A arte dos Festejos conquista reconhecimento internacional
A identidade visual criada para o aniversário do ECP já está fazendo história. Em cerimônia, realizada no dia 8 de março, em Lima, Peru, a marca pinheirense conquistou a prata no maior e mais importante concurso de design da América Latina, o LAD Awards.
O trabalho criado e desenvolvido pelo Estúdio Grade ficou em segundo lugar na categoria Branding (Identidade Visual e Marca). O júri avaliou 45 projetos, em nove categorias, de diversos países da América Latina. Qualidade formal, criatividade, funcionalidade, relevância e inovação foram os itens avaliados pelos profissionais.
“Esse foi um projeto muito marcante para nós, de muita troca com a equipe do Pinheiros. Para nós é muito gratificante trazer esse reconhecimento para uma instituição que já trouxe tantas medalhas aos brasileiros”, comenta Bruno Ribeiro, sócio do Estúdio Grade.
O Latin American Design Awards reconhece as melhores ideias e peças de design com base em sua inovação, impacto e criatividade; como os projetos buscam promover a indústria criativa e a comunicação visual na América Latina.
“Todos esses reconhecimentos internacionais fortalecem e engrandecem o símbolo que construímos para os Festejos do Clube. Estar entre os melhores da LAD Awards e ser reconhecido pela Bienal Ibero-Americana e Type Directors é a certeza de que fizemos um marcante e diferenciado logo”, comenta Roberto Cappellano, Presidente da Diretoria do ECP.
Bienal Ibero-Americana
A marca também foi selecionada para compor a 6ª Bienal Ibero-Americana de Design (BID), que aconteceu na Espanha, em novembro de 2018. A BID é um dos principais eventos de design do circuito internacional e há 10 anos apresenta os melhores projetos de todas as áreas do design da América Latina, Espanha e Portugal.
Um júri internacional, formado por profissionais ligados ao design, ao ensino nesta área ou relacionados com a gestão cultural e intelectual selecionou o logo dos 118 anos para fazer parte da exposição permanente itinerante, que passará por diversas cidades da América Latina e Europa.
Type Directors
Uma das organizações mais tradicionais do mundo, a Type Directors Club, de Nova York, criada em 1946 e especializada em tipografia, concedeu ao sistema visual construído para a marca o Selo de Excelência Tipográfica da instituição pelo trabalho realizado para os 118 anos do Clube.
O objetivo da organização é elevar os padrões de tipografia e áreas afins dentro das artes gráficas. A TDC produz um anuário de design que apresenta tipografia premiada.
O projeto
A proposta teve como inspiração as linhas de uma quadra poliesportiva. Os traços que o definem trazem o repertório visual do mundo dos esportes para os aniversários do Clube. As formas, que permitiram a leitura do “118” na imagem, também são exploradas na padronagem que conferiram à identidade visual o clima de festividade e fazem alusão aos diversos fragmentos, compondo um espaço de atividades tão diversas, uma das características do
ECP. A partir desse sistema também foi possível construir a identidade visual dos festejos de 119 anos e dos relatórios anuais de 2017 e 2018.
Por dentro da criação:
❶ Todo o sistema foi desenhado a partir de uma grade de linhas e curvas baseadas nas formas encontradas pelo Clube – um ponto de partida rico que permite escrever todas as letras do alfabeto e algarismos sem sair da linha.
❷ Além dos esportes, a arquitetura modernista presente no Pinheiros foi uma grande inspiração que norteou o projeto.
❸ Foi considerado o tratamento urbanístico do ECP que é uma cidade dentro da cidade.
❹ A identidade foi pensada com uma lógica de azulejaria, que permite uma infinidade de montagens consistentes, mas não repetitivas.