Bulcão, Pezzi e Grunhauser conquistaram ouro no adulto
O Esporte Clube Pinheiros foi o grande vencedor do Torneio Nacional Cidade de São Paulo, organizado pela Confederação Brasileira de Esgrima, disputado nas pistas do Círculo Militar e do próprio Pinheiros. O ponto alto do Azul e Preto foi no sábado (6), onde Richard Grunhauser e Enrique Pezzi foram campeões na espada e no sabre, respectivamente, enquanto que Bia Bulcão levou ouro no florete.
O dia de competições de sábado começou com a disputa da espada masculino, arma que reuniu, nas pules, um total de 66 competidores. Após vasto número de duelos, chegou-se aos dois finalistas: Richard Grunhauser (Pinheiros) e Leopoldo Gubert (Academia Mestre Kato-PR). Decisão com gosto de revanche.
Gubert buscava seu segundo título na temporada, pois vencera o Torneio Nacional de Espada Ronaldo Schwantes derrotando justamente Grunhauser na final. Desta vez, contudo, o atleta do Pinheiros estava inspirado: abriu boa vantagem no combate e fechou em 15-6, faturando o título.
“Conheço Gubert há bastante tempo, o enfrento há quase dez anos. Tive que usar a tática apropriada para vencer. Foi uma competição grande, fiz 12 combates, alguns muito duros. Estou feliz e cansado”, declarou o campeão.
Sabre masculino
A intensidade também foi uma característica marcante dos combates do sabre masculino realizados no Círculo Militar. No manejo da mais rápida das armas, os competidores mostraram sua perícia e proporcionaram muita emoção.
A decisão (temperada pela rivalidade entre clubes) reuniu Enrico Pezzi, do Pinheiros, e Renato Saliba, do Paulistano. Após começo equilibrado, Pezzi foi mais efetivo na reta final, venceu por 15-12, e ficou com o ouro.

“Estava muito concentrado. No último jogo que disputei com Renato (Saliba), ano passado, perdi. Portanto, eu e meu treinador precisamos mudar nossa estratégia, e consegui vencer”, explicou Pezzi.

Florete feminino
O florete foi a arma da única competição feminina deste sábado no Torneio Nacional Cidade de São Paulo. Das pules ao quadro de 32, os duelos aconteceram na sala de esgrima do EC Pinheiros. Daí por diante, nas pistas do Círculo Militar.
Na final, mais um capítulo da rivalidade Pinheiros x Paulistano: a experiente e consagrada Bia Bulcão contra Carolina Brecheret – atual campeã do Torneio Nacional Juvenil. E foi Bia que levou a melhor, triunfando por 15-8 e fechando a trilogia de títulos do Pinheiros no sábado (6) no Torneio Nacional Cidade de São Paulo.
“Foi um dia gostoso de jogar, consegui colocar em prática muita coisa que faço lá fora. Estou fazendo uma boa temporada internacional, e foi bom voltar a disputar uma competição no Brasil”, afirmou Bia Bulcão, atleta olímpica e medalhista pan-americana que compete na Europa. Na semifinal, Bia chegou à final depois de travar um grande jogo com outra pinheirense, Gabi Vianna, que havia sido bronze no juvenil e participou da competição adulta.
As medalhas no feminino ficaram em Bia e Gabi. No sabre, mais duas de bronze, com Luana Pekelman e Ana Beatriz Fraga, que conquistaram a medalha de bronze para o Azul e Preto.
JUVENIL SÓ DEU PINHEIROS

As conquistas do juvenil começaram na sexta-feira (5), no sabre, com Ana Beatriz Fraga ganhando ouro e bronze com Isabela Shinzato Chen. Teve também duas bronze com Gabi Vianna e Valentina Basso.
No domingo (7) pela manhã na pista do Esporte Clube Pinheiros foram as vezes de André Mura ficar com a medalha de prata no florete, mas o ponto alto foi na espada masculino, com três medalhas para o ECP: Nicky Wu (ouro) e Matheus Brandt (prata) e Rafael Mangiaterra (bronze), além de um quinto lugar de Lucas Busnardo e um sétimo de Eduardo Gonçalves.
Outra medalha de ouro do Pinheiros foi conquistada pelo sabrista Matheus Becker, com Marcos Pinto (sexto), Érico Patto (sétimo), Joaquim Peluso (oitavo) e Dylan Ikuno (nono).
Imagem destacada de Bia Bulcão, campeã do florete adulto

