O esporte traz benefícios para a saúde e proporciona aprendizados valiosos para a vida

A Esgrima é um dos esportes preferidos dos pequenos, que empunham espadas e praticam este esporte antigo de cavalheiros. Espelhando-se nos atletas olímpicos Bia Bulcão e Guilherme Melaragno, a criançada vê de perto como os esgrimistas conquistam, além de medalhas, valores que levam para a vida, aprendidos com o esporte.

“O esporte é importante para todos, pela inclusão social e pelos ensinamentos. Com a Esgrima, aprendi a respeitar os adversários – seja ganhando ou perdendo – e os mais velhos”, afirma Guilherme Melaragno.

Bia Bulcão concorda que o esporte traz diversos ensinamentos, como, por exemplo, disciplina e concentração. “O esforço é só um detalhe quando você quer alcançar um sonho. Tudo o que você passa antes, de bom e de ruim, vale a pena. Na Olimpíada, você vê que tudo o que fez para chegar ao seu objetivo valeu a pena”, completa Melaragno.

Após a derrota do Brasil no Vôlei feminino para a seleção da China, o neto do técnico José Roberto Guimarães foi consolar o avô com um abraço e o técnico disse ao garoto que perdas fazem parte do esporte, assim como da vida. “Um dia a gente perde, em outro a gente ganha”, falou. Esta cena da Olimpíada resume bem o que, no fim das contas, o esporte ensina: como grande metáfora da vida, é um campo em que vitórias e derrotas florescem juntas.

“É de suma importância que a criança entre em contato, desde cedo, com esses valores ensinados no esporte, pois, com certeza, vai crescer sabendo que a vida também é feita de ganhos e perdas – no esporte um dia ganhamos, no outro, perdemos, e o sucesso depende do nosso esforço”, completa Ana Célia.

Foto: divulgação