Nathalie em Tóquio e Fernando Reis com medalha inédita

LIE 01

O fim de semana foi de conquistas para ambos os pinheirenses que brilharam na esgrima e no levantamento de peso. 

A campeã mundial de esgrima, Nathalie Moellhausen, está classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A atleta do Esporte Clube Pinheiros encerrou a Copa do Mundo de Espada em Kazan, na Rússia, em nono lugar neste domingo (21). Nathalie caiu nas oitavas de final, para a sul-coreana Sera Song, na primeira competição que disputou após um ano de paralisação das atividades devido à pandemia.

Até março de 2020 foram disputadas 22 das 23 competições que somam pontos para a Olimpíada. Nathalie estava em quarto lugar no ranking mundial com 139 pontos, como melhor atleta das Américas. A rival mais próxima na disputa pela vaga do continente era a norte-americana Kelley Hurley, em 17°, mas Estados Unidos e Canadá devem garantir vagas por equipes.

A pinheirense não competia desde a etapa de Budapeste da Copa do Mundo de 2020, em 8 de março. Ao longo de um ano, apenas realizou treinamentos, em Paris, na França, onde mora. O Brasil tem agora 197 vagas garantidas em Tóquio, em 23 modalidades. Do total, 41 pertencem a atletas que conquistaram um posto nominal no Japão, enquanto as demais são do país e ainda dependem de convocação.

Além da vaga olímpica de Nathalie, o último fim de semana trouxe ainda importante conquista para o Pinheiros. Fernando Reis, do levantamento de peso, herdou a medalha de bronze do Mundial de 2018, no Turcomenistão, e se tornou o primeiro brasileiro a subir ao pódio da competição. A confirmação pela Federação Internacional veio após a desqualificação do uzbeque Djangabaev Rustam.

Aos 31 anos, Fernandão é dono de três medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos (Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019) e uma das esperanças de um pódio inédito nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O Brasil jamais ganhou uma medalha no levantamento de peso em Olimpíadas.

 

Fotos:

Nathalie – Flavio Florido/Exemplus/COB

Fernando Reis – Uol – Pan 2011


LIE 01