Você sabia que, contabilizando-se os resultados de todas as edições de Jogos Olímpicos que o Brasil já disputou até hoje, foram conquistadas 129 medalhas? E que, deste total o Pinheiros é o responsável por cerca de 10%, somando 12 medalhas olímpicas no currículo?
Para quem não sabe quais foram essas conquistas, vale a pena conhecer. E para os apaixonados por olímpiadas que estão por dentro de cada vitória alcançada, também vale relembrar. A primeira participação do Brasil em Jogos Olímpicos foi em 1920 na Bélgica, já o Pinheiros iniciou sua história olímpica quatro ciclos depois, em 1936, em Berlim, e os primeiros pódios olímpicos pinheirenses vieram na década de 1960.
Anos 50
Conhecido como os “Anos Dourados”, a década de 50 também foi marcada por grandes avanços científicos, tecnológicos e mudanças culturais e comportamentais. Em 1957, o foguete soviético Sputinik II coloca em órbita o primeiro ser vivo, a cadela Laika. No ano seguinte, a NASA é criada nos Estados Unidos. A ciência sofreu uma perda mundial, com a morte de um dos maiores físicos da história, Albert Einstein (1955).
A política brasileira também sofreu sua perda no período, após Getúlio Vargas suicidar-se em agosto de 1954. No ano seguinte, Juscelino Kubitschek, o JK, é eleito presidente do Brasil. O País ainda contou com marcos em outros setores, como arte cultura e economia. O primeiro canal de televisão da América Latina, a TV Tupi, foi inaugurado em setembro de 1950. Em 20 de outubro de 1951 foi inaugurada a I Bienal Internacional de Arte de São Paulo e em 1953, foi criada a empresa estatal Petrobrás.
O esporte também marcou presença nos “Anos Dourados”, com a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 1950, e a organização
do primeiro Campeonato Mundial de Fórmula 1 pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) no mesmo ano. Em fevereiro de1951, são disputados os primeiros Jogos Pan-Americanos, em Buenos Aires, Argentina.
Fechando a década em grande estilo, o Brasil se torna, pela primeira vez na história, campeão da Copa do Mundo de Futebol, em junho de 1958, na Suécia. Em relação às Olimpíadas, dois pinheirenses representam o Brasil em Helsinque, na Finlândia em 1952: Willy Otto Jordan (chefe da delegação da natação) e Arie Richard Hanitzsh (saltos ornamentais), que ficou em 28º lugar.
Anos 60
A década foi marcada por vários acontecimentos em diversos setores sociais. Na música duas bandas, conhecidas no Mundo todo até os dias atuais, contribuíram para a popularização do Rock in roll, The Beatles e The Rolling Stones. No Brasil outro movimento que não só estava ligado à música, mas também à política e à outras vertentes culturais e sociais ganhou voz, o Tropicalismo, que contava com nomes como: Gilberto Gil, Tom Zé, Caetano Veloso, Os Mutantes, Gal Costa e Maria Bethânia.
Paralelamente, a Jovem Guarda tomava conta do País com o trio Roberto Carlos, Erasmo e Wanderléia. Não podemos deixar de lembrar que foi também nesse período que aconteceu um dos festivais mais conhecidos e inusitados da história do rock, o Festival de Woodstock, ou Woodstock Music & Art Fair, nos Estados Unidos.
O período foi conturbado na Política. No Brasil vivamos a ditadura militar, que começou em 1964, estendendo-se até 1985. Em relação à tecnologia, podemos destacar alguns marcos como: os avanços da informática, o primeiro homem a ir para o espaço, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin (1961) e depois o americano Neil Armstrong pisando na lua (1969).
A moda foi marcada por perucas, penteados com topetes altíssimos, coques no alto da cabeça e rabo de cavalo com franjas laterais, além do uso de acessórios como tiaras e fitas. A calça jeans mais justas, cintura baixa e cores mais vivas como vermelho e rosa, também faziam sucesso.
Para o Esporte foi uma década movimentada, considerada inclusive como os “anos de ouro” do futebol, com o Brasil se tornando bicampeão mundial, na Copa do Mundo no Chile (1962). Foi neste período que pela primeira vez os Jogos Olímpicos foram sediados por uma cidade latino-americana, Cidade do México (1968), onde inclusive pela primeira vez o número de nações participantes passou de cem (112).
No total, foram três edições olímpicas realizadas na década de 60: Roma (1960), Tóquio (1964) e Cidade do México (1968). Foi em Roma que o Pinheiros garantiu sua primeira medalha olímpica, com o lendário nadador Manoel dos Santos, o Maneco. Nestes Jogos o Brasil conquistou duas medalhas, sendo um bronze com o basquete masculino e outro bronze com o pinheirense da natação, na prova dos 100m livre.
Ilustrações: Polar, Ltda.