor de Desenvolvimento com audiências públicas, a criação da UCP – Universidade Corporativa Pinheiros para educação dos funcionários, a elaboração de diagnóstico de Governança Coorporativa e a criação do Grupo de Voluntários.
Aumentamos, ainda, a quantidade de atletas associados inscritos nas categorias de base e regularizamos estatutariamente a situação dos militantes e permanecemos com o nível de conquistas que o Pinheiros merece, inclusive conquistando mais duas medalhas olímpicas para o Clube nos Jogos do Rio 2016, com Arthur Nory, na Ginástica Artística, e Rafael Silva, o “Baby”, no Judô. Obtivemos, ainda, no ano passado, o recorde de captação do Clube para os projetos incentivados pela Lei de Incentivo ao Esporte, ajudando a desonerar o custeio do ECP no esporte de alto rendimento.
Realizamos o acesso ao Clube com biometria, a sinalização wayfinding, que permite às pessoas se movimentarem dentro do ECP de maneira segura e informada, implantamos nova comunicação digital com totens informativos, novo Site, Portal e Revista, e criamos o Pinheiros Esclarece para informações oficiais da Diretoria.
Adquirimos totens de autoatendimento para os estacionamentos, lanchonetes e Restaurante Germania, entramos no mercado livre de energia, com diminuição significativa dos valores de conta de energia, planejamento tributário com diminuição da alíquota do ICMS nos restaurantes e lanchonetes e também com a redução significativa do valor de IPTU de nosso Clube. Eliminamos os agendados, os celulares corporativos para a Diretoria foram extintos, vendemos o carro exclusivo da Presidência e acabamos com os convites gratuitos para conselheiros na Festa Junina.
Conquistamos, também, em 2017, o Prêmio Abrasca, entregue no auditório da B3 (antiga BMF/Bovespa), como melhor relatório de prestação de contas, vencemos o Prêmio de Melhor Clube Esportivo de 2016 e conquistamos o prêmio Caso de Sucesso 2017 com o Programa de Bonificação, no Congesso Brasileiro de Clubes, realizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes/FENACLUBES.
Trouxemos, ainda, o Brasil Open 2016 e 2107 para o Clube, franqueando a entrada aos associados, além do espetáculo de alto nível apresentado em quadra. Recebemos a delegação chinesa para treinamento e adaptação para a Olimpíada 2016, relançamos o Pinheiros Night Club, festivais de música quatro estações, novo coral de música, inovamos com shows gratuitos no Aniversário do Clube e criamos a ressaca de Carnaval Pholia dos Clubes com clubes co-irmãos.
Para os Veteranos, criamos o Happy Hour e o Chá da Tarde, e os projetos Caminhada e Movimente-se, tudo isso envolto de muita alegria e confraternização. E, por fim, compramos, em dezembro passado, um prédio junto ao Clube, na Rua Angelina Maffei Vita, para as nossas instalações administrativas.
Vislumbro a necessidade constante de modernizar, seja fisicamente, seja administrativamente, o Clube, para perpetuar esse bem que nos é tão querido e prazeroso, o qual todos amamos. É fundamental a permanente adaptação do ECP às mudanças e às novidades que ocorrem em nossa sociedade. Reforço, mais uma vez, que, além da recuperação financeira, todas essas realizações ocorreram em apenas três anos de gestão. Ainda há muito a fazer. E estamos prontos para realizar mais.
Todos juntos por um Pinheiros ainda melhor.