NBB: Pinheiros lutou bravamente, mas foi superado pelo líder Flamengo

Azul e Preto enfrenta o Botafogo nesta sexta-feira (29)

 

Com o Poliesportivo Henrique Villaboim recebendo o maior público da temporada da NBB, a guerreira equipe do Esporte Clube Pinheiros bem que fez uma de suas melhores partidas na Liga Nacional de Basquete, porém acabou sendo superada pelo líder Flamengo por 88 a 83 (48 a 45) nesta quarta-feira (27).  Agora busca a recuperação nesta sexta-feira (29), novamente em seu ginásio, às 20 horas, quando irá receber o Botafogo, na última partida pelo turno da competição.

Com 24 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e cinco bolas recuperadas, Adyel foi o destaque do ECP. Foto – Carol Coelho/ECP

Foi uma grande partida dos comandados do técnico David Pelosini. Nos detalhes dos erros no quarto período, diante de um adversário que não se pode errar, acabaram levando a jovem equipe à derrota. Mas contou com uma participação especial da torcida que lotou as arquibancadas e do novo reforço, o pivô sérvio Sasa Borovnjak.

“Acredito que foi uma grande partida nossa, com os jogadores acreditando que poderiam fazer um bom jogo contra um Flamengo que é muito forte. Foi o que disse para eles no meio da quadra. Se continuarem acreditando, podemos ir colocando um tijolo na nossa construção e chegar bem alto no campeonato”, analisou o técnico Pelosini.

Para  o versátil Adyel Borges, que contou com a torcida especial do pai Alexandre e da mãe Cléo, foi um dos destaques do Pinheiros, ele que saiu como cestinha da partida com 24 pontos, além de cinco rebotes, cinco bolas recuperadas e cinco assistências. “Estamos conseguindo evoluir durante o campeonato e vamos crescer e ganhar os jogos que precisamos. O time tem me dado confiança e temos trabalhado bastante, fazendo o que o técnico pede e procurando ficar o máximo possível na quadra”, concluiu.

O capitão Felipe Ruivo, mesmo com a derrota só tinha elogios a equipe. “Jogamos contra um Flamengo que tem muita qualidade. A gente sabia disso, mas sabíamos que tínhamos condições de brigar pela vitória. Eles tiveram um excelente aproveitamento das bolas de três, especialmente no primeiro tempo. E ai faltou um pouco da experiência nos últimos minutos, quando tivemos uma sequência de bolas perdidas no momento crucial o que é natural para uma equipe jovem”, completou Ruivo, com 12 pontos, sete assistências e dois rebotes.

Yan Djalo, com 17 pontos, cinco rebotes e três bolas recuperadas, foi outro destaque do Pinheiros que teve 42 rebotes, 15 de ataque, contra apenas 27 do Flamengo. Gui Deodato, com 23 pontos foi o cestinha do Flamengo.

Outra boa atuação do jovem Yan Djalo, mas não evitou a derrota para o líder Flamengo. Foto – Carol Coelho/ECP

Primeiro período – Mais uma vez o técnico David Pelosini mandou a quadra o quinteto formado por Ruivo, Jimmy, Djalo, Aguerre e Scheuer. Com a marcação individual forte, o Pinheiros sofreu uma parcial de 12 a 4, com quatro minutos de jogo. Com arremessos bem selecionados abaixou para dois pontos: 20 a 22, faltando um minuto, encerrando o primeiro período também por dois pontos atrás: 28 a 26.

Segundo período – com um arremesso certeiro de Adyel, no início do segundo período, o Pinheiros passou à frente em 32 a 30, obrigando o técnico Gustavo De Conti, do Flamengo, a pedir tempo. A partir daí o jogo passou ser disputado ponto-a-ponto, com alternâncias no placar e empates. Até´o Azul e Preto abir 41 a 36, mas em um minuto o Flamengo voltou a assumir a liderança do placar em 42 a 41. Aí quem pediu tempo foi David Pelosini. Com uma assistência de Adyel, enterrada de Agapy, o jogo ficou empatado em 45 a 45, faltando 46 segundos. Com uma parcial de 20 a 19, o Flamengo encerrou a primeira parte do jogo na frente e, 48 a 45.

Terceiro período – Não foi um bom começo de terceiro período para o Pinheiros qu viu o Flamengo abrir sete pontos 57 a 50, em menos de cinco minutos. Com dois ataques de Adyel, que colocou fogo no jogo, o Pinheiros fez uma parcial de 16 a 14 para passar a frente em 61 a 60. Com uma parcial de 20 a 19, o Flamengo encerrou o período na frente em 68 a 64.

Quarto período –  Pura emoção nos 10 minutos finais de partida, com o aguerrido time pinheirense buscando a vitória, mas enfrentando o um adversário qualificado em todos os sentidos. Depois do empate de 68 a 68, com dois pontos de Jimmy, assistência de Adyel a torcida pinheirense se animou nas arquibancadas. Novamente com dois pontos de Adyel, o Pinheiros passou na frente em 72 a 71, faltando 6´38, mas acabou cedendo a reação flamenguista que fez  82 a 74, faltando  1´15 para fechar o jogo em 88 a 83, com uma parcial de 20 a 19

 

Próximo jogo – NBB

29/12, 20 horas – EC Pinheiros x Botafogo

Resultados

Cerrado Basquete 62×69 EC Pinheiros

BRB/Brasília 94×76 EC Pinheiros

EC Pinheiros 68×72 Paulistano

Bauru Basquete 74×70 EC Pinheiros

Franca Basquete 85×88 EC Pinheiros

EC Pinheiros 75×81 São Paulo FC

Fortaleza 87x 84 EC Pinheiros

Unifacisa-PB 85×78 EC Pinheiros

Corinthians 94×92 EC Pinheiros

EC Pinheiros 75x69 Mogi Basket

EC Pinheiros 73×71 São José

EC Pinheiros 73×67 Vasco da Gama

EC Pinheiros 61×91 Minas Tênis

EC Pinheiros 91x77 Pato Branco-PR

Caxias do Sul-RS 73×64 EC Pinheiros

União Corinthians-RS 65×71 EC Pinheiros

EC Pinheiros 83 x 88 Flamengo