Os judocas do Pinheiros conquistaram três medalhas para o Clube e para o Brasil no Grand Prix de Cancún, realizado de 16 a 18 de junho. A competição reuniu 185 atletas de 36 países e três continentes.
A primeira medalha – pinheirense e brasileira – foi o ouro de Gabriela Chibana em luta difícil com a mexicana Edna Carrillo decidida no golden score, em que a brasileira marcou um wazari depois de ter duas punições contra uma da mexicana. Antes disso, Gabriela havia vencido a britânica Kimberley Rennicks, anotando três wazaris e o ippon, e a húngara Eva Csernoviczki, medalhista de bronze em Londres 2012.
No primeiro dia de competição também veio a medalha masculina de prata, com o peso-ligeiro Phelipe Pelim (60 kg), que passou por Omar Batis, de Honduras, nas oitavas, marcando três wazaris e ippon. Nas quartas de final, superou o belga Jorre Verstraeten com um wazari e, na semifinal, outro wazari deu a vitória ao brasileiro no duelo com o britânico Ashley Mckenzie. Na final, Pelim encarou Francisco Garrigos, da Espanha, sendo finalizado.
A terceira medalha foi de Marcelo Contini (73kg), com um ippon na final contra o israelense Tohar Butbul. Para chegar à final, Contini venceu o chileno Thomas Bringas com um wazari e ippon, o mexicano Eduardo Araujo com um wazari e o espanhol Javier Ramirez também com wazari, na semifinal.
Fonte: Revista Budô/Lara Monsores (CBJ)
Fotos: Gabriela Sabau/IJF