Modalidades tradicionais convivem com novas práticas que, a partir de uma visão de fomento do esporte, ganharam destaque entre os associados. Contudo, o ecp vai muito além disso. O Clube é um espaço de convivência e de desenvolvimento integral das pessoas e, por isso, inovações nas áreas administrativas, sociais, culturais, de serviços gerais, médicas, de marketing e de gastronomia são fundamentais para a perenidade do Clube.
Todo ano no mês de março é enviado ao Conselho Deliberativo, seguido dos pareceres do Conselho Fiscal e da Auditoria Independente, o relatório de prestação de contas do ano anterior para deliberação neste mês de abril.
O ano de 2018 será lembrado por nossas conquistas esportivas, como os títulos inéditos do Campeonato Paulista de Handebol Feminino e outros que sedimentam a posição de liderança absoluta do Clube, como o Troféu José Finkel de Natação e o Prêmio Brasil Olímpico do COB, com seis pinheirenses entre os melhores do ano, e também pela implementação de inovações em diversas áreas, e, principalmente, por um olhar cuidadoso sobre as instalações, que receberam investimentos na sua modernização e manutenção.
Eventos em novos formatos foram realizados em 2018, como o Show da Copa e o Show de Aniversário, eventos gratuitos, e também levamos os associados para curtir o Carnaval de Rua de São Paulo, com o Pholia dos Clubes, evento que foi premiado como Caso de Sucesso pela fenaclubes e uniu os principais clubes paulistanos, mostrando que o caminho de cooperação entre as instituições e a integração com a cidade são fatores positivos a serem cultivados.
O Pinheiros Pontua, programa de multidelidade que reformulou o antigo Programa de Bonicação, trouxe como novidade que todos os associados passaram a ter o direito de participar e que, além do consumo no ecp, é possível acumular pontos em mais de 3 mil lojas virtuais.
O grande esforço, no entanto, foi dedicado para cuidar das instalações e dos associados.
Revitalizamos áreas como o Ginásio de Handebol. O Ginásio de Squash foi reformado e com dimensões ociais pôde sediar o primeiro, de muitos, campeonatos brasileiros da modalidade. O Tucumã Bar Snooker trouxe sosticação para a antiga área do Bilhar, além de dar melhores condições para os treinos e a prática da modalidade, transformou o lugar em um espaço de convivência muito frequentado. Também preparamos o novo Centro Administrativo Operacional, na Rua Angelina Maffei Vita, para início das atividades em 2019.
Impossível não destacar o novo espaço gastronômico, entregue aos associados no m do ano: o Alameda, um lugar de integração para adultos, jovens e crianças.
Superamos um importante obstáculo com a reversão da decisão de tombamento do Salão de Festas do Clube, que retiraria a nossa independência sobre parte relevante do patrimônio do ecp e, em dezembro de 2018, em votação no Conselho Deliberativo, foi escolhida a concepção arquitetônica para a revitalização do Salão, decisão totalmente alinhada ao Plano Diretor de Desenvolvimento (PDD).
A infraestrutura que o associado “não vê” novamente recebeu atenção. Com a reforma da Casa de Máquinas do Complexo Aquático, o Clube eliminou de suas instalações o uso de gás cloro para o tratamento da água das piscinas, uma conquista socioambiental.
Estratégias e objetivos de nidos no PDD, aprovado em 2017, foram colocados em marcha, entre os quais destacamos o Diagnóstico de Governança e Compliance, planejamento e projetos de infraestrutura e os trabalhos de suporte aos grupos setoriais, em especial ao Grupo de Esportes para a elaboração da loso a integrada de esportes. São projetos que extrapolam o tempo de nosso mandato, mas que auxiliarão as futuras gestões pinheirenses com procedimentos renovados, trazendo as melhores práticas de mercado e adaptando-as ao contexto da gestão de clubes e organizações não empresariais.
As ações de médio e longo prazo ligadas ao Plano Diretor de Desenvolvimento foram harmonizadas com projetos e iniciativas de conotação de curto prazo, visando atender as demandas imediatas do corpo associativo e as necessidades da administração do Clube. É fundamental buscar o equilíbrio de ações de curto, médio e longo prazos. Pensamos o futuro das gerações pinheirenses e trabalhamos o presente.
Graças ao volume de recursos no fundo especial de investimento, o Clube tem hoje a segurança necessária para realizar as intervenções de infraestrutura propostas pelo PDD e devidamente aprovadas pelo Conselho Deliberativo.
O índice de liquidez, o fundo de emergência e a recomposição do capital de giro que atingimos em 2018 são consistentes com os patamares necessários e apropriados para a solidez nanceira do Clube, vide demonstrações – nanceiras no nal desta revista.
A busca por evolução na governança e na transparência se re± ete na posição de destaque que o Relatório da Diretoria obteve na 20ª edição do Prêmio abrasca de 2018. Pelo terceiro ano consecutivo estivemos presentes entre os melhores relatórios na categoria Organizações não Empresariais.
En m, entre troféus, medalhas, recordes, espaços renovados, grandes eventos, continuamos fortalecendo os pilares de nossa gestão: valorização do patrimônio, governança, sustentabilidade e equilíbrio nanceiro.
Por m, agradeço ao Vice-Presidente Marciano Araujo Netto e a todos os Diretores e Conselheiros, que, de forma voluntária, dedicaram esforços para a administração e gestão do Clube no ano de 2018, junto de funcionários e colaboradores, visando um Pinheiros ainda melhor. Muito obrigado!
TODOS JUNTOS POR UM PINHEIROS AINDA MELHOR.