Levantador de peso pinheirense Marco Túlio é o único atleta brasileiro da categoria masculina convocado para o Mundial do Uzbequistão
São Paulo (SP) — O mineiro Marco Túlio Gregório, de 30 anos, representará as cores do Brasil e do Esporte Clube Pinheiros no Mundial de Levantamento de Peso Olímpico (LPO) de 07 a 17 de dezembro em Tashkent, Uzbequistão. Há dez nos no Pinheiros, Gregório conquistou várias medalhas em Pan-Americanos e Sul-Americanos da modalidade. Em mundiais, tem a sexta colocação em Anaheim (EUA), em 2017 como resultado mais relevante.
O pinheirense obteve a classificação para o Mundial no Pré-Olímpico da República Dominicana, antes dos Jogos de Tóquio, e ratificou a vaga com a medalha de prata no Pan-Americano de Guayaquil no Equador, em novembro. Gregório obteve 165 kg no arranco e 190 kg no arremesso, sendo que suas melhores marcas pessoais são: 185 kg no arranco e 205 kg no arremesso.
“Passei mal quando cheguei ao Equador, talvez uma virose, e fiquei bem longe das minhas principais marcas, mas agora não é mais questão de peso e sim, de eu estar bem no dia da prova. A briga será comigo mesmo, naquela uma hora de competição”, avaliou Gregório, que viaja nesta segunda-feira (06) para competir na categoria até 96 kg em 14 de dezembro.
O Mundial está incluindo entre as competições pós-Tóquio que já começam a somar pontos para os Jogos de Paris, no reduzido ciclo olímpico até 2024. “Nesta fase os treinos ficam mais seletos, com menos repetições, porém, não menos pesados. Tenho que fazer muita força, mas sempre equilibrando com a técnica. Sinto que está bem bacana”, afirmou Gregório.
As restrições impostas pela pandemia em 2020, sobrecarregou o calendário de várias modalidades em 2021, inclusive o LPO. “O ano está sendo bem cansativo, mas, mesmo com o corpo cansado a motivação fala mais alto. Vou dar o sangue. Estou com 30 anos, mas me sinto melhor como atleta do que aos 20. A musculatura calejou e eu amadureci”, contou o pinheirense.
Capital mundial do LPO — Gregório já competiu várias vezes, mas está será a primeira vez no Uzbequistão.
“As estrelas do esporte nesses países são os levantadores de peso, são verdadeiros ídolos. A estrutura das competições é fantástica e os ginásios lotam em diariamente. É muito gostoso competir nesses países, onde os atletas seguem no alto rendimento até 36, 38 anos”, considerou o levantador de pesos.
Há uma década defendendo o Pinheiros em disputas internacionais, Gregório projeta seus principais adversários no Mundial. “O canadense e o venezuelano estão entre os principais atletas na minha categoria. Uma galera da Ásia e do Leste europeu foi pega no doping, o que deu espaço para os halterofilistas das Américas”, comentou o pinheirense, ávido por retornar da terra do LPO com uma medalha no peito.
Fotos: Cliquemonstro
Fique por dentro das notícias do LPO https://www.ecp.org.br/noticias_LPO
Pinheiros nas Olímpiadas https://www.ecp.org.br/linhadotempo